Trek Santa Cruz

2 days 23 hours 59 minutes
July 21, 2015
July 2015

near Queral, Ancash (Peru)

Trekking Santa Cruz na Cordilheira Blanca

Clássica travessia de 4 dias feita no Parque Nacional Huascáran, essa travessia pode ser feita em ambos sentidos, Cashapampa - Vaqueria ou Vaqueria - Cashapampa.

1 dia - Cashapampa - Llamacoral - Esse dia parte do povoado de Cashapampa em direção ao primeiro acampamento, sempre subindo pela Quebrada Santa Cruz.

2 dia - Llamacoral - Taullipampa - Esse dia partimos do acampamento em direção ao próximo passando por lagunas e pelos picos nevados. Esse dia o caminho é plano e mais tranquilo, exceto se fosse quiser ir até o mirador do nevado Alpamayo e terá que pegar uma subida mais forte até lá.

3 dia - Taullipampa - Huaripampa - Esse dia partimos do acampamento subindo até o ponto mais alto do trekking (Paso Punta Unión) e depois pegando um longo trecho de descida até o próximo acampamento. Definitivamente esse é o trecho mais longo e cansativo da travessia.

4 dia - Huaripampa - Vaqueria - Esse dia partimos do acampamento numa leve descida passando por várias casas de um vilarejo e depois uma subida até o local conhecido como Vaqueria.

Desse local tomamos um coletivo vindo de Yanama em direção a Yungay e quando chegamos a cidade pegamos outro coletivo em direção a Huaraz. Na ida pegamos um coletivo para Caraz e de lá outro coletivo até Cashapampa.

A trilha é bem marcada e muito popular, sempre há pessoas do mundo todo fazendo esse percurso em ambas direções.

Bifurcação Alpamayo

Taullipampa

Vaqueria

• rodrigospigolonrodrigo scalon e spigolon Aug 7, 2018

Obrigado por compartilhar, vai me ajudar bastante. Se recorda do horário do coletivo de Vaqueria para Yungay?

• Photo of Victor Augusto
    Victor Augusto Aug 11, 2018

@rodrigo é bem difícil te falar sobre o horário de transporte porque já faz muito tempo e não dá pra saber se ainda permanece o mesmo. Bom essa informação acho que você conseguirá apenas quando estiver por lá, o que lembro foi que não acordamos tão cedo... caminhamos pouco no último dia até a chegada ao local onde passaria o resgate, no máximo eu chutaria antes do meio dia. Abrx