Activity

Trilha da Nascente do Rio dos Sinos (2023-02-19)

Download

Trail photos

Photo ofTrilha da Nascente do Rio dos Sinos (2023-02-19) Photo ofTrilha da Nascente do Rio dos Sinos (2023-02-19) Photo ofTrilha da Nascente do Rio dos Sinos (2023-02-19)

Author

Trail stats

Distance
2.69 mi
Elevation gain
1,142 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,142 ft
Max elevation
2,082 ft
TrailRank 
62
Min elevation
1,339 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 41 minutes
Time
2 hours 51 minutes
Coordinates
787
Uploaded
February 19, 2023
Recorded
February 2023
Share

near Maquiné, Rio Grande do Sul (Brazil)

Viewed 611 times, downloaded 21 times

Trail photos

Photo ofTrilha da Nascente do Rio dos Sinos (2023-02-19) Photo ofTrilha da Nascente do Rio dos Sinos (2023-02-19) Photo ofTrilha da Nascente do Rio dos Sinos (2023-02-19)

Itinerary description

A trilha:

A Trilha da Nascente do Rio dos Sinos fica localizada na Comunidade da Colônia Fraga dentro de uma APA (Área de Preservação Ambiental) no município de Caraá. O caminho passa por três cachoeiras antes de chegar na cachoeira da nascente. A Cachoeira Perfumada é a segunda maior com cerca de 20 metros e a Cachoeira da Nascente é a maior com aproximadamente 120 metros.

Para chegar na Cachoeira Perfumada a trilha é de nível fácil, bem demarcada e pode ser feita sem guia. Esta parte é bem frequentada no verão e muitas pessoas vão para tomar banho e passar o dia na cachoeira.

Depois da Cachoeira Perfumada a trilha fica mais difícil, passando por trechos íngremes e perigos. Haviam cordas, mas a árvore onde as cordas estavam ancoradas caiu, depois colocaram uma correia no ponto mais crítico. Considero o caminho entre as duas últimas cachoeiras difícil, pois é bem fácil de se perder e a trilha não é marcada. Existem apenas algumas fitas de marcação, de cores aleatórias, algumas são apenas barbantes difíceis de ver. Soube de pessoas que se perderam e ficaram horas tentando retornar. Se não tiver experiência é melhor contratar um guia. Existem várias nascentes de afluentes do rio, então não é só seguir rio acima ou rio abaixo. De fato, por vários momentos não sabemos se estamos em um afluente ou no próprio rio.

Todo o caminho é por mata fechada, com pouquíssima exposição ao sol. Além da cobertura de árvores, o sol fica atrás das montanhas até perto do meio dia, mesmo no verão. Nós iniciamos o retorno por volta de 11:00h e o sol ainda não estava iluminado a Cachoeira da Nascente.

A parte de cima da cachoeira fica dentro da Terra Indígena Guarani Barra do Ouro e o acesso, além de muito difícil, não é permitido. Também não é permitido acampar na trilha, apesar de encontrarmos pessoas retornando com barraca.

A trilha é repleta de pontos de hidratação, já que o próprio rio dos sinos é potável próximo da nascente e existem várias fontes de água brotando das rochas ao longo do caminho.

Existem avisos de risco de deslizamentos, quedas de árvores e rochas. Antes de fazer esta trilha observe a previsão do tempo com atenção, aquela região é bem conhecida pelo fenômeno de cabeça/rolo d'água. As rochas ficam muito escorregadias e perigosas quando molhadas, não recomendo ir em dias de chuva.

Fizemos a trilha em um período de estiagem, por isso a vazão dos rios estava bem baixa e era possível fazer todas as travessias sem molhar os calçados. Acredito que se vazão estiver maior, não seja possível passar sem se molhar.

O meu pai fez esta trilha com a gente, apesar de já estar com 70 anos, ele tem um bom preparo físico e fez com tranquilidade.



Como chegar:

Você simplesmente digita "Nascente do Rios dos Sinos" no Google Maps e ele te leva até no estacionamento no início da trilha, onde ficam as placas de informações.
Fiz o caminho Taquara x Santo Antônio x Caraá. A estrada é de asfalto e calçamento até no centro de Caraá, depois é praticamente tudo estrada de chão até no início da trilha. A parte de chão é relativamente conservada, conseguimos rodar sem problemas. Nos últimos 2 quilômetros a estrada parece mais um caminho de trator, mas conseguimos passar sem problemas com um Nissan Kicks. Não recomendo trafegar por lá com carro normal em dias de chuva ou se chover nos dias anteriores.



