Travessia São Jorge Capela 7 quedas Chapada dos Veadeiros

Photo ofTravessia São Jorge Capela 7 quedas Chapada dos Veadeiros Photo ofTravessia São Jorge Capela 7 quedas Chapada dos Veadeiros Photo ofTravessia São Jorge Capela 7 quedas Chapada dos Veadeiros

2 days 4 hours 10 minutes
October 23, 2023
October 2023

near São Jorge, Goiás (Brazil)

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Foram realizadas as duas travessias em um único tracklog. Você consegue realizar qualquer uma das duas usando esse único tracklog, contudo é muito melhor se você contratar os serviços do Espaço Eco Ser :)
Entre em contato para organizarmos sua logística e consultoria de equipamentos para ser feliz na Chapada dos Veadeiros.
Telefone/ Whatsapp 061981972701 (link no meu perfil)
Instagram @espacoecoser

Para acessar o Parque é necessário comprar ingressos e pernoite na área de camping, antecipadamente, via site do parque.

SOMENTE SE AVENTURE A FAZER ESSE TRACKLOG SE VOCÊ TIVER TREINAMENTO PSICOLÓGICO E ESPORTIVO NECESSÁRIO! NÃO É PARA INICIANTES.

A travessia São Jorge a Capela possui um total de 25 km, aproximadamente. Na segunda parte da travessia você desce a belíssima e dura Serra da Fiandeira até o povoado de Capela (município de Cavalcante). Da Capela é necessário ter traslado de volta ao seu ponto inicial (geralmente São Jorge ou Alto Paraíso).

A travessia das 7 quedas já é tradicional e eu, particularmente, a indico para iniciantes em travessias (não iniciantes em trilhas) desde que com o treinamento adequado. Basicamente em terreno arenoso plano, porém acidentado por pedras (não é serra). A última parte tem uns 3 km de morro de pedra pra subir e você sai no asfalto que liga Alto a São Jorge, a cerca de 12 km da Vila (te mentiram dizendo eram 10 km).

X não interaja com animais (deixe os seguir a vida deles);
! seu lixo volta todinho com você na sua mochila;
X não jogue qualquer tipo de comida no local, nem frutas, é tudo seu lixo;
X não lave louça no rio (limpe toda a louça antes e enxague longe do rio numa pedra);
! Faça xixi em pedras longe do rio;
! cocô só no banheiro seco ou guarde ele no seu lixo (use cal);
! respeite o espaço das pessoas;
X não ligue música nenhuma (isso irrita abelhas e vespas e você pode acabar matando pessoas com esse comportamento);
X proibido qualquer tipo de fogueira. Para cozinhar use fogareiros específicos pra trilha.

Descrição da minha experiência:

1º dia - 17 km - Entrada do Parque até Camping da 7 quedas

Você andará por terreno arenoso e pedregoso. Após cerca de 8 km você encontrará a área de Camping Boa Sorte (antes do rio) e deverá atravessar o rio para seguir a travessia. Não há estrutura nesta área. A travessia é feita por dentro do rio que não passará dos joelhos de uma pessoa de baixa estatura. Recomendo você reabastecer sua água (no mínimo 1 litro), se refrescar e lanchar.
Após a travessia do rio, você andará cerca de 9 km a céu bem aberto até a área de camping das 7 Quedas. Parecem intermináveis 9 km, mas eles terminam kkkkkkk.

A área de camping da 7 Quedas é beira rio e possui 2 banheiros secos (só cocô) e uma "casinha" com teto sem paredes e 3 mesas grandes com bancos de madeira. Foi minha área de pernoite.

2º dia - cerca de 24 km :) - Camping da 7 quedas - Capela - 7 quedas

Sim, fui pra Capela e voltei pro Camping das 7 quedas no mesmo dia. Você pode somente ir, se estiver fazendo somente a Capela. São 12 km de ida, basicamente de uma descida íngreme interminável em cascalho branco solto. Muito tempo depois, lá embaixo da serra, tem um riacho bem estreito que dá pra renovar a água.
Após a saída da cerca do parque, tem cerca de 4 km de estrada de fazenda com muito pequi e jatobá até o povoado da Capela. Deixe as porteiras como você encontrou (geralmente fechadas). Em algum momento você encontrará com bovinos. Apenas ande próximo a cerca e siga em frente.
Almocei na casa dos simpáticos Sr. Joel e Dona Elza. São ótimos de conversa e o almoço é fenomenal. Pude descansar na rede. Após descansar, retornei subindo a serra da Fiandeira de volta ao camping. Noite clara, serra deslumbrante, subida dura.

3º dia - 6 km aproximadamente - Camping 7 Quedas até asfalto.

Saída do camping, atravessando o rio por cerca de 3 km de subida até a famosa casinha da antena (ainda dentro do parque). Lá funciona sinal de telefonia (Vivo e Tim). Se você tiver agendado o traslado, deve enviar uma mensagem com o horário para seu traslado saber que você está terminando. A partir da casinha, é uma estrada e o tempo dependerá de você. Mas geralmente é uma caminhada rápida de 30 a 60 minutos.

Se quiser consultoria de equipamentos utilizados e transformar sua experiência numa vivência perfeita, basta entrar em contato.

Abraços e até a próxima.

Maíra do Eco Ser :)

A esquerda para canion

PictographCampsite Altitude 3,255 ft

A esquerda para Capela

PictographCampsite Altitude 3,472 ft

25.31 km limite do parque

Para a direita você chega em São Jorge após 12 km. Para a esquerda você irá para Alto Paraíso, mais longe.