Photo ofTravessia Sao Francisco Xavier-Sp x Monte Verde-MG via 7 Picos , Serra dos Poncianos , Serra da Mantiqueira Photo ofTravessia Sao Francisco Xavier-Sp x Monte Verde-MG via 7 Picos , Serra dos Poncianos , Serra da Mantiqueira Photo ofTravessia Sao Francisco Xavier-Sp x Monte Verde-MG via 7 Picos , Serra dos Poncianos , Serra da Mantiqueira

2 days one hour 27 minutes
February 10, 2020
February 2020

near São Francisco Xavier, São Paulo (Brazil)

Travessia iniciada desde o distrito de são Francisco Xavier , descendo no ponto final do ônibus 5109 Sfx que pegamos na rodoviária de são José dos Campos , as placas sentido Monte verde , entrar na rua dos ferreiras e seguir ela até a fazenda monte verde um desnível bem puxado até o início da trilha , trilha do pico da onça sem muitas dificuldades só entrar a porteira a direita e seguir subindo , passando por muita água pelo caminho a última 20 minutos antes do pico , bom aproveitar e pegar água nesse ponto, chegando no pico da onça 1934 metrô de altitude em relação ao nível do mar , assinamos o livro do cume que está a uma bifurcação a esquerda antes de chegar ao pico , acampamos aqui para no dia seguinte dar continuidade a nossa caminhada , agora pegando a trilha sudoeste que parte do pico seguimos em direção a divisa dos estados Sp x mg em direção ao pico da pedra partida passando antes em outro pico pouco conhecido o Pico do abismo ou pico do rochedo com pouco mais que 1900 de altitude saindo da trilha a uma bifurcação a esquerda para o acesso do mesmo , retornar pelo mesmo lugar , continuando trilha não muito bem marcada várias trilhas paralelas de cavalos que ficam lá no pico , seguindo o wikiloc não terá problemas desde que o seu celular tenha bússola , chegando no pico da pedra partida 2046 metros de altitude , estava muito nublado e vento muito forte não conseguimos subir pelas pedras , e varamos mato por trás da pedra a contornando até achar a trilha bem marcada da mesma do outro lado , da pedra partida não tem mais segredos trilha bem marcada até chegar a bifurcação para pedra redonda a 1990 metros de altitude , trilha bem estruturada e marcada , retornando para a trilha , passará por 2 outros picos que não sei o nome , até chegar ao bar mais alto do Brasil , star bar , daqui parte a trilha para os picos chapéu de bispo com quase 2000 metrô de altitude , seguindo mais a frente até chegar ao pico do platô trilha bem marcada , aqui já chovia muito a chuva que alagou são Paulo pegamos ela na montanha nos obrigando a ficar um dia a mais e resolvemos passar a noite em uma área de camping proximo ao platô onde desci um pouco para pegar água depois retornei , passamos a noite e tome chuva não parou um minuto , pico encoberto um vento muito forte e pensa em um frio, acordamos ainda com muita chuva esperamos dar uma trégua e resolvemos abortar o pico do selado que estava logo a nossa frente , a trilha pouco difícil de achar em tempo fechado mais é só sair no platô e descer sentido sul e logo vera a placa de acesso a trilha , pico do selado está a 2080 metros de altitude , para acessar o livro do cume é necessário pular uma fenda nada de outro mundo , bom do platô seguimos a trilha que vem de monte verde sentido sudoeste , sem muitos segredos só descendo até chegar a estrada rua da Mantiqueira seguir ela até chegar em monte verde , final da nossa caminhada , cidade de monte verde muito charmosa e muito acolhedora , uma dica entrar nas lojas e pedir para experimentar todos os tipos de doces e queijos possíveis hahaha aproveitamos já que é de graça , muito bom os queijos mineiro e os doces nem se fala , e a cachaça então hahaha , agora o perrengue era outro como retornar a são Paulo ? Já que estava tudo parado por causa dos alagamentos e não sabiamos , todos os últimos ônibus foram cancelados , pegamos um ônibus sentido Camanducaia que sai da rua ao lado do posto Ipiranga quase no começo da cidade , chegando em Camanducaia recebemos a notícia que não tinha mais ônibus para sp devido as chuvas estava tudo parado e agora José?? Kkk pegamos um ônibus para Cambuí , chegamos em Cambuí tbm a mesma coisa ônibus cancelados , resumindo tivemos que passar a noite na rodoviária , e pegamos o primeiro ônibus em direção a são Paulo ufaaa e sem trânsito chegamos bem e cansados como tem que ser hahaha , linda travessia e vamos voltar com um tempo bom para aproveitar 100 do lugar .

Abraço boa trilha e levem seu lixo embora com você

PictographInformation point Altitude 2,434 ft

PictographBridge Altitude 2,410 ft

PictographCampsite Altitude 3,924 ft

Última casa antes da entrada da trilha

PictographInformation point Altitude 4,031 ft

PictographInformation point Altitude 4,038 ft

PictographWaterfall Altitude 5,270 ft

Melhor água , aproveite para se refrescar

PictographGeocache Altitude 6,347 ft

PictographInformation point Altitude 5,049 ft

• Photo of valdir_ef
    valdir_ef May 9, 2020

Legal a descrição da trilha. Fiz essa trilha umas duas vezes, durante uma prova de corrida de montanha (Desafio das Serras), quero voltar para fazer como passeio. Na primeira vez que fui, pegamos uma tempestade de granizo, bem no platô.

• Photo of Luciano Naldi
    Luciano Naldi Apr 27, 2021

Boa tarde! Vc enfrentou algum bloqueio? Por conta da pandemia?

Putz, agora que vi que foi antes né!?

• Photo of Fernando Luz Duarte
    Fernando Luz Duarte Apr 27, 2021

Oi ,essa trilha foi antes da pandemia , não sei te dizer como está agora

• Anderson Nunes 3 Sep 5, 2021

A trilha continua aberta apesar da pandemia, só tem alguns pontos de erosão no caminho l

• Photo of Marcelo Freitas 12
    Marcelo Freitas 12 Apr 8, 2023

Qual o melhor local para Camping para contemplar por e nascer do sol?