Travessia Vargem Pequena ao Camorim com Pedra Rosilha Via Caminho do Nogueira

December 9, 2016
December 2016

near Vargem Pequena, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia percorrendo a exuberante e riquíssima Mata atlântica dentro do maior parque urbano do planeta (PEPB).

Início desta travessia é na Estrada Boca do Mato (Vargem Pequena), pouco depois da entrada da Pedreira, na rua à esquerda. Após isto, seguir até uma entrada à direita ao lado de um casarão beirando seu muro. Após alguns minutos vem a primeira bifurcação onde à esquerda segue para a Floresta do Camorim (conhecido como Caminho do Nogueira). Seguimos pela direita, pois o objetivo inicial era a conquista da Pedra Rosilha. Resumidamente, segue por uma trilha bem marcada, passando por dois pontos com água e em seguida por uma casa amarela. A partir daí serão duas bifurcações onde a escolha será a direita. Depois segue até a Torre de transmissão. A partir desse ponto a trilha apesar de clara começa a fica tênue. Pouco tempo depois chega-se a um bananal. Muito cuidado ao transpô-lo, já que onde tem bananeira pode ter cobras. Esse trecho é bem fechado e a partir daí a trilha fica bem confusa. Siga a frente apenas se tiver experiência. Pouco tempo depois, em aclive, a próxima bifurcação será à direita. Daí em diante segue em aclive forte entre blocos de rochas e uma grande caverna à esquerda- que nada mais é do que o platô da Pedra Rosilha. Mais a frente passará por um bloco granítico conhecido como cara de cão (só conseguimos entender o significado na volta). Alcançado praticamente o topo, seguindo para a esquerda tem-se uma laje de onde é possível ver toda a serra do camorim, serra do carvalho e que fica todo virado para a sub sede do PEPB núcleo Camorim, além da Pedra do Camorim (de frente). Esse ainda não é o topo da Pedra Rosilha. Voltando à bifurcação, pegando a direita e seguindo uns poucos metros chega-se a um bloco com uns pregos de escaladas. Esse é o topo da Pedra Rosilha.

Retornando até a primeira bifurcação segue-se em direção ao Camorim. Havia relatos que seria reto e plano a vida toda. Engano. Segue em aclive não muito acentuado por alguns metros até um largo onde tem um poço e uma nascente.
ATENÇÃO!!! Nesse trecho erramos, pois a informação que tínhamos era que seguiríamos para NW numa trilha bem marcada. Deve-se pegar à esquerda do poço numa trilha bem batida ainda entre bananais e bambus por cerca de 700 metros até chegar na trilha para o açude do camorim. Voltando ao poço, à direita tem uma casa com vários cachorros.

Chegando até a trilha do camorim, já dentro das imediações da sub sede seguindo para a esquerda por mais 2,9 km chega-se a Lagoa ou açude do camorim. À direita, por 1 km chega-se a sede administrativa.

• Photo of Henrique Mended
    Henrique Mended Nov 5, 2018

Na realidade tem uma trilha q desce direto pro açude la de cima. Perto do bananal