Trilha da Conceição

February 4, 2013
February 2013

near Vila Residencial da Companhia Paranaense de Energia, Paraná (Brazil)

Trilha que perfaz o trajeto da antiga estrada de serviço (hoje coberta pela mata) aberta pela Copel nos anos 1950 para a construção da Usina Hidrelétrica Governador Parigot de Souza (Capivari-Cachoeira). Cruza com a Picada do Cristóvão, um dos caminhos coloniais mais antigos do Paraná, juntamente com o Itupava, Arraial e a Graciosa.
Ao longo desta trilha podem ser vistos diversos resquícios da época da construção da usina citada bem como da Usina do Cotia, anterior, atualmente abandonada e em ruínas - cujo barracão ainda pode ser visto em Bairro Alto. Dos pontos de interesse ao longo desta trilha se destacam a Cachoeira dos Cabos e a Janela da Conceição (longo túnel de serviço escavado na rocha) além de uma variante (bifurcação) que leva à Janela da Cotia (outro túnel de serviço, mais curto) e ao Discoporto, que nada mais é do que um conjunto de ruínas de antigo canteiro de obras (veja "Variante Janela da Cotia e Discoporto", nas minhas trilhas).

O roteiro leva o trekker até a Janela da Conceição, no final da trilha, com retorno pelo mesmo caminho de ida. Um programa de caminhada para um dia inteiro.

Para chegar no ponto de início desta trilha, usar como referencial a minha track chamada "Bairro Alto - Faz. Lírio do Vale", que nada mais é do que o trajeto rodoviário até o início desta trilha.

AVISO: Respeite o meio ambiente. Traga todo o seu lixo com você. Defeque longe dos cursos d'água (pelo menos a 50m de distância). Respeite os animais, os demais trilheiros com quem cruzar pelo caminho e os moradores locais, especialmente na entrada pela Fazenda Lírio do Vale. Sempre feche as porteiras e não faça fogueiras. Cuidado com ofídios, muito abundantes na região, especialmente nas estações da primavera e verão. Use botas e roupas apropriadas, também para protegê-lo das urtigas, presentes em boa parte do trajeto.

Piscina dos Elefantes

Bifurcação

Bifurcação Trilha (variante) para crista norte do Pico Ferraria (e Ferreiro)

Ferraria

Monte Ferraria

Ferreiro

Monte Ferreiro

Usina Cotia

Barracão da antiga Usina Cotia (abandonada)

Bifurcação

Bifurcação - variante da trilha que leva ao Discoporto e Janela da Cotia. Inicia pouco depois da ponte quebrada (a esquerda). Não confundir com a bifurcação para a Crista da Face Leste do Ferraria, não marcada nesta track. Veja as trilhas nas minhas Tracks.

Sacizinho

Monte Sacizinho, ou Saci 2

PictographBridge Altitude 0 ft

Ponte de Ferro

Ponte de Ferro sobre o Rio Ferraria, pouco antes da Janela da Conceição

PictographDoor Altitude 0 ft

Janela da Conceição

Janela da Conceição, túnel de serviço para a retirada de material (entulho) do túnel de adução da Usina, escavado na rocha, com quase 1500m de comprimento

PictographRisk Altitude 0 ft

Bairro Alto, distrito de Antonina

PictographCar park Altitude 0 ft

Fazenda Lírio do Vale

Ponto de partida e base de ataque para os caminhos da região

Discoporto

Discoporto, antigas ruínas de canteiro de obras da Copel

PictographDoor Altitude 0 ft

Janela da Cotia

Janela da Cotia, outro túnel de serviço, este mais curto do que a Janela da Conceição, com cerca de 450m

Sacy

está nos meus afazeres

:D

gvogetta Feb 6, 2013

Grande Mildo! Faça, vale a pena.
    Veja também: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3941316

gvogetta Feb 6, 2013

O Acesso rodoviário para esta trilha está em http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3941256

• Photo of Rat_1969
    Rat_1969 Feb 6, 2013

Esta caminhada está na minha lista de atividades também. ;-)))
    Gostei do acesso marcado pela rodovia, sempre imaginava como acessar a região, com a tracklog fica mais fácil. Parabéns e obrigado por compartilhar! Abs!

gvogetta Feb 8, 2013

Olá! Agradeço os comentários. Sem dúvida o acesso rodoviário facilita. Fiz questão de colocar pois muita gente sofre para encontrar, e a sinalização das estradas por ali não é muito amigável.

