Photo ofTrês Picos: Travessia Deuses - Frade, Picos Menor, Médio, Cabeça Dragão e Caixa Fósforo Photo ofTrês Picos: Travessia Deuses - Frade, Picos Menor, Médio, Cabeça Dragão e Caixa Fósforo Photo ofTrês Picos: Travessia Deuses - Frade, Picos Menor, Médio, Cabeça Dragão e Caixa Fósforo

one day 6 hours 22 minutes
July 28, 2016
June 2016

near Frades, Rio de Janeiro (Brazil)

Atualização - Setembro 2016:
Em princípio de setembro de 2016, membros do Centro Excursionista Friburguense instalou um trecho de via ferrata no acesso ao Pico Menor, justamente no ponto aonde houve o desabamento da vegetação e que apresentava dificuldades para transposição. Mas atenção, os outros trechos de lajeados, inclusive aquele entre o Menor e o Médio continuam exigindo o uso de cordas, mesmo para aqueles experientes.
____________________________________

Principal núcleo de montanha do Parque Estadual dos Três Picos nos municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro.

Referem ao Eixo Principal da Travessia Vale dos Deuses - Vale do Frade; e inclui visitas ao Pico Menor, Pico Médio, Cabeça de Dragão e Caixa de Fósforo.

O Eixo principal é muito tranquilo de ser feito, pois grande parte é estradinha; seja do Estacionamento até a Sede de Montanha; seja da estrada de acesso da Fazenda no Vale do Frade até a rodovia RJ 130. O trecho entre a Sede de Montanha e o acesso a Caixa de Fósforo encontra-se limpo e amplo. Do acesso da Caixa de Fósforo até a estrada de Fazenda a vegetação beira trilha encontra-se muito alta. Trilha suja.

Para os Três Picos a trilha está lá. Há duas lages inclinadas que sobe por aderência. Há também um degrau com uma velha corda fixa. Aproximando da subida final para o Pico Menor há um ponto bastante inclinado em que a vegetação cedeu pelo uso, tornando o trecho sem apoio para subida. Uma corda longa faz diferença por ali (Leia atualização no início desse informativo - Em 2016 foram instalados degraus em ferro no trecho). Para acessar o cume do Pico Menor há um lance de escalaminhada.
Já a famosa e tão falada lage do Pico Menor para o Pico Médio tem muito boa aderência e em dias secos até é possível descer sentado por ali. Em dias secos também é possível subir. Mas uma corda para segurança faz toda a diferença, afinal não podemos arriscar. Então, leve uma corda em torno de 30 metros (se desejar usar dupla). Chegando ao cume do Pico Médio há alguns pontos que requer atenção, mas para quem é acostumado a caminhadas é bem tranquilo.

Já a trilha para Cabeça de Dragão seria melhor chamá-la Avenida Cabeça de Dragão: simples, curta, limpa e sem nenhuma dificuldade.

Para a Caixa de Fósforo a trilha encontra-se também limpa. Há um lance inclinado com uma longa corrente que auxilia na subida. Para acessar a base da rocha há um degrau com outra corrente. Necessário cautela para transposição.

É possível ir de automóvel até somente ao ponto Estacionamento; sendo proibido ultrapassá-lo. E ao final, automóveis sobem até bem acima da Cachoeira do Frade. Na verdade poderiam seguir até a bifurcação da Trilha suja, acima da captação de água; mas são áreas particulares, inclusive há no trecho bem abaixo uma espécie de portão (portão mesmo) que impede passagem.

Se visitar o lugar e desejar ir nos Picos Menor e Médio leve corda, pois aquelas velhas cordas fixas que haviam por lá não existem mais.
E lembre-se: certos pontos do Parque como os topos do Menor, Médio, Cabeça de Dragão e Caixa de Fósforo são rodeados por precipícios. Tenha cautela!
A classificação refere a todo o conjunto da caminhada. Para experientes é moderado. Já para iniciados pode ser difícil ou mesmo muito difícil devido aos acessos aos Picos Menor e Médio.

