Photo ofTrekking 156: Barreira, Ribeira do Vasco Gil, Lev. Pico do Curral, Lev. Pico do Cardo, Pico do Prado, Lev. da Negra Photo ofTrekking 156: Barreira, Ribeira do Vasco Gil, Lev. Pico do Curral, Lev. Pico do Cardo, Pico do Prado, Lev. da Negra Photo ofTrekking 156: Barreira, Ribeira do Vasco Gil, Lev. Pico do Curral, Lev. Pico do Cardo, Pico do Prado, Lev. da Negra

May 4, 2024
May 2024

near Estrela, Madeira (Portugal)

Este percurso NÃO É um percurso recomendado segundo as autoridades locais. Vá por sua conta e risco.

Vereda da Barreira até à zona de confluência da Levada do Pico do Curral e da Levada do Pico do Cardo: fácil/moderada. Não tem varandim de proteção.
Levada do Pico do Curral: só percorri uns metros da levada. Dificuldade moderada a difícil, estreita, exposta e mais acima tem imensa vegetação.
Levada do Pico do Cardo (troço percorrido): dificuldade moderada mas com zonas expostas. Até gostaria de subir mais um pouco mas a existência de 3 cabras amarradas na levada levou a me desistir da ideia pois não sabia qual seria a reacção delas se me aproximasse muito, o que teria de o fazer.
Vereda até ao estradão: dificuldade moderada a difícil/difícil. Inclinada e um pouco escorregadia. Na segunda metade, o trilho está muito pouco visível. A saída no estradão em cima é difícil de encontrar para quem começa de cima. Deixei lá no chão umas pedras amontoadas e uns ramos no chão a apontar para a entrada. Se por acaso subir a vereda, e o estradão estar fechado pela carqueja (não é difícil de acontecer), pode não conseguir voltar para trás porque não encontrou a vereda que desce para a Ribeira do Vasco Gil...
Estradão para a zona do Pico do Prado: fácil mas com alguma inclinação e alguma carqueja pelo caminho.
Levada da Negra (troço percorrido): dificuldade fácil/moderada. Não tem varandim de protecção. O piso é um pouco escorregadio, tipo serro.

Ainda explorei uma zona de antigos currais na zona do Pico do Prado. Acima tem uma vereda que depois desce.

Mais informações sobre as levadas:

PS: uma alternativa a descer pelo Caminho Florestal da Barreira e depois pela Levada da Negra que foi o que eu fiz, é descer pelo Trilho das Poças: