Photo ofTravessia Praia de Camburi das Pedras x Praia do Cachadaço Trindade e Cabeça do Indio - Ubatuba SP x Paraty RJ Photo ofTravessia Praia de Camburi das Pedras x Praia do Cachadaço Trindade e Cabeça do Indio - Ubatuba SP x Paraty RJ Photo ofTravessia Praia de Camburi das Pedras x Praia do Cachadaço Trindade e Cabeça do Indio - Ubatuba SP x Paraty RJ

Experts only
September 1, 2023
September 2023

near Picinguaba, São Paulo (Brazil)

Alguns anos atrás decepcionei meu amigo João Arruda (Oajjao), por preferir aproveitar o réveillon de 2020/2021 em Trindade RJ do que "encher laje" fazendo esta travessia até Ubatuba SP, sendo assim fiquei com esta dívida por alguns anos que só agora em setembro de 2023 acabou saindo do papel, estávamos fazendo um mini mochilão em Ubatuba e ele acabou me cobrando, então pegamos o busão e fomos para Camburi das Pedras Ubatuba SP.

Relato:
01 de setembro de 2023

Acordamos as 6:00 e preparamos tudo, estávamos no camping Ypê, logo fomos para a Praia de Camburi das Pedras com as cargueiras e o dia estava lindo, o sol estava "pocando" logo cedo, já fui nesta praia algumas vezes, mas desta ela estava mais linda do que nunca.

Meu amigo João Arruda estava super preocupado devido os relatos de que a trilha era bem fechada e estávamos sem facão para abrir a trilha e sem perneira para se proteger das cobras, o André Anelli terceiro integrante não tinha ideia do B.O que estava entrando, já eu estava nem ai para nada, um simples jovem latino americano sem nada a perder sem estudos e sem emprego, apesar disso eu estava super confiante pois já estava habituado em fazer vara mato pelo quintal da Serra do Mar Paulista sem nunca usar o facão pois eu sem facão é 100% de sucesso, como sou desastrado certamente iria me cortar e causar um acidente.

Decidimos subir pela trilha da Cachoeira dos 3 Poços, mas antes disso passamos na Pedra do Pulo para ver a vista e apresentar este lugar ao João Arruda e claro deixar o Trecklog mais bonito, vimos a vista e subimos, passamos pela cachoeira e em fim caímos na estrada e ainda erramos a bifurcação, já começamos com o pé esquerdo, voltamos e pegamos o caminho certo, achamos a trilha e apesar de fechada dava para ver ela, logo andamos a "mil e a milhares" para ganhar tempo, após quase 2Hrs de caminhara encontramos um rancho, certamente o rancheiro usava esta trilha por isso ela estava um pouco aberta.

Após o rancho a trilha fechou mais, passamos por algumas nascentes de água e em fim chegamos próximo da divisa de SP e RJ, a trilha sumiu completamente e só tinha Bambu Taquara / Taquaruçu cheio de espinhos, Coco de Espinho (Macaubeira) e Bambu Lixa pra todo lado, era um verdadeiro campo minado sem trilha alguma, e eu ne mó ódio a quase 3 Hrs só vendo mato sem ver uma cachoeira ou mirante não pensei duas vezes, já sai arrebentando tudo nos peitos, unha e dente, revezei um pouco com o João Arruda pra ele sofrer também pois ele que deu a ideia.

Depois de 1 Hr mais o menos quebrando bambu no peito, dente e unha chegamos próximo ao marco da divisa que marca a divisa de SP com RJ, era a única coisa que tinha pra ver nesta trilha, havia tanto bambu caído que levamos mais uns 30 min quebrando bambu no peito, unha e dente na procura deste marco, eu já havia desistido de encontrar esse marco pois havia chegado em cima dos waypoint dos tracklog que salvei tudo e só via bambu, ja estava determinado em chegar em Trindade e chapar de Gabriela, o João muito insistente com uma única foto tirada pelo Gamba ( Renato Gamba Romano ) percebeu que havia uma arvore grande próximo e ali não tinha nada além de bambu, logo o João me dá um grito dizendo que achou fui lá e ele achou mesmo hahaha mandou a braba.

Apreciamos o marco pois era a única coisa na trilha, de um lado escrito São Paulo e do outro Rio de Janeiro e de um terceiro lado o ano de 1957, tiramos algumas fotos e continuamos a descida quebrando bambu cheio de espinhos no peito, unha e dente, depois de quase 3 hrs neste inferno de bambus eles acabaram já dava até para ouvir o mar bravo da Praia de Cachadaço lá em baixo, andamos mais um pouco por quase 1 Hr e chegou a vez das Samambaias, eu já estava agoniado me sentido afogado na selva e desacreditado que o pessoal atravessava aquele mar de Samambaias, me neguei entrar ali então decidimos ir para um outro lado, caímos em um riacho e logo vimos algumas mangueiras de água 🙏 sinal de civilização, seguir as mangueiras iria dar em alguma casa, de repente avistamos uma área descampada, subimos lá e tinha um Caiçara Nativo chamado Sebastião.

O Sebastião ficou sem entender nada, como que do nada no ultimo terreno do Cachadaço aparece 3 indivíduos todos sujos parecendo que voltou da guerra, ele perguntou de onde estávamos vindo e falamos que foi de Camburi Ubatuba SP, ele achou bem legal e nos perguntou como estava a trilha, falamos e ele nos deixou sair por lá, graças a Deus chega de vara mato, chegamos na Praia de Cachadaço com os mochilões e ninguém entendia nada, todo mundo de bermuda e chinelo sem camiseta e nos com as cargueiras calças, botas e camisetas UV manga longa.

Já que estávamos no B.O vamos equipar este trecklog, não poderia faltar Cabeça do Índio, Piscinas Naturais do Cachadaço, Praia do Cachadaço, Praia do Meio e enfim a vila de Trindade, ai foi só chapar de Gabriela, Praia, baco e maconha e compartilhar nossa história com os moradores, obrigado meus amigos pela experiencia única, este foi um grande dia.

PictographBeach Altitude 22 ft

Camburi das Pedras

Pedra do Pulo

As pessoas pulam daqui e aqui é o unico lugar da Praia que da Sinal. Tambem tem uma ótima visão da Praia de Camburi das Pedras

PictographBridge Altitude 120 ft

Terceiro poço

PictographBridge Altitude 185 ft

Ponte

A rota historica é reto, mas todos tracklog começava pela direita, percebemos e voltamos

Sejam bem vindos

Praia dos Ranchos

• Photo of Andre Neves.
    Andre Neves. Sep 6, 2023

👏👏👏👏, Como está o trajeto Camburi até trindade? Muita bifurcações, quedas de barreiras?

• Photo of Marcio Natanael
    Marcio Natanael Sep 6, 2023

De camburi até um pouco antes da divisa tem uma trilha, um pouco antes da divisa até cachadaço ta sem trilha, a pior parte é proximo a divisa, muitos bambus caidos, apesar de estar fechado foi possivel fazer sem utilizar facão, mas se tivesse um ajudaria kk

• Photo of oajjao
    oajjao Sep 12, 2023

💚💚💚
    Valeu demais mano

• Photo of Marcio Natanael
    Marcio Natanael Sep 12, 2023

Eu que agradeço a experiencia 🙏