Confira no link abaixo o relato da nossa aventura de 2 dias pelo PE dos Três Picos

Caixa Fosforo Corrente Adiante

Saída Esquerda: Mirante

Esquerda Mirante

Laje inclinada

Laje inclinada: subir por aderência

Laje 2

Buteco

• Photo of claudio.flavia
    claudio.flavia Aug 2, 2016

Olá Francisco td bem,vou fazer esta trilha e gostaria de saber se tem que pegar autorização para fazer estas trilhas em algum lugar ou se pode ir sem avisar,obrigado.

Francisco Chico Trekking Aug 2, 2016

Olá Claudio, tudo bem contigo?
    Que bom que irá fazer essa trilha, é linda e vale a pena.
    Não há necessidade de você fazer reserva de data ou solicitar autorização junto ao Parque. Também não há cobrança de ingresso e nem de pernoite no camping, pelo menos por enquanto.
    Apesar disso, quando vou visitar uma Unidade nas mesmas condições, sempre aviso a Administração sobre a data da visita; os pontos que visitarei, listo os participantes, coloco o nome de um responsável e o seu contato. É como se fosse um compromisso informal, uma satisfação à Unidade, acho bacana fazer isto e sugeriria que fizesse o mesmo. E você poderá enviar isto através da Fan Page do Parque no Facebook ( https://www.facebook.com/PETresPicos/?fref=ts ).
    Bons ventos pra você por lá, certeza que irá curtir muito! Abraço, obrigado pelo contato!

• Photo of porondeandathiago
    porondeandathiago Nov 13, 2016

Bom dia Francisco, tudo bem?
    Primeiramente, muito boa as informações na descrição deste tracklog e seu blog também é muito bem organizado e os relatos muito bem feito. Parabéns!
    Uma pergunta: - Onde vocês acamparam lá?
    obs: O link com o relato desta travessia esta com erro.

Abraços.

Francisco Chico Trekking Nov 15, 2016

Olá Thadventure, tudo bem contigo?
    O acampamento foi na área de Camping Oficial do Parque, no Vale dos Deuses. Pelo menos por enquanto não há necessidade de efetuara reserva para uso.

Obrigado por avisar sobre o link, fiz a correção. E obrigado também pela gentileza na mensagem. E uma dica: vá e não se arrependerá, Três Picos é espetacular. Grande abraço, bons ventos pra Ti!

• Leonardo Medeiros Nov 23, 2016

Olá Francisco. Obrigado pelo sei registro. Ficou ótimo.

Estou pensando em fazer a caminho principal, sem acessar os picos, de bicicleta. O que acha? Pelo seu relato fiquei com a impressão que a via principal está bem tranquila, confere?

Obrigado!

Francisco Chico Trekking Nov 23, 2016

Ei Leonardo,
    Tudo bem contigo?

Sim, é possível fazer esse trajeto de bike. E fará isso com bastante rapidez! O único trecho que está (ou estava na ocasião) mais sujo com vegetação beira trilha era entre a bifurcação da Caixa de Fósforo e até a estradinha da Fazenda Itagyba. Mas é um trecho muito curto.
    A única dúvida fica em relação ao Parque, sinceramente não sei se a UC tem alguma objeção à bike. De toda forma, não é necessária autorização para realizar a rota; mas seria bom se informar a fim de se evitar algum problema.

No mais gerais, seja à pé ou de bike, esse é um lugar que vale a pena visitar; é muito lindo! Obrigado pela mensagem e contato Leo, tudo de bom e belo pra Ti. Abraço

• Photo of regislcorrea
    regislcorrea Dec 7, 2016

Olá Francisco, fico feliz em saber que existe um esforço para colocar uma ferrata no Menor. Por acaso, esse desabamento da vegetação que você comenta aconteceu justamente quando tentei passar ali em julho de 2016. Estava fazendo trilha "solo", mas no momento da queda havia mais 3 pessoas lá que inclusive fotografaram e filmaram. Eles comentaram que iriam passar as fotos para a administração do parque, mas acabei não tento mais contato com eles e não sei se realmente fizeram. Tomei um susto muito grande, mas felizmente consegui me equilibrar e não despenquei junto com a vegetação. Foi por pouco essa... Eles ainda colocaram uma corda lá e tentaram me ajudar para subir, mas a adrenalina estava tão alta que acabei abortando missão e fui para o Dragão... Obrigado por compartilhar esse tracklog, está super completo! Abs

