Trilha da Onça - São Bento do Sapucaí (no. 13 do guia prático de SBS)

Photo ofTrilha da Onça - São Bento do Sapucaí (no. 13 do guia prático de SBS) Photo ofTrilha da Onça - São Bento do Sapucaí (no. 13 do guia prático de SBS) Photo ofTrilha da Onça - São Bento do Sapucaí (no. 13 do guia prático de SBS)

August 30, 2020
August 2020

near Cantagalo, São Paulo (Brazil)

A trilha é circular, inicia e termina no bairro do Cantagalo. Trilha realizada em 29/08/2020 por Marina, Pedro (o grandão de boné, meu namorido) e Celso Alberto (o baixinho sorridente, meu pai). Os dias anteriores foram sem chuva e o solo estava seco. Estava bem quente (entre 20 e 28 graus) e o céu estava claro. Iniciamos por volta das 9h40 e foram quase 5h20 de trilha. Fizemos a trilha acompanhando o caminho que a Ana Humberto fez pelo wikiloc. Tem que assinar o wikiloc para poder baixar a trilha e segui-lá. Em São Bento do Sapucaí o sinal de internet é muito ruim e no bairro do Cantagalo quase nem tem sinal, então isso é muito importante. As pessoas do nosso grupo já estão acostumadas a fazer trilhas leves mas essa foi de nível difícil e com pontos de difícil navegação e acesso, subidas e descidas bem íngremes onde o auxílio do bastão de caminhada foi muito bem vindo. Se você for iniciante ou não conhece a região contrate um guia. De qualquer forma mas com segurança faça a trilha, ela é muito linda e desafiadora, vale muito a pena!

Saída para a trilha

A placa com a indicação da trilha da Onça número 13 do guia prático de São Bento do Sapucaí fica ao lado da igreja do Cantagalo. O caminho se inicia na estrada de terra que passa próximo a entrada da igreja.

Placa indicando tanto a direção da trilha da Onça com a trilha de bike do Cantagalo. Esse tipo de placa é utilizado para indicar o percurso em área de estrada e área urbana. Para seguir na trilha da Onça é só virar a esquerda.

Durante a trilha passamos por vários pontos de água e alguns estão marcados como Água Potável

Para melhor orientação durante o trajeto procure por estes totens que indicam que você está no caminho certo e também dão o sentido correto a continuar seguindo.

Após as fotos seguimos no caminho errado.

Foto da parte de trás da porteira. Na frente desta porteira tinha uma caveira que indicava propriedade privada mas passamos mesmo assim. Não deveríamos ter feito isso pois era o caminho errado

Começamos a ver que tínhamos saído da trilha só mais a frente já em uma parte alta. Ainda entramos num trecho de mata fechada para tentar voltar a rota mas resolvemos retornar até antes da porteira com a caveira para encontrar o caminho correto. Nisso, vimos um grupo guiado onde tínhamos parado para tirar foto da vista (os dois way points anteriores) de onde tínhamos vindo e percebemos que eles seguiram subindo pelo campo aberto. Então resolvemos fazer o mesmo e seguir pelo mesmo caminho que eles.

Ao voltarmos até o local que tiramos as fotos das vistas percebemos que a seta que tinha no totem (que ficava uma pouco abaixo) indicava para realmente sair da estrada e seguir subindo agora em direção ao campo, como tínhamos visto o grupo fazendo.

Seguimos subindo, passamos por um lugar descampado, depois por um campo com vacas e cavalos e mais a frente encontramos o totem. Tínhamos encontrado o caminho correto. Dica: Olhem sempre o sentido e direção da seta que tem no totem, e lembre-se que nem sempre você deve seguir a estrada, afinal, você está fazendo uma trilha! he he he

Começo de trecho de trilha mata a dentro. Dica: sempre que o totem tiver próximo a uma cerca ou passagem de cerca e você ficar em dúvida onde a trilha continua se mantenha próximo a cerca.

Chegada na Pedra da Onça. Note, que o totem tem uma bandeira quadriculada indicando que chegamos.

Olhando em direção do Sul de Minas este Totem fica a esquerda no começo da mata fechada

Tem outros totens até este mas não tirei foto pois a bateria do celular estava quase no fim. Este totem também indica o início da trilha mas não encontramos ele na saía, pois ele está meio que escondido atrás de um murinho verde do lado da igreja do Cantagalo. Dica: leve um carregador portátil se vc for usar o wikiloc, pois gasta muita bateria ao ficar ligando e desligando o celular e tirando foto.

• Photo of Santão
    Santão Aug 31, 2020

Muito bonita a trilha! Mas tem que ter um bom preparo físico para conclui-la!

• brunodfri Nov 6, 2020

Trilha muita bonita. Não há dificuldade técnica alguma, mas as subidas são inclinadas e longas.
    A descrição desse log é muito boa e facil de seguir.
    Único cuidado é que onde eles erraram realmente está um pouco confuso. Acho que um totem foi removido. Nesse ponto, minha dica é subir paralelo a cerva e, no topo do morro já há outro totem.

• Photo of Geraldo José
    Geraldo José Apr 25, 2021

Trilha muito bonita e bem sinalizada!!! Gostei muito!! Fiz ela num tempo bem a baixo com paradas para fotografar, catar pinhão e apreciar a paisagem.

• alinesct Jan 31, 2022

Amo essa trilha , já fui 6 vezes kkk

É uma trilha que vale muito a pena , paisagem maravilhosa

• Photo of Bruno Mathee
    Bruno Mathee Apr 26, 2022

Sempre vi a pedra de longe, não vejo a hora de fazer!

• Photo of Keila S.
    Keila S. Jul 11, 2023

Acabei de fazer esta trilha e sua rota me salvou! Principalmente no trecho em que vocês se perderam. Gratidão por compartilhar!!!

Exige preparo físico , disposição e alguma experiência.