Travessia Sara Vilela x Parque Lage (via Transcarioca)

Photo ofTravessia Sara Vilela x Parque Lage (via Transcarioca) Photo ofTravessia Sara Vilela x Parque Lage (via Transcarioca) Photo ofTravessia Sara Vilela x Parque Lage (via Transcarioca)

November 12, 2018
November 2018

near Jardim Botanico, Rio de Janeiro (Brazil)

Viewed 1916 times, downloaded 69 times

Trilha iniciada no fim da Rua Sara Vilela, no Jardim Botânico. Seguimos até a Cachoeira dos Primatas, a cerca de 800 metros do início da trilha. Dali, voltamos um pouco da trilha para pegar a bifurcação em direção às Paineiras/Corcovado.

Pouco depois, passamos pelo Mirante da Lagoa e seguimos adiante.

Mais à frente, outra trilha, pouco perceptível, segue em direção à Cachoeira do Tronco, mas optamos por nos manter na trilha principal. Assim, seguimos em frente.

O interessante nesta trilha é que dá para ver claramente a calçada pé-de-moleque típica das estradinhas de antigamente. Seguimos uma parte do caminho por ela.

Em outro trecho, longo, um zigue-zague sem fim segue as curvas de nível do Morro do Corcovado. Já mais para a parte alta, o destaque é a Figueira centenária.

Cerca de 850m depois, há bifurcação na trilha para as Paineiras. Continuamos por mais um 1,2km até outra bifurcação, dessa vez para o Corcovado.

Subimos até a linha férrea antes de voltar pela trilha do Parque Lage, tradicional trilha de acesso ao Cristo Redentor.

A descida começa mais íngreme, com trecho incluindo corrente e degraus em ferro para auxiliar na ascensão e/ou descida. Após esse trecho, a trilha continua tranquila até o Parque Lage.

Classificação: Moderada

Cachoeira dos Primatas

Mirante da Lagoa

Cachoeira na trilha

Figueira Centenária

Bifurcação para as Paineiras

Bifurcação para o Corcovado

Photo ofAntigo Reservatório de Água para a Mansão Photo ofAntigo Reservatório de Água para a Mansão Photo ofAntigo Reservatório de Água para a Mansão

Antigo Reservatório de Água para a Mansão

Início da trilha do Parque Lage

Mansão do Parque Lage

No local funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Entrada do Parque Lage

• Photo of Carlos Bellucco
    Carlos Bellucco Nov 11, 2020

Trilha maravilhosa, está aberta e bem sinalizada!

• Photo of Alexandre Marzullo
    Alexandre Marzullo May 10, 2022

Gostei dessa trilha... ela é tranquila? Tem algum perigo por ser nessa região (assalto)?
    Quero fazer.

• Photo of luliweb
    luliweb May 13, 2022

Oi, Alexandre! Apesar do trecho entre as Paineiras e o Parque Lage ser bastante utilizado, volta e meia há relatos de assaltos por ali. Atualmente não sei se os assaltos continuam, mas realmente seria bom verificar. É uma pena esse tipo de ocorrência, principalmente considerando que este trecho corresponde à principal trilha de acesso ao monumento mais importante do Brasil, o Corcovado...