Trilha da Florestinha (Morro do Assopro) Floripa

Photo ofTrilha da Florestinha (Morro do Assopro) Floripa Photo ofTrilha da Florestinha (Morro do Assopro) Floripa Photo ofTrilha da Florestinha (Morro do Assopro) Floripa

January 17, 2016
January 2016

near Morro da Lagoa, Santa Catarina (Brazil)

Trilha da Florestinha, também conhecida como Cordilheira do Morro do Assopro.

Esta trilha é resquício de um antigo caminho que ligava o Leste da Ilha ao Norte da Ilha de Santa Catarina pelos altos dos Morros à oeste da Lagoa da Conceição, chamado também de Caminho do Travessão e conhecido atualmente como Sertão do Assopro.

A Trilha tem visual lindo que começa e termina no mesmo ponto: Mirante Manoel de Menezes (Mirante da Lagoa), inicia pela estrada Sertão do Assopro. É uma trilha tranquila porém tem subidas e descidas íngremes.
Trilha com varias bifurcações que levam até a rampa da asa-delta, o topo do Morro da Lagoa, Ratones, Monte Verde entre outras saídas. Contempla belos locais para visualização, atualmente esta severamente prejudicada por causa de jipeiros e motoqueiros.
No mirante e possível contemplar parte Leste e Norte da Ilha – Moçambique, Barra e Costa da Lagoa, as dunas de Ingleses, Ponta das Canas e a praia Brava. Num outro canto é possível ter outra visão panorâmica, agora do Sul – Campeche, Morro das Pedras, Armação.

Deve ter se atenção a um morador local e mateiro conhecido como Ademar, que fica intimidando as pessoas com seu facão dizendo ser "dono da trilha". Provavelmente deve ter um certo "transtorno mental" ou esperteza para conseguir uma "graninha" extra, conversando com ele com fala mansa, se mostra um homem conhecedor da região e tornando-se "seu amigo".

Existem outras variáveis para essa trilha também, descidas para Igreja da Lagoa, unir essa trilha com a do Monte Verde , Canto do Araçás ou Ratones.

Orientações:
Lembrem-se: NÃO FAÇA FOGUEIRAS: Ao acampar as fogueiras são proibidas em locais ambientalmente protegidos. A atividade enfraquece o solo e representa uma das grandes causas de incêndios florestais.
Muita atenção ao horário de retorno (variável de acordo com a estação), leve SEMPRE lanterna e baterias sobressalentes.
Confira a previsão climática mas mantenha-se preparada para uma mudança repentina do clima.
Para sua segurança mantenha pessoas informadas sobre o seu cronograma antes de sua saída.
Sempre hidrate-se e coma bem: Água e comida são fatores que determinam a nossa existência e na trilha eles são ainda mais importantes. Crie o hábito de beber água pontualmente, mesmo que você ainda não esteja sentindo sede. Aliás, a própria sede já é um sinal de desidratação. A comida também. Alimente-se bem antes de ir e faça o cálculo de calorias e nutrientes necessários e que devem ser consumidos ao longo do dia.
Lembre-se: em ambientes naturais há riscos de diversos acidentes e a fadiga pode favorecê-los, por isso a grande importância de respeitar a si mesmo.
NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas recolha o lixo que encontrar se for possível.

Toda trilha possui seu esforço é importante conhecer seus limites.
A felicidade verdadeira deve ser compartilhada!
Respeite a natureza! Preservemos a beleza natural do mundo.

Intersecção

• Photo of Andre Oliver
  • Photo of SSGDC
    SSGDC Aug 16, 2016

Johnny, são cerca de 4 horas somente ida, procede?

Johnny S Aug 17, 2016

Olá. Esta trilha gravada foi de ida e volta (4 horas de percurso com retorno ao ponto de início), é uma trilha leve e muito bonita. Também conhecida como Cordilheira do Morro do Assopro.
    Deve ter se atenção a um morador local e mateiro que fica intimidando as pessoas e dizendo ser dono da trilha. Provavelmente deve ter um certo desvio mental, conversando com ele com fala mansa se mostra um homem conhecedor da região e seu amigo.
    Existem outras variáveis para essa trilha também, descidas para Igreja da Lagoa, unir essa trilha com a do Monte Verde, Canto do Araçás ou Ratones.

• Photo of rcmgel
    rcmgel Aug 20, 2016

Oi Johnny coincidência, tava eu procurando a trilha do assopro e vi que você já fez. Da para fazer de boa então subida em 2 horas + - ?. Tem alguma dica em especial para ela ??

Johnny S Aug 22, 2016

Dá de fazer tranquilo neste tempo, bom reservar um bom tempo para poder curtir o visual e se deseja explorar outra áreas. As dicas estão na descrição para ter um certo cuidado com o nosso amigo "Ademar", e atentar-se as inúmeras bifurcações, mas é uma trilha bem tranquila.
    Abraços e fico a disposição.

diego.cotini Apr 2, 2018

Mais uma trilha bem registrada pelo Johnny. Valeu mais uma vez!

A primeira subida é mais pesada (deixamos o carro no mirante da lagoa) mas depois fica tranquila, pegamos muitas teia de aranha no caminho (com umas aranhas cavalares também) e erramos a entrada para o mirate da pedra porque meu GPS estava falhando muito e quando vimos já tinhamos passao um monte, mas no geral trilha tranquila de seguir com atenção nas bifurcações somente.

