Trilha Abraão - Pico do papagaio, Ilha Grande

Photo ofTrilha Abraão - Pico do papagaio, Ilha Grande Photo ofTrilha Abraão - Pico do papagaio, Ilha Grande Photo ofTrilha Abraão - Pico do papagaio, Ilha Grande

September 1, 2018
September 2018

near Abraão, Rio de Janeiro (Brazil)

Essa é considerada a trilha mais difícil da ilha grande, 80% do trajeto é em aclive onde você sai do nível do mar e sobe q quase 1mil metros .

Trilha se inicia pela estrada para Dois Rios, com meia hora de trilha pegar um caminho a direita onde uma placa para a trilha T13 sinaliza o caminho. Trilha pesada, pois quase todo o percurso é de subida, mas com sinalização. Único ponto de água fica a a quase 1 hora de trilha, abastecer a garrafa. Chegando a base, ir contornando pela esquerda até um pequeno lance de corda.
Após essa corda a sua esquerda tem um pequeno mirante e a direita o acesso ao pico do papagaio.

PictographPhoto Altitude -59 ft

• Photo of Bruno Niemeyer
    Bruno Niemeyer Aug 30, 2020

Muito obrigado pelo seu relato, muito preciso. Só que a trilha não é bem cuidada, muitas árvores no caminho. Que for fazer de noite tome muito cuidado principalmente no final.

• Photo of Igor Rodrigues da Conceição
    Igor Rodrigues da Conceição Jan 28, 2021

Gostei de sua descrição, bem explicado.

• Marcio Mogli Jun 12, 2021

Vou em Julho 2021. Sexta vez que irei pra Ilha Grande e subir o pico do papagaio sempre foi um sonho. Depois de tantas trilhas feitas na Ilha agora tá chegando a hora. Foi o melhor percurso que encontrei aqui no Wikiloc. Seu traçado está muito bem feito. Parabéns meu amigo!

• fcontarini Jun 16, 2021

Trilha difícil.
    3 a 4 horas pra subir.
    Mais 3 pra descer.
    Mas vale a caminhada.

Diná Barros Jul 11, 2021

Pra subir e ver o sol nascer é tranquilo de se localizar a noite? Saberia informar?

• Marcio Mogli Jul 11, 2021

Pra subir a noite tem que iniciar a subida no máximo as 2:30 da manhã. Detalhe: se for a primeira vez que for subir, tem que ter muita atenção nas bifurcações e seguir à risca o traçado do Wikiloc. Leve uma boa lanterna de LED e power bank para recarregar seu celular caso descarregue.

Valeu a dica,obrigado

• fcontarini Jul 11, 2021

Se vc não conhece a trilha. Eu aconselho contratar um guia. De dia é tranquila. À noite fica com visibilidade curta. Pode se perder um pouco e perder o sol nascendo. Procura o Martin, no Abraão.

Diná Barros Jul 11, 2021

Valeu a dica do guia, não conheço nenhum da região, obrigada

• fcontarini Jul 11, 2021

Martin Guia 24 99995-2999 muito bom.

Muito obrigada!

• Marcio Mogli Jul 11, 2021

Na minha opinião subir a noite só acompanhado por quem já subiu, caso contrário não recomendo. Muita gente já se perdeu e teve que contar com o auxílio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros e esse socorro pode ser demorado dependendo do ponto que vocês estiverem, e se tiverem sem celular, aí pode contar que vai demorar o socorro. Sugiro em todas as trilhas levar sempre um apito. Ajuda demais a localização dos perdidos.

Diná Barros Jul 11, 2021

Sim é verdade, não gostaríamos de nos perder, a noite é difícil

• Marcio Mogli Jul 11, 2021

A trilha é de nível de dificuldade Difícil. Vá a primeira vez de dia para conhecer bem a trilha. Saia cedo. Depois você estará apta a subir de madrugada para ver o sol nascer! Ah, não esqueça o repelente!!!

Sim boa ideia obrigada

• Marcio Mogli Jul 11, 2021

Valeu ! Esqueci de um detalhe importante nessas trilhas de nível avançado: leve sempre um Merthiolate spray ou anti séptico de sua preferência e um rolo de gases. Espero que não precise mas faz parte do kit de primeiros socorros de um trilheiro Tmjuntos!!! Boa sorte e nunca deixe lixo nas trilhas por menor que for!!!

Diná Barros Jul 11, 2021

Ah ja levo sempre um pequeno kit primeiros socorros, nunca falta😁e nada de lixo

Parabéns!!! É isso aí!

• Photo of Carmélio Santos Júnior
    Carmélio Santos Júnior Jul 12, 2021

Como o Marcio disse, eu também não aconselho subir o papagaio pela primeira vez a noite sem guia. As vezes acontece de alguém se perder e precisar de resgate.