Activity

Travessia Santa Luzia x Passagem via Serra da Aba

Download

Trail photos

Photo ofTravessia Santa Luzia x Passagem via Serra da Aba Photo ofTravessia Santa Luzia x Passagem via Serra da Aba Photo ofTravessia Santa Luzia x Passagem via Serra da Aba

Author

Trail stats

Distance
28.7 mi
Elevation gain
2,736 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,575 ft
Max elevation
2,314 ft
TrailRank 
69
Min elevation
977 ft
Trail type
One Way
Time
2 days 3 hours 30 minutes
Coordinates
6514
Uploaded
July 4, 2023
Recorded
June 2023
Share

near Santa Luzia, Paraíba (Brazil)

Viewed 344 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofTravessia Santa Luzia x Passagem via Serra da Aba Photo ofTravessia Santa Luzia x Passagem via Serra da Aba Photo ofTravessia Santa Luzia x Passagem via Serra da Aba

Itinerary description

ATENÇÃO Leia as observações no final

Travessia por trilha a pé saindo de Santa Luzia com destino à cidade de Passagem com distância total de aproximadamente 50 km. Trilha totalmente autônoma em 3 dias com pernoites em acampamentos selvagens. Na primeira pernoite há a possibilidade de poder acampar em barracas ou redes na comunidade Quilombola do Talhado.

Alguns dos atrativos em Santa Luzia são a Cachoeira do Camuengo e a Comunidade Quilombola do Talhado. Já em Passagem é visitado a Serra da Aba e o cânion do Riacho da Aba. Ainda ao longo do caminho a trilha passa pela barragem do Caudeloso (represa do riacho da aba) em Areia de Baraúnas e pelas cavernas do sítio Arapuá da cidade de São Mamede.

A maior parte da água para beber foi conseguida nas casas de moradores e na barragem do Caudeloso. Na época que foi feita a trilha a maioria dos riachos e córregos das serras estavam secos. Confira a seguir os detalhes de como fazê-la.

INFORMAÇÕES

Tipo: Trekking independente e autossuficiente com planejamento do percurso e navegação realizados por conta própria;
Guia: Opcional;
Distância: 50 Km;
Ganho de elevação: 834 m;
Dias: 3 dias;
Melhor época: No período do ano chuvoso e com temperaturas mais amenas entre março e julho. A trilha passa por dentro de um cânion com risco de cabeça d’água. Antes de adentrá-lo, observe o volume de água em que se encontra a barragem do Caudeloso e a previsão do tempo;
Data e hora de início: 23 de junho de 2023 às 9h;

COMO CHEGAR

A cidade de Santa Luzia fica a 190 km de João Pessoa e é possível chegar de ônibus pela empresa Guanabara ou de carro através da BR-230.

TRAVESSIA

O primeiro dia (DIA 1 - SANTA LUZIA AO MIRANTE DA FAZENDA SANTA HELENA) tem 18 km com início dentro da zona urbana de Santa Luzia e término em um mirante próximo à Fazenda Santa Helena. Do mirante é possível avistar o vale do riacho do Saco e a cidade de São Mamede. Apesar da distância, dia moderado com maior parte do dia por estradão, sendo por trilha a subida até o acampamento no topo da serra. Nesse dia, a trilha chega à barragem do Camuengo pela subida da Flaviana. Também é possível avistar a Cachoeira do Rio do Saco bem como acessar o topo da Cachoeira do Camuengo.

O segundo dia (DIA 2 - MIRANTE DA FAZENDA SANTA HELENA À BARRAGEM DO CAUDELOSO) tem 17.5 km e segue em direção a cidade de Areia de Baraúnas até chegar no acampamento selvagem às margens do açude do Caudeloso. Dia com maior parte por estradão e um trecho por trilha após sair da estrada das torres eólicas.

O terceiro dia (DIA 3 - BARRAGEM DO CAUDELOSO À PASSAGEM) tem cerca de 11 km e finaliza a travessia dentro da cidade de Passagem. Esse dia atravessa a parede da barragem do Caudeloso e segue em direção ao cânion da Serra da Aba. Dia ainda com estradão e com uma trilha caminhando pelo leito do riacho da Aba para atravessar o cânion.

DIA 1 - SANTA LUZIA AO MIRANTE DA FAZENDA SANTA HELENA

Esse dia inicia na zona urbana de Santa Luzia e termina no acampamento selvagem no topo de uma serra próximo à Fazenda Santa Helena. Tem cerca de 18 km. Após um pequeno trecho na cidade, o percurso segue por um estradão em direção ao vale do riacho do saco. Durante esse trecho, há algumas casas de moradores no caminho que podem ceder gentilmente água para beber.

