Activity

TREKKING NO VALE MÁGICO (VALE DE CAMBRA)

Download

Trail photos

Photo ofTREKKING NO VALE MÁGICO (VALE DE CAMBRA) Photo ofTREKKING NO VALE MÁGICO (VALE DE CAMBRA) Photo ofTREKKING NO VALE MÁGICO (VALE DE CAMBRA)

Author

Trail stats

Distance
12 mi
Elevation gain
3,399 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
3,399 ft
Max elevation
3,433 ft
TrailRank 
75 5
Min elevation
789 ft
Trail type
Loop
Time
6 hours 44 minutes
Coordinates
1726
Uploaded
May 3, 2018
Recorded
May 2018
  • Rating

  •   5 1 review
Be the first to clap
1 comment
Share

near Felgueira, Aveiro (Portugal)

Viewed 3626 times, downloaded 93 times

Trail photos

Photo ofTREKKING NO VALE MÁGICO (VALE DE CAMBRA) Photo ofTREKKING NO VALE MÁGICO (VALE DE CAMBRA) Photo ofTREKKING NO VALE MÁGICO (VALE DE CAMBRA)

Itinerary description

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Este trilho tem por base o traçado do Freita Trekking 2018, tendo como ponto de partida e fim a aldeia de Felgueira, junto ao Campo de Futebol e Restaurante Nino da Freita. Terra de belos recantos, a aldeia da Felgueira, localizada na freguesia de Arões, respira a natureza verde da Serra da Freita e as águas límpidas e azuis do Rio Cabrum. O trilho realizado percorre parte de alguns PR`s de Vale de Cambra: PR1-Varandas da Felgueira; PR6-Paraduça e PR3-Na Vereda do Pastor. No entanto, a sua maior parte, é realizado por caminhos de pé posto e estradões florestais sem marcação sendo obrigatório o uso de gps. Alerta-se para o facto de alguns troços terem sido abertos para o Freita Trekking 2018, os quais poderão estar fechados por vegetação noutra altura do ano.

Partindo da Felgueira, o percurso tem início junto ao Campo de Futebol, seguindo depois para o núcleo rural daquela localidade constituído por casas antigas de construção tradicional, onde predomina o granito e o xisto. Por entre o casario intersecta o PR1 e toma-se o sentido sul e muito rapidamente se alcança os lavradios da aldeia, a atividade agrícola, muita dela desenvolvida em socalcos, confere um colorido único à paisagem. Seguindo por entre os campos começamos a entrar numa zona mais florestal em direção ao ribeiro e aos moinhos da Sabrosa. Aí chegados atravessamos para a margem esquerda do ribeiro por uma ponte de madeira, voltando logo de seguida a passar para a margem contrária através da parede do açude. ALERTA! Esta travessia pode ser complicada em função do caudal do ribeiro – TODO O CUIDADO É POUCO! Ultrapassada esta dificuldade seguimos ao longo da levada em direção à Aldeia de Cabrum que não chegamos a cruzar, passando ao lado do núcleo habitacional.

O trilho vai descendo pelo caminho florestal, as panorâmicas das serras circundantes são magníficas com os contrastes das cores primaveris, intersectámos o PR6 e sempre a descer deixamos o caminho florestal para seguir um carreiro lajeado ingreme que nos conduz a uma belíssima linha de água no meio da vegetação e à confluência de um pequeno ribeiro, chegamos ao lugar conhecido por Berlengas. Magnifico recanto da natureza onde a junção das águas de dois afluentes engrossam o Rio Teixeira. Hora de contemplar a beleza natural do lugar e de algumas fotos… retomamos o caminho lajeado, e como tudo o que desce acaba por subir, lá voltamos a subir! Agora acompanhando o PR3.1 seguimos para o lugar das Porqueiras, uma aldeia remota localizada no fundo do Vale da Ribeira de Agualva, hoje meia dúzia de casas em ruínas, mas que ainda há bem pouco tempo eram habitadas! Fizemos um pequeno desvio para visitar a Cascata de Porqueiras, vale a pena! Uma queda de água magnífica! Voltamos um pouco atrás no trilho e seguimos rumo à aldeia da Lomba, utilizando um carreiro antigo muito sinuoso, bastante ingreme! Neste lugar é de visita obrigatória o núcleo de espigueiros e a Capela da Nossa Senhora dos Milagres. A aldeia da Lomba é uma das mais belas aldeias de Portugal, estando empoleirada num promontório, e terminando numa pequena península onde se acotovelam uma igreja, um cemitério, várias casas e mais de 15 canastros. Esta configuração particular, que resultou de três falhas, enquadra a aldeia nos três lados da península.

