Travessia Serra do Tabuleiro - São Bonifácio x Santo Amaro da Imperatriz

Photo ofTravessia Serra do Tabuleiro - São Bonifácio x Santo Amaro da Imperatriz Photo ofTravessia Serra do Tabuleiro - São Bonifácio x Santo Amaro da Imperatriz Photo ofTravessia Serra do Tabuleiro - São Bonifácio x Santo Amaro da Imperatriz

one day 4 hours 2 minutes
May 28, 2022
May 2022

near São Bonifácio, Santa Catarina (Brazil)

Travessia São Bonifácio x Santo Amaro da Imperatriz - Parque Estadual Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro se da ao nome devido ao imponente Pico do Tabuleiro. E esse parque ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.

Essa é uma travessia pouco realizada, mas da região é o mais comum, chegando em Santo Amaro do Imperatriz, travessando uma parte muito bonita do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

SOBRE A TRILHA:

Realizei a travessia em 2 dias, sendo que o ideal é fazer em 3 dias, tanto pelo desgaste fisico (são 27.5km) quanto pela apreciação do local, tendo a oportunidade de acampar em dois lugares diferentes onde um é mais mágico que o outro.

O começo da trilha é por dentro de uma propriedade privada, mas é só pedir autorização para os moradores. Logo no começo já adentra em uma mata atlântica nativa, muito linda e bem demarcada. Só seguir a "picada" e ir cruzando os rios, eu cheguei a perder as contas de quantas vezes se cruza o Rio Moller, acredito que 13x. Inclusive conta com placas de sinalização no formato padrão do Sistema de Trilhas de Longo Curso do Instituto Chico Mendes.

Até o 3° descampado a trilha é bem tranquila com pouco aclive, após o 3° descampado, onde tem marcado uma pequena queda d'água, começa um aclive mais pesado até chegar nos campos. Partir dai, não tem mais tantas demarcações, porém se prestar atenção e tendo visibilidade consegue ver a trilha.

Até o ponto marcado "Pedra do Cabelo" consegue identificar trilha (que inclusive é o 2° ponto mais alto do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro), a partir dali, algumas partes a trilha some ou confundem com os caminhos que as vacas fazem, ainda mais por se tratar de uma travessia pouco frequentada, é necessário o tempo todo buscar por resquícios de trilhas onde o conhecimento em navegação é indispensável, seja por GPS ou Mapa com Bussola.

Durante a trilha demarquei diversos pontos com excelentes opções para acampar e também boa parte dos pontos com coleta d'água.

Como tem muitos pontos de coleta de água não foi uma preocupação para mim (já conhecia a travessia), porém sugiro abastecer antes da "área de camping 02", após essa tem abastecimento apenas quando se está subindo o Pico do Tabuleiro (pouco fluxo d'água) e depois só lá próximo ao final da trilha.

E a última parte da trilha é bem demarcada, poucas bifurcações.

CONCLUSÕES:
Se seguir o tracklog, não tem erro, apenas tome alguns cuidados em pontos que claramente sai da trilha (fiz por especulação), então não perca tempo e siga pela trilha já demarcada.

A última parte da trilha é uma longa descida até Santo Amaro abasteça-se bem de água no ponto antecedente ao "área de camping 02" e em caso de emergência, calibrar no último ponto d´água antes de subir o Pico do Tabuleiro, pois só há um ponto de hidratação durante a descida e fica no final.

Trilha de nível difícil/muito difícil, não só pela distância e logística para pelo menos 3 dias de caminhada, mas principalmente pela navegação, de resto, não exigi escalada técnica.

Recomendo no final da descida tem uma cerca a esquerda (demarquei com bifurcação) pegar a esquerda que sairá lá no Café Tabuleiro, se seguir reto, sairá em uma propriedade privada de uma monarca da região (muito simpática).
Trilha feito sozinho e sem barraca (acampamento Bivak).
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.
Membro Trekkinsano

Rio 10

PictographCampsite Altitude 3,891 ft

PictographCampsite Altitude 3,786 ft

PictographCampsite Altitude 3,645 ft

Área de camping 01 (opção 2)

PictographCampsite Altitude 3,374 ft

Boa zona de camping

PictographCampsite Altitude 4,010 ft

PictographCampsite Altitude 3,943 ft

Mirante e área de descanso

PictographCar park Altitude 443 ft

• Photo of lopes.aline91
    lopes.aline91 Aug 2, 2022

Ótimo tracklog

• Photo of colzani
    colzani Aug 15, 2022

Excelente registro, parabéns. Pretendo fazer ela em breve.
    Tem contato de transfer de Santo Amaro para São Bonifácio? Minha ideia é deixar o veículo em Santo Amaro e seguir via transfer até São Bonifácio para iniciar a travessia.

felipedarosatorres Aug 17, 2022

Salve, salve meu querido. Quando vou sozinho, chamo o Uber mesmo, deixo o veículo onde terminarei a trilha.

• Alexandre Giacomin Jul 30, 2023

Orientação muito bem feita, com ótimos pontos de referência. A vegetação fechou a trilha em alguns trechos, mesmo assim foi possível concluir sem maiores problemas. Está de parabéns!

Ótimo registro!
    Tem dificuldade em chamar Uber para levar até o ponto de partida? Minha ideia seria deixar meu veículo no final e conseguir alguém para me levar até o "início".

felipedarosatorres Apr 14, 2024

Se fizer o que fiz, deu certo. Sem Dificuldades. Agora fazendo o inverso, daí acho difícil conseguir Uber.

Mattiass_ Apr 14, 2024

Você deixou teu transporte em santo amaro da imperatriz e de lá pediu Uber pro início da trilha?

felipedarosatorres Apr 14, 2024

Isso, paguei estacionamento no Café Tabuleiro.