Trilha da Nascente do Rio dos Sinos (2024-01-01)

Photo ofTrilha da Nascente do Rio dos Sinos (2024-01-01) Photo ofTrilha da Nascente do Rio dos Sinos (2024-01-01) Photo ofTrilha da Nascente do Rio dos Sinos (2024-01-01)

January 1, 2024
January 2024

near Maquiné, Rio Grande do Sul (Brazil)

A trilha:

A Trilha da Nascente do Rio dos Sinos fica localizada na Comunidade da Colônia Fraga dentro de uma APA (Área de Preservação Ambiental) no município de Caraá. O caminho passa por três cachoeiras antes de chegar na cachoeira da nascente. A Cachoeira Perfumada é a segunda maior com cerca de 20 metros e a Cachoeira da Nascente é a maior com aproximadamente 120 metros.

Para chegar na Cachoeira Perfumada a trilha é de nível fácil, bem demarcada e pode ser feita sem guia. Esta parte é bem frequentada no verão e muitas pessoas vão para tomar banho e passar o dia na cachoeira.

Depois dos ciclones de 2023, a trilha entre a Cachoeira Perfumada e a cachoeira da nascente está ainda mais difícil, passando por trechos íngremes e perigos. Nós decidimos retornar e não seguir até a Cachoeira da Nascente, por estar muito escorregadio e não ter mais as cordas de apoio. Considero o último trecho difícil, pois, além dos obstáculos, é bem fácil de se perder e a trilha não é marcada. Existem apenas algumas fitas de marcação, de cores aleatórias, algumas são apenas barbantes difíceis de ver. Soube de pessoas que se perderam e ficaram horas tentando retornar. Se não tiver experiência é melhor contratar um guia. Existem várias nascentes de afluentes do rio, então não é só seguir rio acima ou rio abaixo. De fato, por vários momentos não sabemos se estamos em um afluente ou no próprio rio.

Todo o caminho é por mata fechada, com pouquíssima exposição ao sol. Além da cobertura de árvores, o sol fica atrás das montanhas até perto do meio dia, nos meses de outono, inverno e primavera.

A parte de cima da cachoeira fica dentro da Terra Indígena Guarani Barra do Ouro e o acesso, além de muito difícil, não é permitido. Também não é permitido acampar na trilha, apesar de encontrarmos pessoas retornando com barraca em outra ocasião.

A trilha é repleta de pontos de hidratação, já que o próprio rio dos sinos é potável próximo da nascente e existem várias fontes de água brotando das rochas ao longo do caminho.

Existem avisos de risco de deslizamentos, quedas de árvores e rochas. Antes de fazer esta trilha observe a previsão do tempo com atenção, aquela região é bem conhecida pelo fenômeno de cabeça/rolo d'água. As rochas ficam muito escorregadias e perigosas quando molhadas, não recomendo ir em dias de chuva. Há risco de animais peçonhentos.

Como chegar:

Você simplesmente digita "Nascente do Rios dos Sinos" no Google Maps e ele te leva até no estacionamento no início da trilha, onde ficam as placas de informações.
Fiz o caminho Taquara x Santo Antônio x Caraá. A estrada é de asfalto e calçamento até no centro de Caraá, depois é praticamente tudo estrada de chão até no início da trilha. A parte de chão é relativamente conservada, conseguimos rodar sem problemas. Nos últimos 2 quilômetros a estrada parece mais um caminho de trator, mas conseguimos passar sem problemas com um Nissan Kicks. Não recomendo trafegar por lá com carro normal em dias de chuva ou se chover nos dias anteriores.

O Rio dos Sinos:

Existem várias histórias sobre a origem do nome do Rio dos Sinos. Quando criança ouvia que padres teriam virado um barco com dois sinos de ouro, que teriam encontrado sinos, e até que padres jesuítas lançaram riquezas no rio. O mais provável é que seja derivado da palavra Sinus (Em latim seio, enseada ou sinuoso) numa referência ao seu curso sinuoso. Os povos originários chamavam o rio de Itapuí, derivada de Ita(pedra, metal), pu(som, barulho) e I(água), e Cururuaí, de Cururuá(ratão do banhado) e I(água ou rio).

O Rio dos Sinos nasce nas encostas da serra, no município de Caraá, no litoral norte do Rio Grande do Sul, cerca de 130 quilômetros de Porto Alegre. A sua verdadeira nascente se encontra acima de 800 metros de altitude, na Terra Indígena Guarani Barra do Ouro, onde o acesso não é permitido. Ele desemboca no delta do Jacuí, no município de Canoas, numa altitude de apenas 5 metros. A sua extensão é de cerca de 190 quilômetros.

A Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, localizada na Região Hidrográfica da Bacia do Guaíba, possui área de 3.694 km² e população estimada de 1.447.678 habitantes (2020), sendo 1.375.288 habitantes em áreas urbanas e 72.390 habitantes em áreas rurais. Ao total a bacia hidrográfica do rio dos sinos tem 32 municípios, sendo eles: Araricá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Caraá, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Coroas.

Foi pelo Rio dos Sinos que os imigrantes alemães se espalharam pela região do Vale dos Sinos a partir de 1824, quando ainda não haviam estradas e ferrovia. Se não fosse por este rio, talvez os meus ancestrais de origem portuguesa e africana, que já viviam às margens do rio, no então município de Santo Antônio da Patrulha, jamais teriam conhecido os meus ancestrais alemães que chegaram depois.

Segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2013 o Rio dos Sinos era apontando como o quarto rio mais poluído do país e o mais poluído do Rio Grande do Sul. Situação muito diferente da sua nascente onde o rio é potável e possui águas cristalinas. A partir do município de Taquara a qualidade da água tem um queda brusca e vai decaindo a medida em que atravessa uma região muito industrializada e de alta densidade demográfica. Infelizmente há poucos avanços para reverter esta situação.

Você encontra vídeos dessa trilha no meu perfil do Instagram:

Siga as Práticas de Mínimo Impacto para Ambientes Naturais

Conservação do Ambiente🌿
Não deixar nada para trás.
Não levar nada da natureza com você.
Procurar ao máximo manter tudo como encontrou.

Respeito aos Animais🦋
Não alimentar, tocar ou interferir no habitat dos animais.
Aproveitar as oportunidades apenas para observá-los e admirá-los.
Os animais podem morrer apenas pelo stress de serem tocados.

Atenção e Prudência🚩
Respeitar as condições adversas da natureza e seus limites pessoais.
Utilizar equipamentos de proteção.
Manter a sua vida e a de seus companheiros em segurança.

Prezar por uma Experiência Positiva😃
Evitar grupos grandes e perturbação em locais coletivos.
Ter consciência de que suas atitudes afetam a experiência das demais pessoas.