Photo ofTravessia Serra dos Orgãos ( Parnaso ) + Portais de Hércules, Cume sul do Açu, Morro da Luva - Petrópolis x Teresópolis - RJ Photo ofTravessia Serra dos Orgãos ( Parnaso ) + Portais de Hércules, Cume sul do Açu, Morro da Luva - Petrópolis x Teresópolis - RJ Photo ofTravessia Serra dos Orgãos ( Parnaso ) + Portais de Hércules, Cume sul do Açu, Morro da Luva - Petrópolis x Teresópolis - RJ

Very difficult
2 days 6 hours 3 minutes
May 17, 2023
May 2023

near Calembe, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia Serra dos Orgãos ( Parnaso ) - Petrópolis x Teresópolis - RJ

Dia 01
Entrada do parque por Petrópolis, iniciamos as 10:30, passamos na cachoeira Véu da Noiva, que por sinal é bem bonita, pra cima dela tem umas cachoeiras similares mais não tínhamos tempo para explorar, após isso passamos no mirante do Bonfim e na Pedra do Queijo tem ótimas vistas de Petrópolis, subimos a Isabeloca que por sinal foi um dos maiores desafios, subidinha boa do parque até esta pedra, depois do Mirante Graças a Deus a trilha fica mais amigável, Pegamos um lindo por do Sol do Mirante do Cruzeiro e após o sol se por descemos pro abrigo do Açu, onde passamos a primeira noite, na noite fizemos um ataque no cume Sul do Açu e a vista pra cidade é sensacional quase um 360°.

Dia 02
Acordamos bem cedo, nessa noite marcou cerca de 6°C, fomos bem rápido ver o nascer do sol do Portal de Hercules demoramos cerca de 1 hora, tem que subir o Morro do Marco o que torna mais difícil a ida no portal de Hercules, mas nada demais pra quem ja subiu a Isabeloca no primeiro dia, e que nascer do sol top valeu super a pena conhecer esse cartão postal, depois voltamos próximo ao Morro do Marco e subimos pro Morro da Luva, sem duvidas a melhor vista para a cidade de Petrópolis, ai seguimos elevador, morro do dinossauro, vale das antas, pedra da baleia, mergulho e cavalinho, dizem que o cavalinho é difícil, mas após o cavalinho tem coisa pior não sei porque ninguém fala kk, após subirmos o Sino chegamos no Abrigo 4, vimos o por do Sol do Sino e foi top bem alto, e pegamos temperatura de 2°C no Abrigo 4.

Dia 03
Queria continuar os ataque loco mas choveu, então cancelamos diversos picos, passamos apenas na pedra da Baleia e na Pedra da Cruz e não vimos nada, na descida pra Teresópolis passamos pela cachoeira do Papel, e véu da noiva de Teresópolis mais a de Petrópolis é bem mais bonita, la em baixo passamos no Poço Dois Irmãos que por sinal é bem bonito e no Poço do Castelo e também na Sede de Teresópolis la tem bastante animais empalados que morreram no parque.

Esquerda cachoeira direita isabeloca

PictographLake Altitude 4,368 ft

Lago

Queda d'água

Veu da noiva

Pesra do Queijo

Isabeloca

A subida até aqui é uma das partes mais dificeis kk

Graças a Deus

A melhor vista de Petrópolis

Pedra da baleia

Essa parte e de boa

Essa parte é famosa mais e de hoa tambem, depois dela que vem umas partes mais dificil que ninguém fala kk

PictographMountain hut Altitude 7,011 ft

Abrigo 4

Pegamos a temperatura de 2°C a parte mais fria do parque.

Pedra do Sino

A parte mais alta do Parque, pegamos o por do Sol top.

PictographCave Altitude 7,015 ft

Caverna

Pedra da baleia

Aqui da um sinal ralé de celular