Em relação o morador com facão, não encontramos ou tivemos problema com ele mas percebí que na entrada da estrada que leva a trilha tinha uma placa com vários contatos dele lá...

Johnny S Apr 3, 2018

Obrigado pela avaliação Diego.
    Esta trilha tem um visual espetacular.
    Que bom que deu sorte de não encrontá-lo, confesso que as vezes acabo não indo neste local devido ao inconveniente deste nosso amigo "Ademar".
    Obrigado novamente e boas trilhas amigo.

diego.cotini Apr 3, 2018

Eu que agradeço novamente! O visual é espetacular mesmo, não sei porque demorei tanto para fazer essa trilha hehehe

Confesso que estava um pouco apreensivo tbm de ter alguma confusão com esse cara, principalmente pq fomos minha esposa e eu somente, mas já fui preparado e com dinheiro separado caso necessário (fazer o que né), mas felizmente foi tranquilo. Semana passada um amigo passou de bike por lá com um pessoal e também não viram nada, mas de qualquer forma pessoal tem que ficar ligado (já passamos por algo bem chato de ser surpreendidos no Canyon Espraidos então melhor ir já ciente).

Valeu, ótimas trilhas também amigo!

Johnny S Apr 3, 2018

Essa trilha tem muitas bifurcações e muitas opções bem legais para seguir, tem possibilidade de cruzar o morro para todas as direções.
    Já dei sorte uma vez só, sempre acabo encontrando-o como disse ele não é de total perigo, mas sempre ficamos apreensivo, e já tem diversos históricos, tomara que ele tenha dado uma diminuída na abordagem mas todas as vezes depois de muita conversa e calma sempre saímos de forma amigável.
    Boas trilhas para ti e sua esposa. Abraços.

diego.cotini Apr 3, 2018

Legal, eu peguei uns caminhos errados lá e fiquei com vontade de continuar mais para ver onde ia dar hehehe, mas voltamos para não ficar muito tarde. Qualquer hora voltamos para continuar ela, fazer o morro todo quem sabe.
    Verdade, mas é isso aí, tem que ficar calmo e levar na boa mesmo por mais chato que seja pq nunca se sabe a reação de algumas pessoas (mas conheço gente que com certeza daria confusão na certa hehehe).
    Valeu, ótimas trilhas! Abraços.

• Photo of Raul Ponce
    Raul Ponce Jul 14, 2018

Fiz essa trilha ontem mesmo, dia 13/07/2018. Muito bonito o visual da lagoa lá de cima da pedra. Apenas para fins de atualização... O tal Ademar com o seu facão ainda continua por la sim! kkk e já veio de conversa, mas contornamos isso da melhor forma e seguimos caminho. A trilha permanece aberta, sem mato fechado.

• Photo of rcmgel
    rcmgel Jul 14, 2018

Raul mas o que ele alega ??? Quero fazer a trilha semana que vem...

Johnny S Jul 16, 2018

Isso mesmo Raul educação e seguro de si, passa de forma tranquila.

• Renan Parolin May 4, 2019

Olá, será que tem lugar para montar barraca na trilha?

Johnny S May 17, 2019

Olá Renan.
    Não existe uma área especifica de acampamento nessa região.
    Não recomendo acampar nessa região por ser um local de fácil acesso .
    Lembre-se NÃO FAÇA FOGUEIRAS: Ao acampar as fogueiras são proibidas em locais ambientalmente protegidos.
    A atividade enfraquece o solo e representa uma das grandes causas de incêndios florestais. Ao cozinhar utilize fogareiro, para iluminação use lanterna e para se aquecer, basta ter a roupa adequada ao clima do local que se está visitando. EVITE ao máximo FUMAR e, se o fizer, sobretudo não descarte suas bitucas no caminho - bituca também é LIXO, apague-as com água e traga junto com o seu lixo.

Abraços.

• Photo of louco por trilha
    louco por trilha Jul 2, 2021

Desconheço esse cara que dizem está na trilha com facão dizendo que a trilha é dele eu da da região e subo toda semana e nunca o vi

Johnny S Jul 6, 2021

Olá Amigo.
    A residência dele fica localizado no lado direito quando se sobe, possui placas dele no ínicio da trilha.
    Pode ser que devido a frequência de pessoas ou abordagem de autoridades não esteja mais ocorrendo.
    Abraços e obrigado pela avaliação.

• Photo of Hugo5Leonardo
    Hugo5Leonardo Jul 26, 2021

Essa trilha fez parte do meu percurso ontem do joao Paulo a igreja da lagoa, e em todo trajeto não vi ngm a não ser um camarada sangue bom que estava no mirante do assopro. Talvez já tenha virado lenda urbana.

Johnny S Jul 26, 2021

Olá HUgo. Tomara que seja.
    Realmente era bem desagradável a situação;
    ele já tinha alguns BOS registrados,
    as autoridades só estavam esperando ele encostar em alguém
    para poder agir de uma forma mais concisa.
    Mas realmente desejo que essa não seja mais uma realidade.
    Abraços e boas trilhas.

• Photo of louco por trilha
    louco por trilha Aug 1, 2021

Johnny blz esse cara é o mesmo que faz manutenção na tubulação de água do bairro ele é inocente e um cara super de boa eu conversei com ele ontem a noite e ele me falou que tem vaga lembrança de vc pela tua expressão de Pânico ele é um cara top

Johnny S Aug 1, 2021

Estamos comentando de comportamentos de 4-5 anos e não minha impressão,
    mas de centenas de pessoas dos grupos de trilhas das antigas.