Photo ofTravessia Portaria1 x Portaria 2 do Parque Nacional do Vulcão Pacaya via Serro Chino Photo ofTravessia Portaria1 x Portaria 2 do Parque Nacional do Vulcão Pacaya via Serro Chino Photo ofTravessia Portaria1 x Portaria 2 do Parque Nacional do Vulcão Pacaya via Serro Chino

March 14, 2023
February 2023

near Pastores, Sacatepéquez Department (Guatemala)

Contratamos um trekking para o Vulcão Pacaya e descobrimos na hora que a parte mais elevada está proibida de subir. Só ocorrendo quando se acampa pois consegue-se burlar a vigilância dos guardas do parque.
Descobrimos na hora que faríamos uma travessia, passando pelo Serro Chino e descendo até a cratera do vulcão.
Saímos do Hotel Acatenango Inn por volta das 10:15.
Esse vulcão é ativo e sofreu uma erupção em 2021. Olhando o vale vemos o quanto a lava se espalhou.
Na entrada o guia nos conta algumas particularidades do parque. Apresenta seus dois filhos que nos irão acompanhar. Vamos por uma estrada larga transitada por caminhantes e mulas. Até um largo onde saímos por uma discreta trilha a direita.
É nesse trecho que uma participante bastante pálida pede para retornar. Estava passando mal e chegou até a vomitar o café da manhã. Um dos filhos do guia a acompanham até a entrada principal do parque.
Encontro com o grupo no Mirante Majahue. Como estávamos programados para sair em outro local foi contactado Rubens com a van para buscá-las.
No cume um denso nevoeiro toma conta e vamos descendo em direção a cratera com visibilidade restrita. Na cratera a densa nuvem começa a se dissipar. Vemos vapores quentes exalando dos buracos. Pegamos em lavas endurecidas e quentes.

PictographProvisioning Altitude 6,801 ft

Barraquinha com lanche, bebidas e início de uma estrada de terra: 14:38 / 14:46.

Cratera: 14:09 / 14:23.

Direita: 13:15.

Direita::

Esquerda descendo: 14:00.

Esquerda: 11:09.

Esquerda: 12:42.

Fim da estrada larga e trilha: 12:17.

PictographCampsite Altitude 7,103 ft

Local de acampamento e banheiro: 13:36.

Local largo

Mirante Majahue: 12:31 / 12:40.

Portaria do Parque Nacional do Vulcão Pacaya: 11:44 / 11:53.

PictographTree Altitude 6,811 ft

Roble oak: 13:01.

PictographOvernight Altitude 4,803 ft

Saída do Hotel Acatenango Inn: 10:11.

Segunda portaria do Parque Nacional do Vulcão Pacaya: 15:26.

Serro Chino: 13:40 / 13:56.