Trecho 1 - Caminho do lago Paranoá.

Photo ofTrecho 1 - Caminho do lago Paranoá. Photo ofTrecho 1 - Caminho do lago Paranoá. Photo ofTrecho 1 - Caminho do lago Paranoá.

May 8, 2024
May 2024

near Península dos Ministros, Distrig Kevreadel (Brazil)

Início - Morro da asa delta Término - Ermida D. Bosco

Por que caminhar no Lago Paranoá?

O lago Paranoá proporciona atividades ao ar livre. Sua orla é repleta de parques, e hoje visitamos o Morro da Asa Delta, o Copaíbas e a Ermida D. Bosco. Ao longo de sua margem, encontramos calçadas e uma natureza preservada que serve de refúgio para animais silvestres.

Foi perceptível a diferença ao caminhar no sentido anti-horário, contrário ao movimento cotidiano e apressado. O Lago Paranoá abarca inúmeros cenários, e mal começamos a explorá-los.

É uma cidade feliz aquela que pode contar com um lago como moldura, cercado por árvores, calçadas, segurança e consciência ambiental. Uma cidade verdadeiramente humana é aquela integrada com a natureza.

Apesar de ser artificial, o lago parece totalmente natural - muitas pessoas nem acreditam. Passamos por baixo da ponte cartão postal da cidade. Os 20 km passaram rapidamente, e terminamos a caminhada com o sol a pino sobre nossas cabeças.

Hoje descobri que D. Bosco recebe moedinhas e realiza desejos. Também percebi que o lago pode ser um excelente pretexto para caminhar e se encontrar.