Travessia Vale Verde - Rio Cubatão ⛺

Photo ofTravessia Vale Verde - Rio Cubatão ⛺ Photo ofTravessia Vale Verde - Rio Cubatão ⛺ Photo ofTravessia Vale Verde - Rio Cubatão ⛺

Experts only
2 days 6 hours 38 minutes
July 10, 2020
July 2020

near Vila Nova Esperança, São Paulo (Brazil)

Travessia Vale Verde - Rio Cubatão

Travessia que ficou em projeto por uns 2 anos, agendada por umas 4 vezes e sempre dava ruim pelo clima e pelos amigos que nunca compravam a ideia... enfim, acabei desistido, só fui pq um casal de amigos insistir muito pra ir, agora essa travessia entrou pro TOP 10 das mais legais e bonitas que já tive o prazer de conhecer...

Relato resumido:
Primeiro dia:
Tranquilidade e clima de festa com Kalidon, Kelly e eu curtindo os longos 6km da estrada de terra, só alegria, todos gostam de andar ali, até que chegamos na linha férrea, alguns amigos ja foram parados e apenas “fixados” e logo liberados para continuar a trilha, por isso estava tranquilo.... POREM o guarda que nos pegou disse que ninguém poderia descer e foi sem conversa.... ok sem discutir e com toda educação demos a volta e seguimos ao plano B, eu nunca acho que vou usar o plano B de tão insano que ele pode parar ser, e na verdade é!

Plano B (não posso dar muitos detalhes).
TENSÃO e ADRENALINA, como qualquer filme do Tom Cruise em missão impossível, muita correria! Pegamos o expresso cubatão na primeira classe, quando chegamos no 16 era TUDO OU NADA! Trilha perfeita ou uma fiança impagável, para o nosso azar fomos vistos! Correria novamente!!! Enfim, descemos a cachoeira quase ralando e nos escondemos de baixo da ponte, tirei o resto do milho do bolso e da mochila e conseguir relaxar (ESTAVA SALVO).....
Quando a pressão e o cárdio voltaram ao normal, estávamos descendo a cachu Véu da noiva do 16, linda e bela, com eu já imaginava que seria (já era por volta das 15:00hs), portanto não tínhamos muito tempo para ficar de bobeira, agora a missão era ganhar terreno e encontrar uma boa área de camping, estávamos no afluente do Rio cubatão, neste ponto não sei qual nome que o rio leva, mas o rio era muito bonito e simples, mini cachoeiras, poções e até uma mini garganta do diabo, muito simpático, já por volta das 17:30 encontramos um local promissor para acampar, e não seriamos os primeiros pq no local já haviam garrafas e uma lona abandonada...
A noite foi perfeita, local escolhido protegia bem do vento e proporcionava todo aconchego que merecíamos após passar pelo plano B.

Segundo dia:,
Já estávamos embrenhados no meio do vale, relaxados porem atentos, haviam rastros perto, maços de cigarro e pegadas de uns 2 dias talvez (provavelmente de caçadores?), seguimos em frente com atenção pra não levar tiro.
Com a paisagem cada vez mais bela, muitos poços verdes dignos de ficar vários dias, também muitos pontos bons para campings, essa trilha já tinha superado todas as minhas expectativas, também não era tão “Simples” quanto pesquisei.... Enfim, por volta das 13:00hs chegamos na confluência que tanto queríamos (lugar digno de se passar 10 dias), deste ponto em diante o rio já fica caudaloso e bravo, nos deparamos com poções maravilhosos e cânions para se levar a sério, agora o percurso e a caminhada começaram a ficar mais lentos pelo terreno que mudou bastante, era possível ver rastros de onça para todo lado... infelizmente não vimos a bendita bixana...
Montamos acampamento por volta das 17:00hs, armei minha rede toda aberta para poder ver o movimento de animais a noite em volta do acampamento, péssima ideia, não dava para dormir com tanto barulho em volta, a floresta estava viva e os animais estavam dando uma festa ali, algo mexeu na minha mochila e correu.

Terceiro dia:
Após a noite mal dormida, foi possível ver rastros próximos do rio, com certeza de onça, a bixana rodeou nosso camping (não sei se tinha relação com o barulho), provavelmente quase virei whiskas kkkkkkkkk.....
Seguimos nosso caminho e após uns 500 metros demos de cara com uma barragem abandonada, mereceu alguns mergulhos no poção que ela formava, enfim após alguns cânions e rio parou de cair com violência, paisagem mudou novamente e topamos mais um local que poderia passar alguns dias curtindo, infelizmente nosso tempo era curto e foi necessário seguir o rio que parecia não ter fim kkk
Finalizamos o rio por volta das 16:00hs, porem seria necessário andar mais 6km de estrada até o ponto de ônibus, só alegria...
Fim 

Botequin

Encruza

PictographRisk Altitude 2,485 ft

Tunel 27

Tunel 26 (Cachu véu da Noiva)

CA

Cachu dos Noia

Confluencia

Pedrão

Rio Cubatão (Cacheira da Barragem)

Camp

Poção do Mogy

Poço da Jiboia

Antiga Usina (camp)

Ponte

Poço das Antas (Poço do Vale Verde)

Fim da Trilha

Viadutos

• Photo of Lúh Ruiva
    Lúh Ruiva Aug 22, 2020

Que aventura 👏😍🔪

• Photo of drickosantos
    drickosantos Oct 8, 2020

Man esse percurso vc fez todo pelos trilhos