Travessia na Serra do Feiticeiro (Lajes-RN)

Photo ofTravessia na Serra do Feiticeiro (Lajes-RN) Photo ofTravessia na Serra do Feiticeiro (Lajes-RN) Photo ofTravessia na Serra do Feiticeiro (Lajes-RN)

September 20, 2021
February 2021

near Lajes, Rio Grande do Norte (Brazil)

Trekking de 2 dias pela Serra do Feiticeiro na cidade de Lajes-RN com o objetivo de explorar um pedaço da cumeeira da serra.

INFORMAÇÕES

Tipo: Trekking autônomo com planejamento do percurso e navegação realizados por conta própria;
Guia: Opcional;
Dias: 2 dias;
Subimos a serra na metade de um dia e na metade do outro dia efetuamos a descida.
Distância: 18 km;
Sendo 11 km no primeiro dia e 7 km no segundo.

COMO CHEGAR

O jeito mais comum para começar e terminar o trekking (em formato de circuito) é a partir da propriedade de Inácio (ponto marcado no tracklog como "Ponto de Apoio"). A princípio, iríamos fazer a trilha em formato de circuito e lá seria o local de início e onde o carro ficaria para ser pego no outro dia do trekking.

Entretanto, resolvemos fazer de um jeito diferente e começar a pé a partir do restaurante do posto de gasolina Odon Lajes (aquele que fica antes da entrada da cidade de Lajes). Nesse caso, a propriedade de seu Inácio ficou sendo o nosso destino final. Apenas combinamos antes com Inácio o resgate ao final da trilha para nos levar até de volta ao estacionamento.

Pelo fato da casa ser bem próxima da serra, caso queira utilizá-la como apoio acaba facilitando a logística e a caminhada. Esse local já é comumente utilizado por trilheiros e agências de turismo como ponto de apoio. Caso queira estacionamento ou também almoçar no segundo dia, combine com antecedência com Inácio (contato mais embaixo).

A TRAVESSIA

DIA 1 - POSTO DE GASOLINA ODON LAJES AO ACAMPAMENTO

Um primeiro objetivo para chegar até o topo da serra seria chegar até próximo à base da serra. Esse local seria a trilha por onde geralmente o trekking passa quando sai da casa de Inácio.

No dia saímos às 13h em direção ao ponto de acampamento pretendido na serra. Esteja preparado, nos tempos de estiagem não existe água no caminho nem em cima da serra. Fui com 6 litros de água. Achei que ainda não fosse suficiente (na realidade ficou no limite) já que no segundo dia a intenção era caminhar até perto do final do dia.

Até o primeiro objetivo (base da serra) foram 8 km. Nos primeiros 5 km o percurso foi bem tranquilo por se tratar de uma parte de estrada rural e outra estrada para acesso ao leito do Rio Ceará-Mirim. Os outros 3 km seguintes foram de navegação fora da trilha realizados para cortar caminho até a base da serra.

O começo é por uma estrada rural próxima ao restaurante, à esquerda da rodovia no sentido Lajes-RN. Permaneça nela por uns 4 km até pegar uma bifurcação à direita no sentido do rio Ceará-Mirim para entrar em outra estrada. A partir desse momento já era possível ter uma melhor visão da serra e do ponto de subida.

Mais a frente cruze o rio e sempre tomando como base o visual da serra. Com mais 1.5 km chega-se na parte de navegação fora da trilha. Nesse momento a vegetação é de mata de Caatinga arbustiva, pouco densa e de porte baixo e médio. Vez ou outra aparecia algumas trilhas de animais que ajudavam na caminhada. Use sempre a serra como referência para navegação. O percurso nesse tipo de vegetação tem uns 2 km.

Ao cruzar a “mata”, chega-se até próximo a base da serra numa trilha que normalmente é usada para subida. Até o ponto de acampamento são uns 3 km de subida.

A trilha de subida é bem demarcada e possui algumas pedras soltas pelo caminho. Com alguns trechos fortes, de um modo geral ela não é tão íngreme. Não é preciso nenhum tipo de escalaminhada, sendo feita apenas caminhando. Pode ser preciso um esforço a mais por conta do peso da água e equipamento na mochila.

Ainda antes do ponto de acampamento tem a última subida para finalizar o dia. Lá em cima há um mirante, sendo possível avistar o Pico do Cabugi e uma bela planície.

DIA 2 - ACAMPAMENTO À CASA DE INÁCIO

O segundo dia explora uma pequena parte da cumereira da serra. Devido a falta de água, o tracklog percorreu apenas 1 km da cumeeira da serra (contando a partir do ponto de subida). Acabei ficando sem água e não pude progredir uma distância maior.

Esse trajeto possui um outro mirante com uma bela vista para os paredões de pedra da serra como também para o Pico do Cabugi.

A volta para o ponto de apoio na casa de Inácio é relativamente tranquila apesar do clima e da possível falta de água. Inácio nos recebeu muito bem, ofereceu água (muito gelada) e um almoço, pois chegamos perto do meio dia. Descansamos mais um pouco e ele nos levou até o posto onde o carro estava.

Apesar de termos caminhado pouco no segundo dia, ainda assim o trekking valeu a pena pela beleza do lugar. Uma investida para percorrer toda a cumeeira da serra seria bem interessante numa próxima oportunidade. A trilha aumentaria sua dificuldade principalmente devido à escassez de água.

CONTATOS

Inácio de Lajes: (84) 9 9913-1430

OBSERVAÇÕES

- LEVE SEU LIXO DE VOLTA, FECHE AS PORTEIRAS/TRONQUEIRAS, EVITE DANIFICAR AS CERCAS;

- Lembre-se que você é inteiramente responsável ao decidir e realizar a trilha. Use por sua conta em risco. As informações presentes aqui visam apenas serem informativas e auxiliares;

- A progressão do terreno depende da sua condição física, se conheça primeiramente para por segurança chegar antes do final do dia no acampamento e no final da trilha;

- Trilha de dificuldade moderada pela distância, possui algumas subidas e descidas íngremes. Para iniciantes ou pessoas sem condicionamento físico pode ser uma trilha de alta dificuldade principalmente devido ao peso da mochila;

- A travessia pode ser realizada em qualquer época do ano, porém recomenda-se que seja feita no inverno devido ao clima ser mais ameno;

- Travessia bem exposta ao tempo, protetor solar e chapéu são itens obrigatórios;