Trilha Borda Sul - Cânion Espraiado - Urubici/SC

Photo ofTrilha Borda Sul - Cânion Espraiado - Urubici/SC Photo ofTrilha Borda Sul - Cânion Espraiado - Urubici/SC Photo ofTrilha Borda Sul - Cânion Espraiado - Urubici/SC

August 8, 2016
August 2016

near Aiurê, Santa Catarina (Brazil)

Caminhada tranquila, feita quase que completamente em aclive.
Visual recompensador.
Início do trajeto ocorre por meio de estrada larga cercada pela mata. Na sequência caminha-se por meio de campos pincelados por araucárias. Neste ponto ao chegar em uma pequena elevação tem-se uma visão espetacular da Pedra da Águia. Quem gosta de fotografar vai adorar.
Posteriormente atinge-se, ao meu ver, o ponto mais crítico para quem possui alguma dificuldade: subida íngreme com muitas, mais muitas pedras. Atenção redobrada, tendo em vista que o terreno é escorregadio e a maior parte das pedras encontram-se soltas. Quase no final deste trecho você encontrará uma pequena bica d'água. Se estiver sem água encha sua garrafa, já que na parte superior não há pontos de coleta. Recomendável o uso de purificante.
Após este trajeto, novamente surgem os campos, agora com pequenas aglomerações de vassouras (plantas) de todos os tamanhos. Como em alguns trechos se faz o vara mato o ideal é proteger braços e pernas.
Neste ponto pode-se optar pela trilha da esquerda: com um visual fantástico do Cânion Espraiado, paredões da Serra do Corvo Branco, Pirâmides e Morro da Igreja; ou direita: com vista para o vale do Rio Canoas, Pedra da Águia e Serra do Corvo Branco.
Atenção à viração. Ela pode prejudicar a orientação.

• Photo of Johnny S
    Johnny S Aug 9, 2016

Que local fantástico.

• gabrielaschuck Dec 15, 2019

Olá, o carro foi deixado ali na entrada da trilha mesmo? precisa pagar algo? obrigada desde ja!

• Photo of FFaria
    FFaria Dec 17, 2019

Prezada. Bom dia. Essa trilha foi realizada no ano de 2016 (Bons tempos aqueles). De lá para cá muitas restrições foram impostas na região ao pessoal que curte fazer as caminhadas. Na ocasião deixamos o carro defronte ao Refúgio Rio Canoas (Estrada Geral para acesso ao Cânion Espraiado), atravessamos o rio e iniciamos o passeio, após ter "elaborado um esboço de trajeto" por meio do Google Earth. Acredito que atualmente o acesso à área sem o pagamento de qualquer taxa será quase impossível. Abração e boa sorte.