Francisco Chico Trekking Dec 7, 2016

Fala Ecoregis, tudo bem contigo?
    Que importante depoimento Regis. Eu estive ali em junho, portanto pouco antes de você e já havia sinais de desabamento relativamente recente no local. E imagino que a coisa deve ter ficado mais complicada com essa situação ocorrida quando da sua passagem. Ainda bem que, apesar do susto, nada de mais grave ocorreu; mas presenciar isto nos deixa a mil, porque o risco é grande!
    E esse seu depoimento vem reforçar a necessidade de uma intervenção; fato que ocorreu em setembro; com a instalação da via ferrata. Dias atrás, alguns amigos aqui de BH estiveram por lá e a via instalada está ok e facilitando o acesso. Enfim, pelo menos naquele ponto o problema foi solucionado!
    Muito obrigado pelo contato e feedback Regis, abraço grande e bons ventos pra Ti. Quando puder retorne ao lugar, vale muito a pena! Inté!

Bessa27 Apr 16, 2017

Ola meu amigo! Precisa de sapatilha, ou levo so corda mesmo, com cadeirinha?

Francisco Chico Trekking Apr 17, 2017

Ei Bessa, tudo bem?
    Se você vai realizar o Trekking, não precisa sapatilha, basta apenas a corda; pois você apenas "caminhará" em laje inclinada.
    Em relação a cadeirinha; é um item que melhora a segurança quando se utiliza corda em qualquer lugar; mas no caso diria que só faz necessário caso esteja acompanhado de alguém com experiência mínima em trekking. Mas por se um item de baixo peso, caso possua, leve e no momento, dependendo da sua companhia vc analisa se há a necessidade do uso ou não, combinado?
    Um abraço e bons ventos pra você!

Bessa27 Apr 17, 2017

Valeu Chico! Eu tenho grande experiencia em trekkings, mas não quero levar equipamento de escalada.

Pelo o que eu entendi, todos os cumes são possiveis chegar, sem material de escalada, com excessão dos: Cume caixa de fosforo e Pico maior. É isso? Abraços!

Francisco Chico Trekking Apr 18, 2017

Ei Bessa,
    No seu caso leve somente uma corda pra eventual auxílio na passagem do Menor para o Médio. E sim, nos picos do núcleo, equipamento de escalada somente para o Pico Maior, Capacete e Topo da Caixa de Fósforo. Nesses locais só se chega escalando!

Bessa27 Apr 18, 2017

Chico! Muito obrigado meu chapa! Grande abraço e boas trilhas!

Francisco Chico Trekking Apr 18, 2017

Disponha sempre Bessa; o que eu souber "tá na mão", sempre!

• Photo of thiago.menchini
    thiago.menchini Apr 24, 2017

Francisco, td bom ? Gostaria de sabe se vc foi usando carguera com barraca, saco d dormir e td mais... ou foi usando só mochila de ataque... minha duvida existe pq vc fez o pico menor , médio e cabeça de dragão com a sua cargueira ou vc deixo em algum lugar e subiu sem nada ? quero faz essa travessia mas acho q vai fica mt complicado fazer esses picos com a cargueira.

Francisco Chico Trekking Apr 24, 2017

Ei Thiago, td em paz?
    Fizemos esses picos de modo leve, só com ataque. Fazê-los com cargueira fica complicado; ou pelo menos não faz sentido, pois não íamos pernoitar nesses pontos (oficialmente é proibido, mas sabemos que alguns fazem isto no Pico Médio). Ao iniciarmos a travessia deixamos as cargueiras numa casinha de montanha próxima à trilha de acesso aos Picos Menor e Médio. Depois retornamos e fomos pernoitar no camping oficial do Parque. Na madrugada seguinte fomos leve ao Dragão e retornamos ao camping. Na sequência, seguimos rumo ao Vale do Frade. Deixamos as cargueiras na bifurcação pra Caixa de Fósforo e tb fomos leve (um amigo havia ido ao lugar no dia anterior ficou tomando conta - mas é possível esconder as tralhas no mato). Então, a sugestão é que vá leve e se precisar pernoitar prefira o camping oficial. Vai ser muito mais proveitoso!
    Abraços, bons ventos pra vc!