No percurso foi utilizado como ponto de água uma casa de morador distante 11 km do início da travessia. Depois desta casa, siga pela estrada até chegar na porteira da Fazenda Santa Helena distante cerca de 1 km. Após a porteira, um pouco depois é possível avistar à esquerda a Cachoeira do Rio do Saco e um pouco depois a Cachoeira do Camuengo. Continue na estrada e na próxima bifurcação pegue à esquerda para acessar a subida até o sítio da Flaviana.

Essa subida é um acesso de estrada com alguns atalhos por trilha. Durante a subida é possível ir vendo o vale do riacho do saco. No final da subida logo em seguida chega-se ao próximo ponto de água na casa do morador Fernando, que gentilmente cedeu água para beber. Peguei água para utilizar no acampamento e para beber na manhã do dia seguinte.

O ponto de acampamento utilizado fica num topo de serra por trás da casa de Fernando. Pedimos autorização a ele para ir até o mirante usando as trilhas por trás da casa. Da casa até o ponto de acampamento são cerca de 1.5 km por uma trilha dentro de uma mata. Por ser um lugar pouco visitado, a trilha às vezes se fechava ou ficava suja. Leve um facão caso precise abrir a trilha.

DIA 2 - MIRANTE DA FAZENDA SANTA HELENA À BARRAGEM DO CAUDELOSO

Esse dia segue em direção ao próximo acampamento selvagem às margens da barragem do Caudeloso em Areia de Baraúnas. O começo da trilha volta pela mesma trilha do dia anterior até a casa de Fernando, em seguida o percurso vai pela estrada até a Comunidade Quilombola do Talhado. Fique atento à primeira bifurcação do dia para seguir para o Talhado.

Da casa de Fernando até a comunidade são 3.5 km. No dia que passamos pelo Talhado estava tendo o aniversário de Dona Jovelina, a matriarca da comunidade. Quando chegamos fomos muito bem recebidos pela família e pelos moradores da comunidade e ainda fomos convidados para a festa e o almoço.

Depois de curtir um pouco a festa e almoçar, descansamos e em seguida continuamos a jornada. Saímos com 3 litros de água para usar até o começo do dia seguinte. O percurso continua por mais 6 km de estradão até chegar no ponto de pegar uma trilha até a região de Areia de Baraúnas. Após uma longa subida, já lá em cima, procure uma trilha discreta à frente que fica às margens da estrada. Essa região já fica nos limites finais do Parque Eólico Chafariz de Santa Luzia.

Esse setor tem 2.5 km de trilha até a casa de um morador e passa por veredas e estradas de fazendas até se encontrar novamente numa estrada vicinal. Duas passagens são feitas sobre o riacho da Aba o qual nasce a poucos quilômetros dali. Dela é possível também pegar um atalho para chegar até a comunidade de Bananeira e Brito, ambas pertencentes à cidade de Areia de Baraúnas.

Da casa do morador até o ponto de acampamento na barragem do Caudeloso são 3.5 km. Tudo feito em estrada vicinal. Fique de olho na bifurcação para pegar a entrada que desce até o açude. Do ponto de acampamento é possível avistar ao fundo a barragem e a Serra da Aba por trás.

DIA 3 - BARRAGEM DO CAUDELOSO À PASSAGEM

Esse dia segue em direção à barragem do Caudeloso e conclui a travessia na casa de um morador na zona rural da cidade de Passagem. Arrumamos o acampamento e deixamos para tomar café da manhã na barragem, pelo fato da água ser mais limpa.

No começo do dia a trilha volta por parte do caminho do dia anterior. Antes da estrada entramos numa vereda à esquerda e saímos mais a frente na estrada vicinal novamente. Antes da estrada, havia uma outra vereda que corta caminho para a barragem, entretanto como não estava muito aberta e não conhecia o caminho não quis arriscar.

Chegamos na estrada e logo a frente pulamos uma porteira que estava fechada. Desça e logo é possível avistar novamente o açude. Siga em frente beirando a água para chegar até a barragem.

Enquanto tomávamos o café da manhã, fiquei analisando uma possível passagem na mesma direção do cânion. Encontrei uma trilha pela borda direita que poderia levar ao outro lado, entretanto devido ao mato fechado e ao tempo escasso resolvi fazer uma volta seguindo pela estrada da adutora que leva água até Bananeira.

A trilha continua pela estrada da adutora que fica por trás da Casa de Bomba. Até chegar novamente no cânion são quase 6 km com percurso todo feito em estrada bem aberta. Chegando no cânion, siga pelo leito do riacho até sair dele na próxima bifurcação. Fique atento para pegar a trilha pela borda direita do cânion. No dia a trilha estava um pouco fechada e tive que abrir alguns trechos com o facão.

