Travessia Theodoro - Boca do Mato - Cachoeiras de Macacu

Photo ofTravessia Theodoro - Boca do Mato - Cachoeiras de Macacu Photo ofTravessia Theodoro - Boca do Mato - Cachoeiras de Macacu Photo ofTravessia Theodoro - Boca do Mato - Cachoeiras de Macacu

19883
September 6, 2021
August 2021

near Teodoro de Oliveira, Rio de Janeiro (Brazil)

Descida da serra de Friburgo, partindo de Theodoro até o centro de Cachoeiras de Macacu. A rota percorre duas trilhas bem conhecidas na região, todas contando com tracklogs bem detalhados. A primeira trilha parte de Theodoro e segue pelo traçado da antiga autoestrada por pouco mais de quatro quilômetros, terminando na estrada RJ-116. Depois de seguir um pouco pelo acostamento, entra-se na outra trilha, que acompanha o antigo traçado da ferrovia. Ao longo desta trilha , encontra-se vários marcos históricos de valor inestimável, como pontes de ferro, caixas d'água, dormentes e pedaços de trilho e algumas estações abandonadas, com destaque para a estação Pena, a mais conservada. Ao terminar esta trilha, atravessamos a RJ-116 e continuamos descendo, acompanhando ainda o antigo traçado da ferrovia, mas agora pelos bairro de Boca do Mato, Valério, etc. parando para se refrescar pelos poços no caminho. Depois de um belo almoço no posto, no restaurante Santa Rita, encerramos a atividade no centro de Cachoeira de Macacu, cansados mas satisfeitos! Nada melhor do que fazer o que se gosta na companhia de quem você ama!