• Photo of Patriota BR
    Patriota BR Jun 16, 2017

Olá Francisco, tudo bom?
    Voce recomenda essa trilha para um iniciante em trekkings mais pesados?Se sim, Você poderia me falar quais são os equipamentos necessários para fazer essa trilha? Pois é a minha primeira nessa categoria.

• Photo of thiago.menchini
    thiago.menchini Jun 19, 2017

Obrigado Francisco, pretendo fazer essa travessia usando sua rota agora em julho/2017 , abraço 1

Francisco Chico Trekking Jun 20, 2017

Ei Patriota, aqui tudo em paz, e contigo?
    Se você já é praticante de trekking (eu entendi que sim) pode ir fazer que terá sucesso! Só recomendo que não vá sozinho combinado???
    Quanto a equipamentos para essa rota; se pretende ir aos Picos Menor e Médio, leve uma corda com uns 20 metros. É para sua segurança na transposição do Pico Menor para o Pico Médio. Agora, se não for a esses picos não precisa de nenhum equipo especial, apenas aqueles normais para uma caminhada com pernoite (se for pernoitar).
    Bons ventos pra você, depois conte-nos como foi! Abraço

Francisco Chico Trekking Jun 20, 2017

Olá Thiago, td bem contigo?
    Desejo sucesso e bons ventos pra você na caminhada. Aproveite bastante, o lugar é lindo de viver... Precisando de alguma outra info é só escrever...
    Na volta conte-nos como foi, combinado? Abraço

• LBASTOSM Feb 24, 2018

Prezado Francisco, tenho algumas dúvidas muito básicas em relação ao acesso ao ponto (ou aos pontos) onde as trilhas se iniciam. Até onde posso ir de carro ? Há uma ou mais pousadas a uma distância que permita acessar os pontos iniciais das trilhas a pé ? Pretendo ir com meus filhos (idades entre 6 e 8 anos), é possível em um fim de semana fazer as trilhas mais simples com crianças nesta faixa etária ? Desculpe o incômodo, mas eu pesquisei bastante na internet mas não achei informações oficiais claras a respeito do acesso e de acomodações relativas ao Núcleo Salinas, mas somente informações mais genéricas. Obrigado !!!

Francisco Chico Trekking Feb 25, 2018

Olá Bastos, tudo bem contigo?

Pelo que sei, oficialmente até a área marcada como estacionamento no tracklog acima você pode acessar de carro. Pouco acima dessa área de estacionamento há a República Três Picos (Refúgio Mascarim - 21 98138-6005 ou 21 99254-2794). Quando estive por lá da última vez, quem estava hospedado nesse refúgio podia ir até lá de automóvel. Fica pouco acima do estacionamento como poderá ver no tracklog.
    Mas a partir e acima do refúgio somente é possível acessar à pé!

Caso o refúgio não esteja funcionando, recomendo a Pousada dos Paula (22 2543-3717), que é um local melhor estruturado que o Refúgio, localizado às margens da estrada de acesso ao Três Picos, bem antes do estacionamento. Vem funcionando há anos sem interrupção (há vários outros locais de hospedagem na região, vários refúgios, mas sinceramente costumam variar muito de proprietário e contatos a cada estação). Nesse caso, hospedando nesta Pousada, ao ir acessar o Vale dos Deuses basta subir com o veículo até o estacionamento. Dali pra cima somente à pé!

Já quanto às trilhas acho perfeitamente possível que vá até o Vale dos Deuses com as crianças. A rota é uma estradinha. Claro que, devido ao filho de 6 anos, é possível que tenha que auxiliá-lo mais dedicadamente.
    Mas tenha em mente que, se quiser atingir o Vale dos Deuses pode ser que tenha que pernoitar por lá para não pesar para as crianças.