Seguindo pela trilha à direita do cânion siga em frente até descer novamente para o cânion mais a frente. Estando embaixo no riacho a casa do morador e o final da travessia fica a poucos quilômetros. Quando chegamos mais à frente na casa, fomos muito bem recebidos por Magno e sua família. Ficamos conversando enquanto nosso resgate vinha nos pegar para deixar de volta em Santa Luzia. Pegue o contato dele mais abaixo.

CONTATOS

- Táxi em Passagem
Jesuito Alves: (83) 9 8114-4915

OBSERVAÇÕES

- Se for até o ponto de acampamento do primeiro dia leve um facão caso precise abrir a trilha;

- Leve seu lixo de volta;

- Comunidades no percurso faça silêncio e respeite os costumes locais. Seja gentil e peça permissão para passagem;

- Lembre-se, você é inteiramente responsável ao decidir e realizar a trilha. Use por sua conta em risco. As informações presentes aqui visam apenas serem informativas e auxiliares;

- Sempre feche os colchetes, as porteiras/tronqueiras e evite danificá-los;

- A progressão da trilha depende do terreno, estado da trilha, da sua condição física, da navegação, etc. Se conheça primeiramente para poder chegar com segurança antes do final do dia no acampamento. Alguns pontos de acampamento intermediários podem ser encontrados no caminho;

- A maior parte da trilha é exposta ao tempo, protetor solar e chapéu são itens obrigatórios;

Waypoints

PictographCampsite Altitude 2,280 ft
Photo ofAcampamento Dia 1 Photo ofAcampamento Dia 1

Acampamento Dia 1

PictographCampsite Altitude 1,667 ft
Photo ofAcampamento Dia 2 Photo ofAcampamento Dia 2 Photo ofAcampamento Dia 2

Acampamento Dia 2

PictographFountain Altitude 1,650 ft
Photo ofBarragem do Caudeloso Photo ofBarragem do Caudeloso

Barragem do Caudeloso

PictographIntersection Altitude 1,230 ft

Bifurcação

Pegue à esquerda

PictographIntersection Altitude 2,001 ft

Bifurcação

Pegue à direita para Quilombo do Talhado

PictographIntersection Altitude 2,178 ft

Bifurcação

Pegue à esquerda

PictographIntersection Altitude 2,096 ft

Bifurcação

Pegue à direita

PictographIntersection Altitude 1,699 ft

Bifurcação

Pegue à direita

PictographIntersection Altitude 1,811 ft

Bifurcação

Pegue à esquerda

PictographIntersection Altitude 1,762 ft

Bifurcação

PictographIntersection Altitude 1,706 ft

Bifurcação

Pegue trilha à direita

PictographIntersection Altitude 1,391 ft

Bifurcação

Saído leito e pegue trilha à direita às margens do riacho

PictographWaypoint Altitude 1,680 ft

Casa da Bomba

PictographFountain Altitude 1,138 ft

Casa de Morador

PictographFountain Altitude 1,818 ft

Casa de Morador

Casa Fernando

PictographWaypoint Altitude 1,142 ft

Casa de Morador

PictographWaypoint Altitude 2,127 ft
Photo ofComunidade Quilombola do Talhado Photo ofComunidade Quilombola do Talhado Photo ofComunidade Quilombola do Talhado

Comunidade Quilombola do Talhado

PictographPanorama Altitude 1,316 ft
Photo ofCânion Serra da Aba Photo ofCânion Serra da Aba Photo ofCânion Serra da Aba

Cânion Serra da Aba

PictographPanorama Altitude 2,241 ft
Photo ofMirante Leste Photo ofMirante Leste

Mirante Leste

Mirante para o vale do riacho do Saco e para a Fazenda Santa Helena

PictographPanorama Altitude 2,264 ft
Photo ofMirante Noroeste

Mirante Noroeste

Visão para o por do sol e para a cidade de São Mamede a noite.

PictographMountain pass Altitude 1,375 ft
Photo ofMirante do Passo da Aba Photo ofMirante do Passo da Aba Photo ofMirante do Passo da Aba

Mirante do Passo da Aba

PictographWaypoint Altitude 1,716 ft

Porteira

PictographWaypoint Altitude 1,175 ft

Porteira Fazenda Santa Helena

PictographWaypoint Altitude 1,755 ft

Porteira Fechada

PictographRiver Altitude 1,788 ft

Travessia Riacho da Aba

PictographRiver Altitude 1,729 ft

Travessia Riacho da Aba

PictographWaypoint Altitude 1,381 ft

Trilha

PictographWaypoint Altitude 1,962 ft

Trilha Discreta à Frente

Trilha discreta à esquerda da estrada

Comments

    You can or this trail