Travessia Serra do Ibitiraquire - 5 cumes

Photo ofTravessia Serra do Ibitiraquire - 5 cumes Photo ofTravessia Serra do Ibitiraquire - 5 cumes Photo ofTravessia Serra do Ibitiraquire - 5 cumes

Very difficult
one day 15 hours 13 minutes
April 15, 2024
April 2024

near Rio Bonito, Paraná (Brazil)

Serra do Ibitiraquire (Camapuã, Tucum, Ovos de Dinossauro, Luar e Siri)

Objetivo era atacar 7 cumes, incluindo o Cerro Verde e Pico Siririca, pelo caminho de cima iniciando no Pico Camapuã, porém começou a chover logo que chegamos no Tucum então abortamos o Cerro Verde e o Último que seria o Siririca. As bifurcações que levam a esses picos estão devidamente marcadas na track, passamos em todas, só resolvemos não subir já que não iriamos ver nada, fora neblina e chuva.

Conseguimos acampar na base do Pico Siririca, no dia seguinte levantamos acampamentos e subimos o Siririca até a bifurcação onde leva ao Pico/Placas, como o tempo continuava ruim, decidimos descer e voltar pela trilha tradicional.

Travessia Pesada, não é de ficar "andando nas cristas" é sobe e desce vale e morros, passando por mata fechada de bioma da mata atlântica, não esperem por "vegetação de montanha", são mais de 7 "subidas e descidas" caso você pretenda atacar todos os cumes, e todas elas pesadas com a vegetação densa, vários trechos de corda, pedras escorregadias e íngremes.

Evitem a região com chuva, na volta tivemos que atravessar o rio por inúmeras vezes e durante cabeça d'água, é rolê de "montanha" idêntico a travessias de vale da Serra do Mar com cachoeira. rs