Nesse caso, o Parque tem um Abrigo de Montanha simples lá no Vale dos Deuses, lugar belíssimo, bem próximo à área de camping. Passar uma noite por lá com as crianças pode ser uma experiência incrível!
    Entre em contato com o Parque (21 2649-6847) e verifique se o mesmo está disponível e assim a possibilidade de ficar por lá. Assim não necessitaria de barraca, teria uma melhor estrutura à disposição e poderia desfrutar dos arredores com menor preocupação.

Enfim, acho que vale a pena qualquer esforço para proporcionar esta experiência às crianças. O lugar é incrivelmente belo!

Bom, estou à disposição. O que eu souber e puder ajudar 'tá na mão'.
    Um abraço, dê notícias ok? Inté

• LBASTOSM Feb 25, 2018

Francisco, muito obrigado pela atenção e pelas informações. Tão logo me aventure por lá mando notícias. Valeu !!

Francisco Chico Trekking Feb 25, 2018

ok, bons ventos pra Ti!

• Photo of Carlos Kobayashi
    Carlos Kobayashi Jul 12, 2018

Obrigado pelo tracklog! Consegui conhecer o Parque dos Três Picos com a ajuda desse tracklog.

Francisco Chico Trekking Jul 15, 2018

Olá Carlos,
    Que bom saber que essa marcação lhe ajudou a visitar aquele lugar incrível!
    Bons ventos pra Ti, obrigado pela notícia.
    Abraços

• Photo of Nelson da Silva Junior
    Nelson da Silva Junior Jul 2, 2019

Olá Chico, bom dia!
    Muito bom seu relato e informações acima.
    Sou do Paraná e pretendo ir com meu grupo em Agosto. Pergunto, essa trilha principal termina no final ou entrada do parque?
    Sabe se naquela região se chega de carro ou van?
    Se tiver uma dica onde encontrar essas informações agradeço.
    Um abraço

Francisco Chico Trekking Jul 2, 2019

Oi Nelson Paranaense, tudo bem contigo?
    Como o período que irá é época de pouca ou nenhuma chuva na região, vc chegará até o ponto marcado como Estacionamento no início do track sem problemas. E ao final, o resgate chegará até a Cachoeira do Frade (ou até bem adiante/acima) também sem problemas. Fique tranquilo quanto a isto.
    Para aproveitar sua viagem, se puder insira outros locais para visita, como o Vale das Sebastianas; ou mesmo algum outro pico no Vale do Frade.
    Bons ventos pra Ti, abraços!

• Photo of Nelson da Silva Junior
    Nelson da Silva Junior Jul 10, 2019

Oi Chico, boa tarde!
    Desculpa a demora na resposta, mas agradeço muito por sua atenção.
    Vou pôr em prática o planejado.
    Um forte abraço!

• Photo of aacoelho
    aacoelho Aug 19, 2022

Olá Chico, mais uma vez utilizei seu tracklog e seu relato como referência.
    Sua gravação está perfeita e me auxiliou na subida do Pico Menor. As cordas fixas do Pico Menor e corrente da Caixa de Fósforo foram todas retiradas, quem for fazer os Picos Menor e Médio precisa levar corda de 30 metros, na Caixa de Fósforo também precisa levar equipamento.
    Sua descrição está excelente pouca coisa mudou mas houve melhorias no Parque que está muito bem cuidado.
    Para mim o nível de dificuldade técnica do Pico Médio é difícil e de alto risco, o trecho após a Ferrara é de escalada sem equipamento, a segurança é o capim e os bambuzinhos que a gente se agarra e se apoia para subir, se a encosta estiver encharcada pela chuva de dias anteriores não tente subir, se o tufo de capim que você está se apoiando ceder você vai junto para o abismo.
    Obrigado por compartilhar.

Francisco Chico Trekking Sep 1, 2022

Fala Coelho,
    Muito grato pela sua avaliação, comentário e atualizações. Aliás esta atualização é muito importante pois orienta aqueles que visitarão o lugar atualmente. São essas atualizações que ainda mantém o traçado útil.
    Muito grato por tudo isto, um abraço