Travessia Torre Amarela, Morro do Vigia e Morro do Canal - Piraquara/PR

Photo ofTravessia Torre Amarela, Morro do Vigia e Morro do Canal - Piraquara/PR Photo ofTravessia Torre Amarela, Morro do Vigia e Morro do Canal - Piraquara/PR Photo ofTravessia Torre Amarela, Morro do Vigia e Morro do Canal - Piraquara/PR

July 25, 2021
July 2021

near Madeireira Dal’Pai, Paraná (Brazil)

Travessia dos 3 picos no Parque Estadual do Pico do Marumbi. Torre Amarela - 1260m, Morro do Vigia - 1357m e Morro do Canal - 1340m.

A entrada para a trilha fica a 40km do centro de Curitiba, em Piraquara. O estacionamento custa R$20. Há uma placa na frente do restaurante que dá algumas informações sobre as trilhas. A travessia, segundo a placa, não é indicada para iniciantes, tem pouco infraestrutura, risco de acidentes e risco de se perder. De fato, há uma certa dificuldade que vou explicar melhor a seguir.

A travessia, que na verdade é uma trilha circular, começa na mesma trilha para o Morro do Canal. Após poucos metros, já se chega em uma bifurcação, com uma placa indicando o caminho para o Morro do Vigia. Siga à esquerda. A trilha começa tranquila, porém logo vão aparecendo várias raízes e o declive da trilha aumenta. Aparecem várias pedras grandes no caminho e é preciso usar o apoio das raízes e galhos pra subir. Na trilha se passa por algumas grutas a direita.

A trilha é bem rudimentar e há marcações nas árvores (referência: julho/2021), com fita e laranja e algumas sacolinhas plásticas amarradas nos troncos e galhos. A trilha, em vários momentos, não é muito intuitiva, por isso é preciso estar bem atento às marcações

⚠️ ATENÇÃO
Em um determinado ponto (1,15km do início), pegamos um caminho errado a esquerda (sinalizei no mapa). Há uma grande rocha que forma uma paredão à direita e há uma marcação de fita um pouco escondida, siga à direita e logo chegará na primeira parte de subida com apoio de corda.

Seguindo, a trilha é íngreme com algumas raízes, mas sem muita dificuldade. Após 1,6km do início da trilha, você chega num primeiro mirante da Torre Amarela.

Seguindo mais um pouco, chega-se a uma bifurcação: a direita leva ao Morro do Vigia e a esquerda leva à Torre Amarela. Para acessar o topo da Torre Amarela, há uma subida com corda e um trecho estreito de pedra, com um penhasco do lado, tome cuidado.

Saindo da Torre Amarela em direção ao Vigia, a trilha segue reta e tranquila, mas logo chegam trechos com com muitas pedras alta e a necessidade de escalaminhada. Em determinado ponto a trilha "some" (2,2km), suba a pedra e siga pela rocha atentando-se para as marcações de fita.

Depois desse pontos há algumas pedras com vista para a Torre Amarela. Você vai passar pelo "Pirocão" e seguir para o topo do Vigia. Há passagem por uma gruta e novo trecho de escalaminhada com algumas fendas, tenha cuidado. A trilha para o topo do Vigia segue por uma mata fechada, há uma marcação um pouco escondida, fique atento!

No topo do Vigia, há uma visão 360°C, muito bonita. Seguindo, a trilha para o Canal tem umas descida. Passa-se por trechos com mata mais fechada, arbustiva e depois a trilha entra na mata mais alta, novamente com obstáculos como raízes e pedras. Há alguns trechos de descida com corda, que exigem atenção.

Após chegar no ponto mais baixo, começa novamente uma subida. A primeira grande subida é um paredão de 15 metros com grampos e mais acima, alguns trechos de rocha com apoio de correntes.

Logo depois, encontra-se o topo do Morro do Canal. Lá em cima estava muito cheio, com pouco espaço para ficar, mas achamos um pedaço de rocha mais afastado e sem ninguém.

Na descida, muito engarrafamento para descer os grampos. O primeiro trecho é complicado pois conta com grampos um pouco afastados, mas há uma corda de apoio!

A descida segue com mais grampos, sem muita dificuldade (achei apenas mais um trecho um pouco mais complicado, o resto é tranquilo). A descida é mais curta e fora os grampos, com pouca dificuldade!

PictographInformation point Altitude 3,297 ft

Placa com informações das trilhas: Morro do Canal: tempo de subida 1h30 Nível médio de dificuldade. Torre Amarela: tempo de subida 2h Nível médio de dificuldade Morro do Vigia: tempo de subida 3h Nível alto de dificuldade, não indicada para iniciantes. Travessia (Torre Amarela-Vigia-Canal): tempo de percurso 8h Nível alto de dificuldade, não indicada para iniciantes. Trilha com pouca infraestrutura. Risco de perder-se. Risco de acidente.

À esquerda vai para a Torre Amarela, à direita para o Morro do Canal.

Gruta à direita, permaneça na trilha!

Marcação da trilha é feita nas árvores com fita laranja ou com sacolas plásticas amarradas.

Gruta à direita, com riacho próximo, permaneça na trilha.

PictographRisk Altitude 3,510 ft

Descemos uma pedra que não era necessária e voltamos ao caminho da trilha!

Siga à direita, há duas marcações nas árvores fique atento a elas! A trilha segue margeando uma grande rocha.

Desça com o auxílio das raízes!

Primeiro ponto de visão das montanhas!

Árvore caída. Trilha segue íngrime

Várias raízes no caminho!

Vista para a represa!

À esquerda segue para a Torre Amarela. À direita para o Morro do Vigia.

Acesso por corda, tome cuidado, no fim da subida há um penhasco!

Não tirei foto do topo, mas a vista é maravilhosa! Só contornar a rocha para chegar!

Passagem que não é tão intuitiva, suba a pedra e siga pela rocha!

A frente há um caminho sem saída, vire a direita!

Formação rochosa conhecida como Pirocão

Siga por debaixo da gruta! Após essa passagem há um trecho difícil de subida de rochas.

Parada para o lanche

Siga a trilha

Descida íngreme (tipo rapel), tome cuidado!

PictographRisk Altitude 4,164 ft

Paredão de 15 metros com grampos (estilo escadinha), tomar muito cuidado, segurar forte nos grampos.

Subida íngreme

Uma das vistas no Morro do Canal

O topo estava bem lotado! Achamos uma pedra mais afastada das pessoas para fazer um lanche.

Vista da Torre Amarela

Um dos trechos com maior desnível, há uma corda de apoio e é preciso bastante cuidado. A trilha estava "engarrafada" pelo grande fluxo de pessoas.

Outro trecho complicado, os grampos são bastante espaçados.

PictographBridge Altitude 4,149 ft

Há pequenas pontes e mais grampos no caminho!

• Photo of jeff.balla
    jeff.balla May 30, 2022

Gostei da apresentação da trilha. Bem legal.
    "Pirocão" hehe

• Photo of Josue & Daniela
    Josue & Daniela Jul 3, 2022

Trilha bem demarca

• Jessica_.Castro Jun 22, 2023

Tem como fazer a travessia começando pelo morro do canal e terminando pela torre amarela?

• Duilio Max Jul 1, 2023

Vou fazer a trilha, obrigado pelas dicas.

• Photo of Dennis Roger Ferreira
    Dennis Roger Ferreira Jul 8, 2023

não recomendado para iniciantes e sem acompanhamento de alguém com conhecimento do perímetro!