Travessia Vale do Quilombo - Paranapiacaba / Santos - Poço das Moças ⛺

Photo ofTravessia Vale do Quilombo - Paranapiacaba / Santos - Poço das Moças ⛺ Photo ofTravessia Vale do Quilombo - Paranapiacaba / Santos - Poço das Moças ⛺ Photo ofTravessia Vale do Quilombo - Paranapiacaba / Santos - Poço das Moças ⛺

January 7, 2018
January 2018

near Saboó, São Paulo (Brazil)

Travessia do Quilombo (Poço das Moças).
Uma trilha muito importante pra mim, por ser minha primeira trilha, foi em 1998 eu tinha 10 anos, agora em Janeiro de 2018 fez 20 anos desde a primeira vez que fui, de lá pra cá essa foi uma trilha que realizei umas 20 vezes.

Seguem as dicas para realizar a travessia de baixo para cima. (Na minha opinião o modo mais difícil).

A entrada do Vale fica na Rodovia Piaçaguea (SP055), km 259 / 258 Santos.

Siga a estrada de terra até chegar na barragem, a trilha se encontra do lado direito as margens da barragem, muita atenção com as pedras escorregadias.
Após atravessar o primeiro riacho ainda na margem da barragem vc chegará em uma clareira lá terá a primeira Bifurcação, as duas chegam no poço das moças, recomendo a trilha direita por ser mais rápida e segura, se quiser seguir pela esquerda irá pelas pedras seguindo o rio, além de demorar mais.
Após chegar no poço das moças é necessário atravessar o rio até a margem esquerda (em dias normais esse rio deve ter mais ou menos 1metro de profundidade),
Após acessar as margens do lado esquerdo é necessário escalar as pedras até chegar na parte plana, todo local escorrega muito, recomendo ficar de meias lá.
Continuando a trilha procure uma clareira bem aberta ao lado esquerdo, verá um barranco horrível, é lá mesmo.
Suba até o fim, a trilha é bem demarcada basta prestar muita atenção que não terá problemas.
Vou citar alguns pontos de referência para ajudar.
Após subir o barranco até o fim encontrará no seu lado esquerdo uma descida, será a única, ela é bem curta, depois continuará seguindo a trilha desta vez sobre pedras.
Continue seguindo até clareira com uma fonte de água, neste local também tem uma árvore que se destaca das outras por ser muito maior.
Logo após deixar esta clareira precisa ter muita atenção, tem um ponto que a trilha sobe a esquerda e muita gente erra passando direito, de tanto acontecer isso se formou outra trilha que não leva a nenhum lugar.
Continue subindo que chegará a Pedra Lisa, na minha opinião essa é o ponto mais perigoso da trilha, muita atenção!
Atravesse o riacho da pedra lisa e continue subindo, neste ponto também tem uma bifurcação, necessário prestar atenção no seu lado esquerdo e verá a trilha demarcada subindo, se for direto vai chegar em uma caverna.
Continue subindo, esse ponto é apelidado de trilha do Zig zag, verá várias bifurcações, procure andar na mais demarcada.
Logo chegará na primeira clareira, preste atenção pois ela tem muitas marcas de fogueira e uma formação circular de pedras (isso está ai a muitos anos, acredito que ninguém vai tirar), neste ponto tem uma bifurcação, continue subindo pelo caminho da direita.
Após chegar na segunda clareira (está bem grande), verá vários caminhos, esquerda, direita e um que segue direito, siga direto!
Após uns 20 metros verá outra bifurcação, siga a esquerda e continue subindo.
Logo chegará no Mirante com quase 1000 metros de altitude.
Continue a trilha é verá a última bifurcação, siga a esquerda e agora será apenas descida.
Logo chegará na estrada de Paralelepípedo, continue descendo até chegar na vila de Paranapiacaba.

Dicas:
Para subir ou descer recomendo levar no mínimo 1.5 litros d'água.
Nesta trilha particularmente não uso perneiras.
Recomendo uso de bastões com ponta para caminhada, fora os bastões não recomendo levar nada nas mãos, sendo que essa trilha praticamente inteira é uma escalaminhada e vc usará muito as mãos.
Muito importante a escolha da sua bota, o risco de pequenos escorregões é alto, bota cano alto ajuda evitar torções no tornozelo.
Camisa manda longa.

Fiscalização, está trilha é proibidas!
Caso for pego terá que desembolsar uma quantidade de $500!
Os guardas fiscalizam a entrada da trilha das 07:00 as 18:00, evite passar na guarita este horários (a guarita fica na estrada de Paralelepípedo entre Paranapiacaba e o Mirante).

Boa trilha.
Recolha seu lixo.

🍃 Preserve a Natureza
‌🚯 Recolha seu lixo
‌📸 Leve apenas recordações
🔥 Evitem fogueiras

Início! Vale do Quilombo.

PictographProvisioning Altitude 309 ft

Nosso point quando realizamos a travessia de Paranapiacaba a Santos. Servem comida até às 19:00. Curto medio 20$ com bebida. O local também é conhecido por resgatar animais abandonados na rodovia.