O Rio dos Sinos:

Existem várias histórias sobre a origem do nome do Rio dos Sinos. Quando criança ouvia que padres teriam virado um barco com dois sinos de ouro, que teriam encontrado sinos, e até que padres jesuítas lançaram riquezas no rio. O mais provável é que seja derivado da palavra Sinus (Em latim seio, enseada ou sinuoso) numa referência ao seu curso sinuoso. Os povos originários chamavam o rio de Itapuí, derivada de Ita(pedra, metal), pu(som, barulho) e I(água), e Cururuaí, de Cururuá(ratão do banhado) e I(água ou rio).

O Rio dos Sinos nasce nas encostas da serra, no município de Caraá, no litoral norte do Rio Grande do Sul, cerca de 130 quilômetros de Porto Alegre. A sua verdadeira nascente se encontra acima de 800 metros de altitude, na Terra Indígena Guarani Barra do Ouro, onde o acesso não é permitido. Ele desemboca no delta do Jacuí, no município de Canoas, numa altitude de apenas 5 metros. A sua extensão é de cerca de 190 quilômetros.

A Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, localizada na Região Hidrográfica da Bacia do Guaíba, possui área de 3.694 km² e população estimada de 1.447.678 habitantes (2020), sendo 1.375.288 habitantes em áreas urbanas e 72.390 habitantes em áreas rurais. Ao total a bacia hidrográfica do rio dos sinos tem 32 municípios, sendo eles: Araricá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Caraá, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Coroas.

Foi pelo Rio dos Sinos que os imigrantes alemães se espalharam pela região do Vale dos Sinos a partir de 1824, quando ainda não haviam estradas e ferrovia. Se não fosse por este rio, talvez os meus ancestrais de origem portuguesa e africana, que já viviam às margens do rio, no então município de Santo Antônio da Patrulha, jamais teriam conhecido os meus ancestrais alemães que chegaram depois.

Segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2013 o Rio dos Sinos era apontando como o quarto rio mais poluído do país e o mais poluído do Rio Grande do Sul. Situação muito diferente da sua nascente onde o rio é potável e possui águas cristalinas. A partir do município de Taquara a qualidade da água tem um queda brusca e vai decaindo a medida em que atravessa uma região muito industrializada e de alta densidade demográfica. Infelizmente há poucos avanços para reverter esta situação.



Curiosidades:

Avistamos um graxaim correndo na estrada a meio caminho do centro do Caraá até o início da trilha. Era um indivíduo pequeno, acredito que ainda não era adulto. Ele pulou do mato para a estrada, na frente do carro, e continuou correndo na nossa frente por mais alguns metros, até pular de volta no mato. Importante andar devagar nas estradas de interior, pois existe muito risco de algum animal atravessar na estrada, tanto animais selvagens quanto de fazenda.

Na trilha avistamos uma grande quantidade de borboletas Morpho Epistrophus sp. Esta borboleta é muito bonita, com grandes asas na cor azul claro e na fase de lagarta são vermelhas. Haviam muitas delas por toda a trilha e até na estrada, tive que andar devagar para não atropelar as borboletas.

Quando chegamos de manhã já haviam alguns carros no estacionamento. Um dos carros tinha um bolo de aniversário e várias caixas de salgadinhos e docinhos, uma festa de aniversário completa. Achamos engraçado, porque ali é no meio do nada e não tem muita coisa perto. Então, fizemos a trilha e quando estávamos voltando, vimos o bolo e as outras coisas na Cachoeira Perfumada. Um grupo resolveu fazer uma festa na cachoeira e levaram todas as coisas pela trilha. 🤣🤣🤣


Você encontra vídeos dessa trilha no meu perfil do Instagram:

https://www.instagram.com/reel/Co8LUO3N8z6/

https://www.instagram.com/reel/Co8OXEFLPbR/

https://www.instagram.com/reel/Co-FWZ2NyIP/

https://www.instagram.com/reel/Co-Grk9Ncs8/

https://www.instagram.com/reel/CpBf3RSr5I8/

https://www.instagram.com/reel/CpaUp75PK_A/




Siga as Práticas de Mínimo Impacto para Ambientes Naturais

Conservação do Ambiente🌿
Não deixar nada para trás.
Não levar nada da natureza com você.
Procurar ao máximo manter tudo como encontrou.