• wandysion Aug 19, 2013

Olá,

Qual seu email? Gostaria de tirar algumas dúvidas.

Abs.

BrennoLiz Sep 7, 2013

Massa! Essa também já ouvi falar lá no mochileiros.com. Boas fotos!
    Pretendo fazer essa trilha assim que puder. Vou te mandar um e-mail para conversarmos. Abs!
    Brenno - Joinville/SC

gvogetta Sep 11, 2013

Ok Brenno! Abraço!

• Photo of jiva
    jiva Oct 5, 2013

Bella Avventura!

• Photo of elsaugo
    elsaugo Oct 21, 2013

Eu tenho vontade de fazer uma trilha dessas, mas não sei nem por onde começar... tenho que procurar um grupo autorizado ou posso ir por conta.. como é?

gvogetta Oct 22, 2013

Olá Elsaugo!
    Em grupo este tipo de atividade torna-se mais segura, não recomendo a ninguém fazer este tipo de caminhada sozinho, especialmente sem conhecimento da região. Não existem ali riscos com assaltos mas é frequente o encontro com ofídios na região, então a companhia torna-se importante para prevenir ou tratar incidentes. A autorização de passagem pela propriedade no início da trilha é solicitada na hora, direto com o caseiro, que não costuma negá-la. Se não é acostumado a fazer trilhas na serra, procure uma mais simples para começar, como o Caminho da Graciosa ou o Caminho do Itupava.

• Photo of elsaugo
    elsaugo Oct 22, 2013

vlw gvogetta! vou dar uma olhada nessas trilhas! abraço!

jurandir candido Aug 6, 2014

Opa.
    No sábado faremos esta trilha. Existe algum "pedágio" a ser pago na Lírio do vale ?
    Abraço,
    Jurandir.

• Photo of ricardocoleto
    ricardocoleto Aug 10, 2014

Excelente! Fiz a trilha da Conceição + ligação Cristóvão/Conceição e seu gpx foi fundamental!! Muitas árvores caídas desviando-nos da trilha principal!!

gvogetta Sep 12, 2014

Olá Jurandir! Não tem pedágio. O que fazemos, por cortesia, é dar algum lanche ou uns R$ 10,00 pro caseiro, mas ele não cobra.

Boa Ricardo! Fico feliz que lhe tenha servido.
    Boas trilhas!

jurandir candido Sep 15, 2014

Nós pagamos um "café" pro caseiro. Valeu.

gvogetta Sep 18, 2014

Boa Jurandir! Abs!

• Photo of jackotop
    jackotop Oct 10, 2014

ale piękna trasa :)

• Photo of VMonteiro
    VMonteiro May 28, 2015

Um trecho estava um pouco fechado, nós saímos um pouco da rota mas logo depois reencontramos a trilha.

• Photo of diego maverick
    diego maverick May 16, 2016

Muito boa essa trilha, está na minha lista, você conhece mais alguma trilha que passe por empresas abandonadas ?

Essa trilha é a que tem o tunel ?

gvogetta Jun 20, 2016

Olá Diego!
    Sim, esta trilha leva aos dois túneis conhecidos como "janelas". No final desta track está a Janela da Conceição e, a partir do Rio Cotia (nesta trilha) acessa-se a trilha (ramal) que dá acesso à Janela da Cotia (este na base do maciço do Pico Paraná) que também pode ser vista em: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3941316

Sobre outras trilhas que passem por "empresas abandonadas", não são do meu conhecimento. Esta região não se trata bem de uma empresa, já que as antigas ruínas que são visitadas a partir desta antiga rota foram parte das obras da Usina Hidroelétrica Parigot de Souza, da COPEL e passam por terras de sua propriedade ou de particulares da região.

Saudações,

• Photo of Raphael Benfica
    Vinicius Cechinato Jul 25, 2017

Olá Getúlio!
    Pretendo ir neste final de semana para as janelas (conceição e cotia), já me preparei e estudei bem o mapa, seguindo suas orientações e de outros mais experientes que eu. Gostaria de saber se na Faz. Lírio do Vale é necessário pagar algum valor para a entrada e para estacionar, pergunto isso para avisar aos demais que vão comigo, já tem alguns reclamam de ter que pagar e quando não aviso ficam ainda mais bravos rsrs.
    Agradeço se puder me esclarecer esta duvida.