PictographRuins Altitude 87 ft

PictographBridge Altitude 186 ft

Esse portão barrava a entrada na barragem a muitos anos atrás.

É possível chegar de carro ou Bike até este ponto. A trilha continua ao lado direito nas margens da barragem.

PictographLake Altitude 331 ft

Pedra do Índio

PictographInformation point Altitude 3,191 ft

Cachoeira da Macumba

Não recomendado beber (ou colete água o mais alto que vc puder).

PictographRisk Altitude 2,796 ft

Não passar neste ponto das 07:00 as 18:00.

PictographMuseum Altitude 2,683 ft

Vila de Paranapiacaba

Rodrigo AGC Feb 14, 2018

Para chegar no Cazuzera basta subir a primeira e a segunda ribanceira, na primeira bifurcação verá um *CA* na árvore, siga a esquerda.
    :P
    Tenho o log pra ir no rancho dele mas não deixo como público.

Rodrigo AGC Feb 14, 2018

Curtiu a trilha?

• Photo of Wellington lage
    Wellington lage Oct 2, 2018

Usei seu log as duas vezes que fiz ela, porém fiz descendo.
    Não sei se é pela questão de você ter feito subindo ou o sinal do local, mas teve horas que meu GPS dava pau e travava, quando eu ia ver já tinha andado um bom percurso.
    O pior é que me perdi algumas vezes pois fiz ela a noite e as trilhas marcadas por bichos confundem.
    Mas deu tudo certo e chegamos no poço das moças.
    Só uma dica que já vi que em outras trilhas você já está fazendo.
    Ao invés de escrever bifurcação, indique para qual lado ir nela, isso me deixou bem confuso nelas.

Tirando isso é um ótimo log.

Agora vou fazer a travessia salé X caragua usando suas informações.
    Só tô indeciso se vou de bike ou a pé mesmo, pois de lá vou para ubatuba e finalizar em paraty.
    Isso tudo em duas semanas.

Rodrigo AGC Oct 2, 2018

Se vc usa iPhone é um problema do celular e não sei resolver, caso use qualquer celular Android será possível corrigir o problema do GPS apenas habilitando que ele funcione em segundo plano, procure esta opção:
    "Habilitar Wikiloc em segundo plano"

A respeito das bifurcações, hoje já gravo desta maneira, indicando a direção, quando o celular possuiu bussula interna acaba que nem precisando.

Boa trilha

• Photo of Rui Eduardo Moreira
    Rui Eduardo Moreira Apr 14, 2019

Rodrigo, esta trilha vai por dentro do rio como a trilha de Paranapiacaba Rio Mogi? Valeu

Rodrigo AGC Apr 15, 2019

Não, em nenhum momento você percorre o rio, você precisa atravessar umas 3 vezes apenas.
    Recomendo cautela, pra fazer essa trilha, teve um pessoal que se perdeu la e isso fez aumentar a fiscalização...
    Qualquer duvida só me perguntar

• Photo of Eduardo Forastieri Nieri
    Eduardo Forastieri Nieri Apr 15, 2019

Fiz essa trilha por sua causa Rodrigo, valeu mesmo! Sei que nao é o certo, mas prefiro fazer trilha sozinho, e as trilhas q vc posta sao as melhores, com muitos detalhes, q fazem toda a diferença, continue fazendo isso. Só nao gostei q vc nao falou das vespas malditas kkkkkkkk Sabe o barranco? q vc ate mencionou ''barranco horrível''? Bem no final dele comecei a sentir dor no braço, olhei, tinha uma vespa enorme, da bunda amarela, sentando o aço kkkkkkkk e pior q chegou mais delas, tomei ferroada na cabeça e tudo, eu devo ter pisado em algum ninho, q essas ''mangada'' fazem ninhos no chao, me lasquei; vc nao mencionou sobre elas, mas eu te perdoo kkkkkkk grande abraço!

• Photo of Rui Eduardo Moreira
    Rui Eduardo Moreira Apr 16, 2019

Valeu Rodrigo e Eduardo pelos esclarecimentos e comentários. Vou marcar essa trilha um dia com os amigos.

Rodrigo AGC Apr 16, 2019

@Eduardo, a ultima vez q fui realmente vi essas vespas no chão!!! kkkkk Por sorte o Cazuza faz muito essa trilha com varios cachorros, isso faz essas vespas se afastarem um pouco.
    Quando forem tentem passar no Bar / Restaurante do Ivo.

• Photo of Eduardo Forastieri Nieri
    Eduardo Forastieri Nieri Apr 16, 2019

Passei no bar do Ivo! Mais pelo comentário q vc fez, q ele adotava animais abandonados, fui obrigado a ir lá! O Ivo não estava, mas fiquei conversando com a marlene, esposa dele, um amor de pessoa, ela falou q tem 50 gatos lá agora e 18 cachorros, tirando os outros animais como patos, tartarugas, etc, ela comentou q ele achou um filhote de "oncinha", não sei se foi zueira dela ou se era um filhote de onça msm kkkkkk ela comentou tb q o Ivo está doente :( pessoas como eles deveriam ser eternas.

