Travessia | Vale dos Cristais x Macacos

Photo ofTravessia | Vale dos Cristais x Macacos Photo ofTravessia | Vale dos Cristais x Macacos Photo ofTravessia | Vale dos Cristais x Macacos

November 22, 2018
November 2018

near Tapera, Minas Gerais (Brazil)

Hiking - MG 30 - Nova Lima

Relato 21/11/2018
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização 25/04/2022
Fique atendo próximo do ribeirão de macacos (próximo ao final), a empresa Vale realizou uma obra emergencial na região, construindo uma estrada. A estrada não atrapalha o trajeto, mas pode ser que seja necessário desviar em algum ponto.

A sugestão de parada Help Trail está fechado.

Fizemos a caminhada o tempo todo debaixo de chuva, o que deixou nosso deslocamento mais lento, terreno com muitas descidas, acidentado e muito escorregadio.

- O acesso do condomínio é pela MG-030 entrada próximo ao colégio Santo Agostinho. A caminhada se inicia no final da rua do condomínio Vale dos Cristais e não é necessário passar por nenhuma portaria.

Siga a rua até chegar na trilha, siga próximo a cerca e vire a esquerda. Haverá uma forte descida até a borda da mata.

Optamos por fazer a caminhada sempre próximo as matas. São muitas subidas e descidas, córregos e rios.

Finalizamos em um restaurante muito conhecido da região. O Help Trail, onde fomos incrivelmente bem recebidos. (Local não funciona mais, infelizmente)

------------------------------------
Logística

Pode ser feita de ônibus

Ida = Pegue na Avenida Afonso Pena qualquer ônibus que vai para Nova Lima, Raposos ou Rio Acima. Peça ao trocador para avisar quando chegar ao Colégio Santo Agostinho, que é o ponto de descida.

Volta = Para voltar, use a linha 3915 (Pegue próximo a praça do bairro Capela Velha). Há alguns horários durante o dia. Consulte os horários no site http://www.santafetransportes.com.br/
------------------------------------
Observações

- Como são dezenas de trilhas recomendamos seguir o track, nossa prioridade foi sempre andar próximo as matas e evitar trilhas muito usadas por veículos off-road.

- Recomendo que seja feita em dias de semana. Finais de semana há um número elevado de veículos off-road, mas se optar por fazer no final de semana basta ficar atento.

- Trilha percorrida debaixo de chuva o dia inteiro, se você tem bastão de caminhada, recomendo levar para ganhar mais estabilidade.

Dúvidas? Pode enviar msg no Wikilock ou no instagram @moisessilvalima

• Photo of Guerreiros DAS Gerais
    Guerreiros DAS Gerais Dec 19, 2019

Trilha excelente! Acho que ele tinha um conhecimento anterior sobre a região, pois foi bem direcionado.
    Já havia ido lá mas não conhecia essa trilha.

Moises_Lima Dec 19, 2019

Olha que bacana! Eu estava lá no balcão do Help Trail (Restaurante que vcs beberam as limonadas), perguntei pra um de vcs por onde tinham vindo, aí comentei que já tinha feito esse caminho! Muito massa contribuir com vcs. Eu conheço bem aquela região próximo a nova obra da vale, o restante do trajeto tracei pelo Google Earth!
    Abrs

• Photo of Guerreiros DAS Gerais
    Guerreiros DAS Gerais Dec 19, 2019

Que coincidência! 👏🏻👍🏻 Legal

A trilha que você marcou foi muito boa

• Photo of Juliana BNeves
    Juliana BNeves Jun 18, 2020

Qual o tempo que vc gastou para percorrer a trilha?

Moises_Lima Jun 18, 2020

Olá Juliana, bom dia! depende muito do desenvolvimento do pessoal, por exemplo, fiz com câmera fotográfica e chovendo fino o tempo todo. Comecei às 7:30 e cheguei em Macacos 14hrs. Mas certamente se for feito de maneira direta e bom desenvolvimento da no máximo 3 hrs.

rublevy Apr 10, 2022

Bom dia, colega! É possível fazer essa trilha de bicicleta de montanha (MTB)?

Moises_Lima Apr 10, 2022

Jóia Rublevy, sim. Mas exige bastante experiência, pois o início é bem ingrime. Depois é mais tranquilo, confiram a elevação no track aqui mesmo no site.

rublevy Apr 22, 2022

Moisés, bom dia! É um prazer falar contigo novamente. Por acaso esse percurso passa por algum esgoto a céu aberto, ou algo do tipo ? Obrigado.

Moises_Lima Apr 22, 2022

Bom dia Rublevy, nem pode. Não passa. Caso veja é lançamento clandestino.

rublevy Apr 23, 2022

Obrigado, Moisés. Um colega de grupo de trilhas confundiu essa trilha com outra que passa perto da Estação de Tratamento de Esgotos, ETE, do condomínio Vale do Sereno. Abraços !

rublevy Apr 25, 2022

Moisés, a trilha é simplesmente SENSACIONAL!
    Fiz bem em ter ido a pé, fiz trail running – terreno impossível para MTB!!!
    No ponto -20.01254,-43.91655 (digite essa sequência no Google Maps, respeitando os pontos, vírgula e sinal de MENOS da matemática), eu deveria ter mantido o trajeto reto, bifurcando para ESQUERDA, e não para DIREITA, como fiz e voltei, a despeito do mato alto!
    Curiosamente, bifurcando para DIREITA também chega na trilha PERDIDAS !!!
    Obrigado por compartilhar! O silêncio e a paz do lugar são indescritíveis !

Moises_Lima Apr 25, 2022

Legal cara. Realmente é uma caminhada muito boa e de incontáveis alternativas, visto que existem centenas de trilhas na região utilizada por motos off-road. No final, atualmente tem uma estrada da empresa Vale (que não existia na época que gravei o track) e o Help Trail onde vendia uma maravilhosa limonada tb fechou.