• Photo of JefersonLanza
    gvogetta Nov 16, 2017

Olá Vinícius!
    Perdoe, mas só vi hoje sua dúvida..
    Para registrar: SIM, está sendo cobrada taxa de estacionamento na Fazenda Lírio do Vale, para deixar o carro. Passagem apenas não estavam cobrando.

• edupierin Dec 11, 2017

Bom dia a todos os aventureiros!

Atualizando informações: Estão cobrando R$20 reais a diária do carro e R$10 a de motos. Meia diária, metade do valor.
    Há uma placa dizendo que é cobrado R$3,00 o acesso por pessoa a fazenda, porém no dia que fui não fizeram a cobrança. Imagino que seja por que pouco antes havia passado um grupo de 3 militares, o que inibiu a cobrança de acesso a um parque estatual.

Abraço a todos e bons ventos!

Vinicius Cechinato Dec 11, 2017

Edu, também não cobraram este valor de R$3,00 por pessoal, quando fui em Agosto. O Rapaz que nos atendeu, disse que não estava cobrando porque a gente já estava pagando o estacionamento. Nesse dia, não havia entrado ninguém ainda e só tinha um casal acampando. Demos mais R$20,00 de nossa vontade mesmo, pois o local estava bem limpo e organizado.

Obs: Getulio, fiz as duas Janelas! Do Cotia para Conceição, usei uma variante que você postou aqui, se não me engano. Tudo ok!! Mas para chegar na Conceição, precisei usar o facão pois o mato estava beem alto e fechado! Agora minha próxima investida lá, queria tentar chegar até o Guaricana!!! Já fez esse trajeto???

• edupierin Dec 12, 2017

Obrigado pelo complemento Vinicius! Tenho interesse nesta variante que liga até o Guaricana!
    Eu aproveitei a investida para limpar um pouco a trilha, com a entrada do verão o mato cresceu bastante, principalmente as urtigas. Não ficou um exemplo de limpeza, mas ja facilita a vida!

Vinicius Cechinato Dec 12, 2017

Mesmo se fizer uma boa limpeza, logo o mato toma conta de novo né rsrs
    Avistou muitas cobras por lá?? Queria levar um pessoal neste domingo até a Janela do Cotia e se o tempo ajudar, aproveitar para tomar um banho no rio!!

gvogetta Dec 12, 2017

Salve moçada!
    Sim tenho estas variantes (na região são muitas), incluindo o acesso ao Pico Guaricana, Ferreiro, Ferraria (pela face norte e leste, acessíveis pela Conceição e outra..), porém não estou postando mais nada abertamente. Muito mal uso de tracklogs de lugares intocados que postei no passado por pessoas sem noção, o que me desanima muito. Sou favorável a que mais pessoas conheçam e respeitem, mas deixar aberto na web para todo mundo (e qualquer "porco" - que não os das próprias espécies de animal silvestre) ir lá, fazer fogo e detonar não me agrada.
    Se algum de vocês quiser algo de tracklogs, me peçam por e-mail que envio com prazer. Só peço que não divulguem abertamente tracklogs minhas ou outras que tenham feito com base nas minhas, para continuar a preservar os locais.
    Há uma avidez muito grande (e cada vez maior) das pessoas em busca de locais selvagens, intocados. Todavia, muito pouca gente assume o compromisso com a responsabilidade de conservar estes locais.

gvogetta Mar 14, 2018

Revendo alguns comentários acima, lembro ainda que a região "baixa" dos caminhos dos vales, estrada da Conceição e Caminho do Cristóvão não estão inclusas na área do Parque Estadual do Pico Paraná, tampouco da APA de Guaraqueçaba. Mas trata-se, outrossim de áreas particulares limítrofes, e como tais, áreas de amortecimento que devem ser preservadas.

Isso, todavia, nada tem a ver com a cobrança de "pedágios", pois o acesso a qualquer área de tradicional interesse histórico ou de prática de montanhismo deve ser livre, há inclusive que se ter em mente que o Caminho do Cristóvão, a Estrada da Conceição e as trilhas do entorno constituem servidões de passagem, o que impede que proprietários fechem ou impeçam os acessos. Por outro lado, nada impede que cobrem por serviços de comodidade, como guarda e estacionamento de veículos ou mesmo pelo camping, com as responsabilidades inerentes. Observo ainda que numa das placas da Fazenda Lírio do Vale havia indicação que a "cobrança" seria "aprovada pelo IAP" - pouco depois tal inscrição foi coberta, pois certamente nosso órgão ambiental, apesar das desventuras que vive, não compactua com este tipo de atitude de cerceamento do livre acesso às montanhas e recantos naturais.

