Photo ofTrekking 30: Vereda do Pico do Cedro, Vereda do Rosto Branco, PR21, Chão dos Louros, PR21, Encumeada Photo ofTrekking 30: Vereda do Pico do Cedro, Vereda do Rosto Branco, PR21, Chão dos Louros, PR21, Encumeada Photo ofTrekking 30: Vereda do Pico do Cedro, Vereda do Rosto Branco, PR21, Chão dos Louros, PR21, Encumeada

July 24, 2021
July 2021

near Senhora do Rosário, Madeira (Portugal)

A vereda inicial a descer, até à vereda do rosto branco, é difícil. Tem zonas bastante inclinadas. E aqui até convém usar umas luvas para poder se agarrar às urzes evitando cortes e melhorando a segurança.

O restante é fácil ou de dificuldade moderada. A nível físico não é difícil.

Ponto inicial no estradão à direita logo a seguir ao subir a Encumeada (onde havia uma pedreira). Percorreu-se a vereda (início escondido atrás de uma pequena rampa com silvado, sobe-se e chega-se logo a um trilho bem definido dentro da Laurissilva) e depois vira-se na primeira intersecção à direita. Mais à frente onde tem um degrau vira-se logo à direita e desce-se contornando um grande pedregulho. Mais abaixo tem outra vereda à direita mas tem uns galhos no chão a "bloquear o caminho", ignora-se e vai-se pela esquerda. Sobe-se um pouco para um cabeço onde se tem uma vista fabulosa para todo o vale de São Vicente. Depois tem uma vereda que desce e tem mais abaixo outro ponto com vista fabulosa (ver video). Continua-se a descer, passando por umas zonas bastante inclinadas e escorregadias tendo ir ter depois à Vereda do Rosto Branco numa zona onde tem outro ponto com vista fabulosa. Percorre-se esta vereda até perto do posto florestal mas antes deste, descer pelo PR 21 mas mais abaixo continua-se na vereda da esquerda até lá em baixo à estrada. Anda-se um pouco pela estrada e depois apanha-se novamente o PR 21 virando depois para a vereda da esquerda. Logo a seguir tem outra vereda para a esquerda que desce. Essa mais à frente torna-se perigosa pelo que recomendo continuar pela vereda que sobe e depois virar à esquerda para a Vereda do Chão dos Louros. Mais à frente tem um ponto com vista fabulosa. Descendo sempre vamos ter ao Chão dos Louros. Aí dirigimo-nos para a zona mais a norte onde tem uma vereda que contorna o Chão dos Louros. Chegando ao posto florestal, apanha-se novamente o PR21, chegando à Encumeada e logo a seguir ao ponto de partida, seguindo pela estrada.

Video: https://youtu.be/2WtMoEIglHk

PS: este percurso é bom para se fazer num dia de calor pois é sempre debaixo da vegetação, excepto nas pequenas porções de alcatrão que se percorre.

Nota final: se fizer o percurso no sentido inverso, na parte onde se sobe da Vereda do Rosto Branco para a pedreira, existe um ponto onde pode ser necessária uma corda numa zona mais inclinada e escorregadia, com terra muito solta. A descer é ir de rabo de chão e deixar escorregar um pouco. :)