Trilha da goiabeira (parcial)

November 12, 2023
November 2023

near Mato-Dentro, São Paulo (Brazil)

Trilha da goiabeira (parcial)

PictographCar park Altitude 2,092 ft

É o começo da caminhada que levará a trilha. É também o lugar onde se pode estacionar os carros (um pouco mais atrás, abaixo das árvores

Seguir pela esquerda no caminho de terra. Dá pra ir pela pista, mas pela terra é mais interessante e menos perigoso (por conta do trânsito)

Aqui (depois de andar muuuito) você sai da pista e entra de fato no caminho que levará a trilha

Dá pra entrar na trilha pelos dois lados, mas recomendo seguir pela direita pois a entrada "oficial" é por este lado

Ignorar esta entrada. Ela leva para a trilha do formigueiro, que nada mais é que a parte final da goiabeira

Entrada da trilha (finalmente)

Aqui éva entrada da trilha. Tinha placa antes, mas caiu devido a um incêndio. Dependendo da época que vier, a entrada pode ser difícil de ver por conta do mato alto, mas nada que um pouco de paciência (e talvez um facão) não resolva. Até o dia desta gravação tinha esta árvore na entrada, a primeira grande depois de longo tempo só de vegetação mais baixa. Ah, aqui é um bom momento pra passar repelente, os mosquitos aqui picam até mesmo através da roupa

Siga para baixo, esquerda

Mais uma bifurcação, pela direita você sai da trilha, pela esquerda, continua nela

Um subida curta, mas muito íngreme, sugiro o uso de bastão, ou um pedaço de pau como apoio

Um bom ponto para uma parada rápida retratação. Também tem uma bifurcação. Pela esquerda vc retorna ao começo, pela DIREITA continua na trilha

Siga pela esquerda. Dependendo da época em que vier, esteja preparado para molhar os pés. Neste pedaço tome MUITO cuidado. O piso é bem liso, cheio de pedras soltas e barro fofo, que afunda o pé

Mais uma bifurcação, pela esquerda você continua na trilha. Pela direita, subindo, não sei aonde dá, vá por sua conta e risco (e depois me conta)

Siga pela esquerda. Obs: se tiver água na trilha (no caminho) NÃO BEBA. Leve sua própria água

Ao passar por este "portal" terá outra bifurcação. Pela esquerda você volta em uma parte da trilha, pela DIREITA você segue o caminho

Pela direita não sei aonde sai, pela esquerda (caminho dos troncos), subindo, você segue na trilha

Fica bem próxima da anterior, porém, para continuar na trilha, desta vc fica na direita

Pela esquerda você segue na trilha, reto ou para direita não sei

Aqui você pode sair da trilha, mas seguindo reto vc continua

Pela esquerda vc sai da trilha, pela direita continua nela

Bloqueio

O caminho é por aqui, mas no doa desta gravação tinha uns troncos barrando o caminho, dei a volta pelo lado (segunda foto)

Ponto de parada rápida

Segundo ponto onde costumo dar uma parada para água e lanche. Para retornar na trilha é só subir (segunda foto) Obs: se eu fosse acampar nesta trilha, aqui seria o local escolhido por mim pra montar a rede/barraca

Siga reto/acima para continuar na trilha. Para direita/abaixo não sei aonde dá

Siga pela esquerda, subindo

Se for pela esquerda você sai da trilha. Se seguir reto, continua nela

Infelizmente a trilha se fechou por conta de árvores caídas. Até daria pra contornar mas estou com preguiça. Fica pra outro dia