Trilha a Fenda do Nick

October 16, 2017
October 2017

near Santo André, Paraná (Brazil)

Para a realização dessa trilha é obrigatório o acompanhamento de um guia pois a fenda se encontra em uma propriedade particular.
A fenda é de uma beleza singular e exuberante. Magnífico!!!
Segundo o guia, o nome foi em homenagem a um cão que ao seguir um animal selvagem, caiu na fenda, fazendo com que seu dono o seguisse e assim descobrisse o local.
A fenda é constituída por dois seguimentos de aproximadamente 150 metros de extensão cada. A profundidade aproxima-se a 40 metros. Lugar bastante úmido, lamacento e com temperatura muito agradável.
Segundo o guia, um terceiro seguimento da fenda, com 700 metros de extensão existe em outra propriedade que na ocasião não está aberta a visitação.
Ninguém deve passar por Tibagi sem conhecer essa beleza incrível!
O passeio pode ser realizado contratando o serviço na agência de turismo da região.

Fenda

Final da fenda do Nick

• Photo of gvogetta
    gvogetta Dec 10, 2017

Há pouco tempo atrás, antes de começarem a divulgar o local de forma descontrolada, ninguém cobrava nada e visitava-se o local sem maiores problemas. Começou a bombar, daí viram a oportunidade de ganhar dinheiro fácil, explorando o que a natureza deu gratuitamente, sem investir nada em infraestrutura ou conservação do local.

• Photo of Johnny S
    Johnny S Dec 12, 2017

Tristes infelicidades de locais assim.
    Gvogetta cada vez ando mais fugindo de locais que estão assim, belos locais que são vistos só de forma comercial explorados de forma desenfreada. A questão maior é sem infraestrutura alguma e sem algum plano de conservação do local, só receber dinheiro... :(

• Photo of gvogetta
    gvogetta Dec 12, 2017

Temos vários "dilemas" a enfrentar.
    Por um lado, divulgamos "demais" lugares que não deveriam ser divulgados. De outro, temos uma multidão de gente ávida por conhecer novos locais de interesse cênico ou de conservação, com maior preferência ainda por locais intocados e inexplorados. Na esteira disso vem os espertalhões, na maioria das vezes donos das "propriedades" onde se localizam estes sítios e aproveitam a "fome" dessa multidão. Quem está errado? Sinceramente não sei, só sei que tenho evitado divulgar novos locais para preservá-los, pelo menos mais um pouco de tempo. Wikiloc é bom? Sim e não. Escancara demais lugares que exigiriam pessoas digamos "mais qualificadas" para descobri-los, visitá-los e também conservá-los.

• Photo of Johnny S
    Johnny S Dec 12, 2017

Falaste muito bem. Uso o wiki a um bom tempo, e devido a grande popularização dele tornou-se uma faca de dois gumes e não temos como filtrar e nem saberíamos quem vai se utilizar desta informação.
    Pq acontece exatamente isso que vc diz, que somos nós para julgar, tudo possui seus dois lados, também tenho evitado alguns lugares mais inóspitos de gravação por inúmeros motivos.

• Photo of Day Borges
    Day Borges Dec 12, 2017

Quanto mais conheço, mais amo e mais cuido!
    Aos que eu puder chegar, vou transmitir a mesma mensagem!