Morro Pelado (Joinville SC)

41 minutes
one day one hour 51 minutes
July 4, 2021
July 2021

near Rio de Julio, Santa Catarina (Brazil)

Acesso se da pela SC 418 na Serra Dona Francisca, passando o hotel fazenda Dona Francisca logo a frente a direita tem uma borracharia que dá pra deixar o carro.

Aí é só atravessar a rodovia e seguir até a primeira entrada a esquerda. (não confundir com a entrada do Castelo dos Bugres, aquela que tem um container na frente).

Trilha do Morro Pelado é cheia de bifurcações, por isso é bom ter um gps em mãos para não pegar a trilha errada ou ir com alguém que conheça.

Essa trilha passa pelo Rio Piraí (bem próximo da sua nascente), rio este que abastece cerca de 30% da população de Joinville e desemboca em Araquari no Rio Itapocu.

Percurso não possui grandes aclives até chegar na "gruta" de baixo do morro, neste lugar é possível acampar. (Lembrar de pegar água no ultimo ponto de coleta)

Desafio fica por conta do trecho final, onde é feita a subida do morro pelado propriamente dito, com o auxilio de cordas em meio a rocha exposta e escorregadia.

No cume do morro com seus 1044 metros aprox. cabem umas poucas barracas (neste dia acampamos com duas).

Se der sorte e não pegar nevoeiro terá um visual bem lindo da região.

OBS: Nessa trilha é bem comum pegar carrapatos :)

Essa trilha para o castelo não é muito utilizada. Caso a intenção seja subir o castelo o ideal é iniciar pela trilha do container mais a frente na rodovia