• Photo of lestivamnovak
    lestivamnovak Jan 5, 2020

Olá Rodrigo.
    Fiz essa trilha no ano passado e quando cheguei na barragem havia um pessoal curtindo um churrasco próx dali. Tinha inclusive uns carros parados.
    Gstaria de pedir a sua ajuda par recordar como chegar na barragem de carro e saber se ali dá para Acampar

• Photo of lestivamnovak
    lestivamnovak Jan 5, 2020

Ah, e sobre a suas informações.... Estão de parabéns pela riqueza de detalhes. Bastante explicativa

Rodrigo AGC Jan 10, 2020

Voce quer acampar na barragem? Não recomendo ali pode ser perigoso pelo acesso facil, ano passado uma pessoa morreu no quilombo apos assalto.....

• Photo of João Victor Nista
    João Victor Nista Jan 13, 2020

Fizemos a trilha ontem (12/01) uma trilha bem complexa devido às inúmeras biforcações. Caíram muitas árvores no caminho e fecharam inúmeros caminhos. Com isso nos perdemos após a pedra lisa! Mas no final deu tudo certo. Trilha bem íngrime que vale a pena! Valeu pelo log!

Rodrigo AGC Jan 14, 2020

Realizo esse percurso com frequência, não mudou quase nada, existem muitos caminhos que a chuva faz parecer trilha, mas não é, que bom que deu tudo certo.

Boa trilha

• Photo of JIME CHA
    JIME CHA Apr 27, 2020

Show... deu até saudades dos meus tempos de trilhas na decada de 90... ia muito de trenzão e descer até o poço das moças...

Pelo menos 2 a 3 vezes por ano ainda vou pra Barragem de Moto matar um pouco das saudades e do Borrachudos... rs.....

Poste muito legal. Abraços

Rodrigo AGC May 4, 2020

O legal é que o poço ainda se mantem meio que isolado, diferente das outras trilhas de SP

• Photo of Edson Barreto S Junior
    Edson Barreto S Junior Jun 6, 2020

Rodrigo, quero fazer essa trilha amanhã, é mais fácil fazer a partir de Paranapiacaba certo?

Rodrigo AGC Jun 19, 2020

Só vi hoje seu comentário, conseguiu fazer? Prefiro subindo la de Santos, acho bem tranquilo.

• Photo of Edson Barreto S Junior
    Edson Barreto S Junior Jun 19, 2020

Ainda não fiz, acredito que semana que vem farei. Vlw

Rodrigo AGC Jun 19, 2020

Boa sorte

• Photo of oajjao
    oajjao Sep 7, 2020

Rolê maravilhoso

Rodrigo AGC Sep 8, 2020

Parabéns por concluir

• Luciano Simplício de Lima Nov 3, 2020

Fiz essa trilha seguindo seu log. Foi sensacional.

Valeu

• Peterson Santos 1 Feb 7, 2021

Tô querendo fazer, mas só até o mirante e voltar. Pois vou de moto e vou deixar em algum lugar no início da trilha.

Rodrigo AGC Feb 8, 2021

é cansativo, se voce for corredor de montanha vai ser um bom treino.

• Peterson Santos 1 Feb 9, 2021

Até onde consigo ir de moto??? Só queria saber se consigo ir até o mirante e voltar... Chegaria bem cedo, começar a trilha com o dia clareando....

Rodrigo AGC Mar 31, 2021

Sempre vemos o Cazuza na vila, ele tem uma casa la (fora os ranchos escondidos)

• Photo of Patrick Gimenes
    Patrick Gimenes Dec 7, 2021

Que conteúdo magnífico! Estou me planejando para descer de paranapiacaba até o poço das moças no sábado com a minha namorada, lá embaixo vc recomenda algum lugar para acampar?

Rodrigo AGC Dec 7, 2021

Próximo do Poço das moças tem clareiras, todas de camping selvagem e sem estrutura.
    Se for no sábado, vc tem que entrar na trilha antes das 07:00hs, fica essa dica....
    Se quiser almoçar domingo em um lugar legal, procura o bar do Ivo que fica quase no final da estrada.
    Obs. Essa trilha é proibida, se for toma cuidado para não ser pego, pq se for é muita certa mais apreensão de todos seus equipamentos.

• Photo of Fabricio Barros Rodrigues
    Fabricio Barros Rodrigues Mar 28, 2023

Tu acha tranquilo fazer essa trilha em 2023 num dia de semana?

Rodrigo AGC Mar 28, 2023

Sim, só cuidado com a fiscalização

• Photo of saintclairaugusto
    saintclairaugusto Apr 21, 2023

Olá. Quero fazer essa trilha, ou ao menos parte dela, pois minha disponibilidade é bate volta de um dia. Saindo de carro a partir de Santos, onde é possível estacionar, pra começar a trilha? É seguro?

• Photo of Fabio L 1
    Fabio L 1 Jun 28, 2023

Salve!!! Quero fazer este rolê, mas descendo. Tem muita fiscalização lá embaixo?

Rodrigo AGC Jun 28, 2023

Infelizmente muita 😢

• Photo of Alex Rodrigues 27
    Alex Rodrigues 27 Feb 28, 2024

Tem água potável pela trilha?