Travessia Uricanal + Alcobaça

August 19, 2015
August 2015

near Cascatinha, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia iniciada pelo bairro de Caxambú Pequeno. Pegamos o ônibus 470 e descemos no ponto final. Podia ter descido um ponto antes mas como não conhecia o local, achei melhor descer no ponto final.

Seguindo até o início da trilha, peguei um caminho alternativo que passa pela barragem de Caxambú Pequeno. Um rapaz que tem uma casa dentro da área da barragem abriu o portão para nossa passagem. Ele nos informou que o caminho original é por uma subida na direita antes da barragem. Coloquei essa informação no track. Os dois caminhos se cruzam no ponto Rio1.

A travessia é bem tranquila. Toda na sombra com passagem sobre rios. Mesmo cercada por montanhas é uma travessia sem muito visual. Toda na mata.

Pra não ficar só na travessia que considerei leve, fizemos a subida ao Alcobaça. Trilha exigente e bem íngreme ainda mais nas partes finais. Com visual 360º de toda Petrópolis. Começou a subir o Alcobaça, siga sempre subindo. Qualquer bifurcação para os lados, siga subindo. Apareceu bifurcação subindo pode pegar qualquer uma que vai dá no cume. Na primeira vez que subi o tempo estava bem ruim e chovendo. Não deu pra analisar bem a trilha. Dessa vez deu aproveita bastante o visual.

Track concluído no restaurante Tourinho que possui uma comida muito boa.

PictographInformation point Altitude 4,009 ft

PictographProvisioning Altitude 3,315 ft

• Photo of regislcorrea
    regislcorrea Aug 25, 2015

Acho que a gente se esbarrou nessa caminhada aí, no início do Alcobaça e depois lá no topo. rsrsrs Eu estava no grupo com as três meninas. Valeu por compartilhar o tracklog! abraço!

fidelisffv Aug 25, 2015

Lembro de vocês. Vocês subiram antes e depois nos encontramos lá. Dia bom de trilha. Abraço!

• Photo of arcanjo777@hotmail.com
    arcanjo777@hotmail.com Aug 28, 2015

Quando eu fiz a Uricanal também passei pela barragem da Águas do Imperador. Tenho que voltar lá para fazer a correção desse trecho. Segui o tracklog de um pessoal que fez no sentido contrário.

• Bdantas Feb 18, 2016

A linha de ônibus que você citou no 1º parágrafo deve ser o 470 - Centro x Santa Isabel (da Viação Petro Ita).

fidelisffv Feb 18, 2016

Estava errado. Atualizei.
    Valeu!

ricardopr3 May 30, 2016

Tem como eu sair do restaurante Tourinho e voltar para Caxambu? Estou pensando em deixar o carro nesse bairro, fazer a travessia e depois pegar um transporte (táxi ou ônibus) para voltar até o meu carro. Como vocês fizeram?

fidelisffv May 30, 2016

Oi Ricardo. Fiz travessia, sem bate e volta. Fui de ônibus. Não conheço muito Petrópolis, mas sei que o deslocamento de ônibus é complicado para alguns lugares. É capaz que você tenha que pegar dois ônibus para voltar. Se for querer pegar táxi em Caxambu, acho que vai ser complica devido o lugar ser isolado. Acho difícil arrumar um táxi ali. Se for fazer só a travessia e dependo do seu pique, recomendo deixar o carro no restaurante e fazer um bate e volta.

ricardopr3 May 31, 2016

Beleza Fidelis! Vou ver se consigo deixar pré agendado uns 2 táxis pro grupo no restaurante tourinho para nos levar de volta para Caxambu. Farei a travessia no final de junho por este bairro. Vi no GoogleMaps que dá uns 15km do Tourinho até a igreja católica de Caxambu. Valeu! Depois eu vollta pra dizer como foi!! Kkkkk Abçs.

• Photo of Daniel Pereira Paiva
    Daniel Pereira Paiva Aug 16, 2016

Trilha de nível médio, com algumas dificuldades no final do Alcobaça onde há escalaminhadas.

• Photo of Henrique Mended
    Henrique Mended Aug 10, 2017

Essas escalaminhadas, exige corda? são complicadas?

ricardopr3 Aug 10, 2017

Fala Henrique Mended!
    Não há necessidade de usar corda se for com cuidado. O trecho se subida mais íngreme fica próximo do topo.
    Fica muito escorregadio se chover nos dias anteriores pois o terreno apresenta uma terra preta que possui pouca aderência.