Respeito aos Animais🦋
Não alimentar, tocar ou interferir no habitat dos animais.
Aproveitar as oportunidades apenas para observá-los e admirá-los.
Os animais podem morrer apenas pelo stress de serem tocados.

Atenção e Prudência🚩
Respeitar as condições adversas da natureza e seus limites pessoais.
Utilizar equipamentos de proteção.
Manter a sua vida e a de seus companheiros em segurança.

Prezar por uma Experiência Positiva😃
Evitar grupos grandes e perturbação em locais coletivos.
Ter consciência de que suas atitudes afetam a experiência das demais pessoas.

View more external

Waypoints

PictographInformation point Altitude 1,343 ft
Photo ofPlaca de informações sobre a trilha Photo ofPlaca de informações sobre a trilha

Placa de informações sobre a trilha

PictographInformation point Altitude 1,343 ft
Photo ofInformações sobra a cadelinha Nala

Informações sobra a cadelinha Nala

Esta cadelinha trilheira acompanha os visitantes na trilha e serve até de guia.

PictographWaterfall Altitude 1,359 ft
Photo ofCachoeira do Quintal

Cachoeira do Quintal

Logo no início da trilha existe a primeira cachoeira.

PictographWaterfall Altitude 1,358 ft
Photo ofCachoeira do Quintal

Cachoeira do Quintal

PictographWaterfall Altitude 1,366 ft
Photo ofCachoeira do Quintal

Cachoeira do Quintal

PictographRiver Altitude 1,371 ft
Photo ofRio da Cachoeira Perfumada

Rio da Cachoeira Perfumada

PictographRiver Altitude 1,367 ft
Photo ofPrimeira travessia de rio

Primeira travessia de rio

PictographPhoto Altitude 1,531 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 1,502 ft
Photo ofFoto Photo ofFoto Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 1,501 ft
Photo ofFoto Photo ofFoto Photo ofFoto

Foto

PictographFlora Altitude 1,505 ft
Photo ofFungos Photo ofFungos

Fungos

PictographFlora Altitude 1,504 ft
Photo ofBromélia

Bromélia

PictographWaypoint Altitude 1,504 ft
Photo ofMarcação da trilha

Marcação da trilha

PictographRiver Altitude 1,524 ft
Photo ofRio dos Sinos Photo ofRio dos Sinos Photo ofRio dos Sinos

Rio dos Sinos

PictographRiver Altitude 1,555 ft
Photo ofRio dos Sinos

Rio dos Sinos

PictographRiver Altitude 1,617 ft
Photo ofRio dos Sinos Photo ofRio dos Sinos

Rio dos Sinos

PictographWaterfall Altitude 1,659 ft
Photo ofCachoeira perfumada Photo ofCachoeira perfumada Photo ofCachoeira perfumada

Cachoeira perfumada

Este é o melhor ponto para banho e toda a trilha.

PictographWaterfall Altitude 1,724 ft
Photo ofCachoeira perfumada Photo ofCachoeira perfumada

Cachoeira perfumada

PictographWaypoint Altitude 1,738 ft
Photo ofTravessia do rio

Travessia do rio

PictographWaterfall Altitude 1,806 ft
Photo ofPrimeira visão da Cachoeira da Nascente do Rio dos Sinos Photo ofPrimeira visão da Cachoeira da Nascente do Rio dos Sinos Photo ofPrimeira visão da Cachoeira da Nascente do Rio dos Sinos

Primeira visão da Cachoeira da Nascente do Rio dos Sinos

PictographWaterfall Altitude 1,876 ft
Photo ofCachoeira da Nascente do Rio dos Sinos Photo ofCachoeira da Nascente do Rio dos Sinos Photo ofCachoeira da Nascente do Rio dos Sinos

Cachoeira da Nascente do Rio dos Sinos

PictographFauna Altitude 1,919 ft
Photo ofUm molusco próximo da Cachoeira da Nascente

Um molusco próximo da Cachoeira da Nascente

PictographWaterfall Altitude 1,892 ft
Photo ofCachoeira da Nascente do Rio dos Sinos

Cachoeira da Nascente do Rio dos Sinos

Comments

    You can or this trail