• Photo of @grandemarredondo
    @grandemarredondo Apr 29, 2018

Subi (de carro) além das porteiras, até a primeira bifurcação (rua sem saída) não fui cobrado mas havia placa: "Ingresso R$3".

Concordo em não divulgar. Infelizmente tem gente que quer levar 40 pessoas... quer cobrar... busca trilhas na internet e aplicativos pra depois vender passeios nos Facebook da rede...

• Photo of Rat_1969
    Rat_1969 Jan 19, 2019

Triste isso! Cheio de mané aí se dizendo guia, só porque pegou uma trilha aqui no Wikiloc e jogou no celular ou GPS para ganhar uma grana fácil do povo sem noção, que ainda paga para se incomodar.
    Estes tempos teve uns guias desses mequetrefes no Camapuã que abandonaram os clientes com pé torcido para trás na trilha, os bombeiros tiveram que resgatar.

BrennoLiz Feb 5, 2019

Bota triste nisso! Sem falar que estes falsos guias colocam o pessoal em roubadas e depois quem tem que socorrer, de graça somos nós (bombeiros). Quando é grupo pago deveria ser permitido cobrar do guia o resgate pro cara aprender a não brincar com coisa séria.

jurandir candido Feb 5, 2019

Concordo na cobrança de resgate. nego ganha $$$ e deixa o ônus para terceiros. Eu sou a favor de cobrança de resgate indiferente da condição e skill do resgatado. Quem sai na chuva é para se molhar e deve estar ciente dos riscos.

• Photo of TanMarie
    TanMarie Mar 25, 2020

Então.. Fiz parte dessa trilha no final de 2019. Achei difícil, mato alto, várias cobras e aquela sensação de estar num paraíso perdido. Lugar belíssimo, vegetação exuberante, flores... Mas quase fomos devorados pelos mosquitos e ainda demos de cara com um enxame de vespas. Como dizem em Curitiba, lugar do Djanho!! Rsrs! Mas valeu cada minuto. Acabamos voltando porque nos enrolamos e não tínhamos facão e o mato estava muito alto perto da cachoeira dos cabos, daí resolvemos abortar, mas a tracklog do Vogetta mandou bem, sem erros. Grata outra vez caro amigo!

• Photo of maro.montanhas
    maro.montanhas Apr 29, 2022

Top...parabens

• Photo of Luciano Blaszkowski
    Luciano Blaszkowski Aug 21, 2022

Fala, Gvogetta! Sabe como está o acesso à histórica Picada do Cristóvão? Tenho interesse em fazer, mas só posso nas férias de janeiro e do inverno. Além do Itupava, há uns 15 anos percorremos uns trechos do Caminho da Graciosa. Também quero fazer o Arraial e o Ambrósios. Aliás, existe calçamento no Ambrósios, além da escadaria do Morro Crista? Qualquer coisa, meu zap é (11)99123-4377. Moro em Sampa há 13 anos, mas sou de Cwb.

gvogetta Aug 22, 2022

Salve Luciano!
    Vamos por partes.. Os remanescentes do Caminho do Cristóvão e estrada da Conceição estão abertos, com os rastros bem batidos na floresta, pois tem sido grande o movimento em todos os trechos, no planalto e planície. Muita gente usando ambos.
    Caminho dos Ambrósios possui, sim, trechos calçados de pedra além das escadarias do Monte Crista. Conheço 2 deles. O calçamento prevalece em áreas de encosta, e nas áreas mais altas, em sua maioria, foram recobertos por pastagens, pois as fazendas de gado tomaram conta da região mais elevada de campos.

• Photo of BrennoLizz
    BrennoLizz Jun 15, 2023

Fiz a trilha há algum tempo baseado nesse tracklog. Boa caminhada e com paisagens de floresta espetaculares. Muito cuidado com as cobras, sempre presentes na região! Vale a caminhada.

gvogetta Jun 19, 2023

Grato pela avaliação e comentários Brenno!

BrennoLiz Jun 19, 2023

Massa! Acompanhei lá no . Boas fotos!
    Atualizando. Fiz a trilha em 2019. Bem condizente com a gravação!