Retomando o núcleo principal da aldeia da Lomba, sobe-se até à escola primária e daí para a Serra, observando as pedras gastas pelos cascos das cabras e das ovelhas. Atravessa-se, assim, uma vereda de pastores. O trilho abandona o caminho mais largo e toma um carreiro empedrado que contorna a encosta em direção à Ribeira do Côvo a qual atravessamos para iniciar a subida até à cumeada. Há que vencer um desnível de 350 metros em menos de um quilómetro! Este troço foi limpo recentemente, noutra altura do ano poderá estar intransitável devido à vegetação, ATENÇÃO poderá ser necessário encontrar alternativa no local. Chegados ao alto aproveitamos o local para a paragem de almoço enquanto contemplávamos as magníficas panorâmicas da serra. Estes vales encaixados e escarpas são o habitat perfeito para a maior ave de rapina europeia, o majestoso bufo-real. Os carvalhais são refúgio do lobo-ibérico e o melro-de- água aproveita as numerosas quedas de água para nidificar. Nas encostas viradas a sul surpreende ver sobreirais bem constituídos, mas é no fundo dos vales que se escondem os maiores tesouros, relíquias preciosas da laurissilva, como é o caso do feto-vaqueiro e do azevinho, espécies protegidas que aqui se podem contemplar. Depois do descanso merecido seguimos o trilho que ainda subiu um pouco mais, passamos pelo Parque de Merendas e pouco depois atingimos a altitude máxima do trilho, 1044 metros, no Posto de Vigia Florestal junto à Estação Meteorológica de Arouca. Agora foi começar a descer encosta abaixo por caminhos florestais, passamos pelas ruínas da Casa Florestal, atravessámos a Estrada Municipal M621 e continuamos a descer pelo caminho florestal até à Aldeia de Felgueira. Entramos na aldeia por caminhos de pedras gastas e percursos antigos, onde as habitações de granito, cobertas de lousa, contam a história de uma vida intensamente rural. Atravessamos o núcleo rural em direção à Estrada Municipal M550, junto ao Restaurante Mira Freita, seguimos a estrada municipal até ao Restaurante Nino da Freita onde cortamos à esquerda para chegar ao Campo de Futebol, local de término desta aventura pelo vale mágico de Vale de Cambra… Para os mais convivas podem prolongar a confraternização num dos referidos restaurantes onde podem degustar um dos pratos tradicionais: a vitela arouquesa e o cabrito da Gralheira.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,588 ft
Photo ofCAMPO DE FUTEBOL Photo ofCAMPO DE FUTEBOL Photo ofCAMPO DE FUTEBOL

CAMPO DE FUTEBOL

PictographWaypoint Altitude 2,034 ft
Photo ofMOINHOS DA SOBROSA Photo ofMOINHOS DA SOBROSA Photo ofMOINHOS DA SOBROSA

MOINHOS DA SOBROSA

PictographWaypoint Altitude 2,040 ft
Photo ofLEVADA DE CABRUM Photo ofLEVADA DE CABRUM Photo ofLEVADA DE CABRUM

LEVADA DE CABRUM

PictographWaypoint Altitude 1,533 ft
Photo ofINTERSEÇÃO PR6 VLC Photo ofINTERSEÇÃO PR6 VLC Photo ofINTERSEÇÃO PR6 VLC

INTERSEÇÃO PR6 VLC

PictographWaypoint Altitude 789 ft
Photo ofBERLENGAS (RIBEIRO CABRUM) Photo ofBERLENGAS (RIBEIRO CABRUM) Photo ofBERLENGAS (RIBEIRO CABRUM)

BERLENGAS (RIBEIRO CABRUM)

PictographWaypoint Altitude 1,179 ft
Photo ofPORQUEIRAS (RUÍNAS) Photo ofPORQUEIRAS (RUÍNAS) Photo ofPORQUEIRAS (RUÍNAS)

PORQUEIRAS (RUÍNAS)

PictographWaypoint Altitude 1,176 ft
Photo ofCASCATA DE PORQUEIRAS Photo ofCASCATA DE PORQUEIRAS Photo ofCASCATA DE PORQUEIRAS

CASCATA DE PORQUEIRAS

PictographWaypoint Altitude 1,804 ft
Photo ofALDEIA DA LOMBA Photo ofALDEIA DA LOMBA Photo ofALDEIA DA LOMBA

ALDEIA DA LOMBA

PictographWaypoint Altitude 2,046 ft
Photo ofRIBEIRA DO CÔVO Photo ofRIBEIRA DO CÔVO Photo ofRIBEIRA DO CÔVO

RIBEIRA DO CÔVO

PictographWaypoint Altitude 3,165 ft
Photo ofALTO DA GRALHEIRA Photo ofALTO DA GRALHEIRA Photo ofALTO DA GRALHEIRA

ALTO DA GRALHEIRA

PictographWaypoint Altitude 3,284 ft
Photo ofPARQUE DE MERENDAS Photo ofPARQUE DE MERENDAS Photo ofPARQUE DE MERENDAS

PARQUE DE MERENDAS

PictographWaypoint Altitude 3,421 ft
Photo ofPOSTO VIGIA GUARDA FLORESTAL Photo ofPOSTO VIGIA GUARDA FLORESTAL Photo ofPOSTO VIGIA GUARDA FLORESTAL

POSTO VIGIA GUARDA FLORESTAL

PictographWaypoint Altitude 3,239 ft
Photo ofRUÍNAS CASA GUARDA FLORESTAL Photo ofRUÍNAS CASA GUARDA FLORESTAL Photo ofRUÍNAS CASA GUARDA FLORESTAL

RUÍNAS CASA GUARDA FLORESTAL

PictographWaypoint Altitude 2,530 ft
Photo ofALDEIA DE FELGUEIRA Photo ofALDEIA DE FELGUEIRA Photo ofALDEIA DE FELGUEIRA

ALDEIA DE FELGUEIRA

Comments  (1)

  • DiogoHiker Jun 30, 2018

    Magnifica trilha! Obrigado pela partilha.

You can or this trail