Travessias dos Capivarís- PR

one day 11 hours 7 minutes
June 10, 2023
June 2023

near Ribeirão Grande, Paraná (Brazil)

ATENÇÃO: A Trilha entre o Capivari 4 e o Capivari 5 ( chamamos assim porque não tinha nome) está muito confusa , então tem que seguir na intuição, porque está sempre do lado direito da crista que liga um no outro, lembre-se que vc tem que chegar ao cume do CINCO.

Depois do Capivari 5 , aí praticamente não tem trilha definida, é muita pedrinha pra contornar e na segunda metade do trecho às vezes tem que varar mato como dá . A gente se perdeu ou tentou algumas alternativas e no finalzinho, já sem paciência, METEMOS UM VARA MATO direto para uma casa que dá pra ver o telhado( verde ou azul) e saímos numa estradinha que nos levou direto para o rodovia.

RELATO DA TRAVESSIA:

O MAPA DA MINA

Quando frequentava as montanhas do CONJUNTO IBITIRAQUIRI, que são essas montanhas perto de Curitiba, onde está o Pico Paraná, sempre que retornava para casa, me chamava a atenção um outro conjunto de montanhas rochosas à beira da Régis Bitencourt, exatamente perto da divisa entre os dois Estados.

No início dos anos 2.000, sem mapas de satélites e acesso a cartas topográficas, eu não fazia a menor ideia do nome daquela serra, mas uma década depois, acabei por localizá-las, mas com tantas outras montanhas gigantes para subir no Ibitiraquiri, acabei por desprezá-las.

Uns 5 anos atrás, já tendo subido quase todas as montanhas que me interessava, acabei voltando meus olhos novamente para elas, que agora ganharam nome e localização. Na verdade, tratava-se do CONJUNTO DOS CAPIVARÍS, três setores isolados uns dos outros que se distribuía da seguinte maneira:

SETOR DO CAPIVARÍ GRANDE: que era constituído do CAPIVARI MENOR, que é onde ficam as antenas, a PEDRA DA BIGORNA e o próprio CAPIVARÍ GRANDE.

SETOR DO CAPIVARÍ MIRIM: que é onde está o CAPIVARÍ MÉDIO e o próprio CAPIVARÍ MIRIM, esse o mais popular de todas as montanhas ali naquela região.

SETOR DO CAPIVARÍ IV: que é onde se encontra o próprio CAPIVARÍ IV, o CAPIVARÍ V e alguns morros isolados paralelo a crista entre um e outro.

Sempre que olhava para aquelas montanhas, ficava me perguntando porque não haviam aberto trilhas que ligassem um setor ao outro, perfazendo assim , uma grande travessia que pudesse valer a pena a gente sair de tão longe para ir lá naquele fim de mundo isolado, então eu mesmo resolvi traçar um caminho, fazer uma rota que eu pudesse ir um dia lá e varar mato e ligar de vez aquelas montanhas, claro, se já não houvessem feito isso, já que a galera do Paraná é bem descolada quando se trata desse negócio de abrir trilhas de uma montanha à outra , já que eles tem a seu favor o fato de poder entrar e sair da Serra do Mar Paranaense, sem serem tratados como bandidos invasores.

Pois bem, riscado a trilha, o esboço da travessia, guardei no meu computador e nunca mais me lembrei do projeto, até que esse ano, me valendo de uma previsão impecável, resolvi voltar a pesquisar sobre essas montanhas e descobri que essa travessia realmente já existia e me valendo de um TRAKLOG (caminho feito com um gps) que encontrei na internet, resolvi convidar a galera paulista para finalmente riscar esse roteiro da minha lista.

Feito o convite, qual não foi a minha surpresa ao descobri que a imensa maioria não tinha a menor ideia do que eu estava falando, aí me dei conta de que se tratava realmente de um ROTEIRO ESQUECIDO, UMA SERRA DESPREZADA, ofuscada pelo gigantismo da serra ao lado.

O RELATO COMPLETO ESTÁ NO LINK ABAIXO, só copiar e colar na barra de busca :

PictographCampsite Altitude 5,018 ft

PictographCampsite Altitude 5,337 ft

A partir daqui, a trilha fica muito confusa e por vezes vai ter que varar mato e ir pela intuição.

Suba o morro até o cume , a gente tentou contornar , mas não deu certo. Após subir o morro, siga a linha de Pinheiros . A gente fez isso, mas sem paciência, quando vimos o telhado verde de uma casa , varamos mato pra ele e saímos numa estradinha.

Varamos um mato dos infernos pra chegar na casa em construção e sair na estrada. Talvez o melhor a fazer, é continuar pela CRISTA até interceptar a estrada, nós perdemos a paciência e metemos o vara mato .

• Photo of Alex Pavanelo
    Alex Pavanelo Jun 13, 2023

Que dá hora. Parabéns hehehege vou voltar lá qlqr hora e usar sua track

Divanei Jun 14, 2023

Vou fazer um RELATO COMPLETO. Valeu Alex.

• Photo of Alex Pavanelo
    Alex Pavanelo Jun 14, 2023

Massa

Divanei Jul 3, 2023

O RELATO DA TRAVESSIA

• Photo of trilhandoeacampando
    trilhandoeacampando Oct 16, 2023

Depois de fazer alguns circuitos e travessias na Serra do Ibitiraquire, eu e Alan (meu irmão da montanha), começamos a nos interessar pelos Capivaris. Assim que surgiu uma oportunidade resolvemos fazer a travessia completa, em 2 dias) e, quem sabe até, chegar no Guaricana. No entanto, o clima estava bem desfavorável (chuva, vento forte e temperatura na casa dos 8°C, devido frente fria repentina q derrubou a temperatura da região que já estava bem alta por conta da época), e também acabamos iniciando a caminhada muito tarde (09:40) e eu tinha compromisso no final da tarde em Joinville. Sendo assim optamos por concluir "apenas" a travessia dos Capivaris. "Apenas" não quer dizer que foi fácil, pelo contrário, é uma travessia maravilhosa e de muito respeito (bem pesada). Mas enfim, devo fazer um relato completo na minha tracklog, quero agradecer o Divanei por disponibilizar essa tracklog maravilhosa juntamente com seu relato fantástico. Vlw irmão!

Divanei Oct 17, 2023

Opa ! Valeu meus amigos . Esse roteiro foi um que eu gostei muito por trilhar por lugares onde a grande massa ainda não vai e vc pode caminhar em paz , numa travessia belíssima.