Photo ofTravessia Ponta das Canas X Praia dos Ingleses via Lagoinha do Norte e Caminho do Rei (Florianópolis) Photo ofTravessia Ponta das Canas X Praia dos Ingleses via Lagoinha do Norte e Caminho do Rei (Florianópolis) Photo ofTravessia Ponta das Canas X Praia dos Ingleses via Lagoinha do Norte e Caminho do Rei (Florianópolis)

August 28, 2021
August 2021

near Ponta das Canas, Santa Catarina (Brazil)

Trilha Travessia desde a Ponta das Canas até a Praia dos Ingleses passando pelo Morro das Canas, Praia da Lagoinha do Norte, Morro do Rapa e cumes/mirantes da Praia Brava (parte do caminho mais conhecido como do Rei)

Dificuldades:
-Física: Moderada-Difícil
-Técnica: Fácil-Moderada
-Navegação: Fácil-Moderada

Iniciando nossa caminhada na praia da Ponta das Canas, nos dirigimos em direção ao costão mais ao norte e começamos uma trilha bem simples que nos levaria até a praia da Lagoinha do Norte. Ao longo do caminho é possível encontrar algumas bifurcações, mas que não importam muito pois costumam dar nos mesmos lugares. Num dado momento, encontramos uma trilha de pescador que acessa o costão, como o lugar estava extremamente lindo, eu e a Flora decidimos a partir dali ir diretamente via costão para a proxima praia. O costão em si não é nada impossível, porém há sim pequenos trechos técnicos para contorno das grandes rochas.
Chegando na Praia da Lagoinha do Norte aproveitamos pra vislumbrar aquela bela praia com um pequeno rio calmo cheio de caranguejos e já nos dirigimos em direção à próxima trilha. Por um tempo seguimos via o caminho mais tradicional beirando o costão e as moradias próximas, num dado momento, saímos de lá e subimos até uma pequena estrada de terra onde no fim está o inicio da trilha do Morro do Rapa. A trilha em si é bem estruturada, não possui trechos de grande exposição e nem trechos técnicos. Existem sim algumas bifurcações, porém como o cenário é bem aberto, a grande a maioria delas é bem intuitíva. Seguimos entao na trilha do Morro do Rapa, fizemos o primeiro contorno que olha pro oeste, chegando na face norte do costão, subimos em direção ao pico do morro e descemos novamente numa bifurcação para acessar a face leste do mesmo. O local possui uma bela vista para o mar e pequenos vislumbres das praias Brava e dos Ingleses. Pós acesso leste do costão, voltamos ao pico e seguimos a trilha em direção ao topo da rodovia que acessa a Praia Brava. Fizemos uma pequena pausa na agência de parapente para ver a vista dessa praia de burguês e já seguimos para a terceira parte da trilha.
Descendo poucos metros da rodovia, encontra-se uma pequena estrada de terra do lado esquerdo (onde já vi varios tracks chamando de caminho do rei). O caminho em si é bem aberto, pois passa por diversas rampas de parapente que a agência próxima usa, ou seja uma estrada de terra BEM ABERTA. O primeiro mirante é apenas para a Praia Brava e locais proximos. Agora o ultimo mirante é bem loco, visão quase 360° do norte da ilha, lugar que pretendo voltar com certeza. Ao longo deste trecho é possível encontrar diversas areas de camping, mas lembre-se, evite fazer fogueiras! Depois do ultimo mirante, descemos a trilha (que nesse caso deixa de ser estrada e só é possível fazer a pé) e passamos por algumas bifurcacoes importantes, a primeira que segue o caminho tradicional do Rei, e a segunda que é a trilha alternativa que liga a Praia Brava com a Praia dos Ingleses. De resto, cheguei na areia da Praia dos Ingleses e finalizei o track.

Recomendo
2,5L de água
Lanches leves e nutritivos
Roupas leves e adequadas ao clima
Proteção solar
Bota ou tenis com solado aderente

EVITE FAZER EM DIAS DE TEMPESTADE E LEVE SEU LIXO EMBORA PORRAAAAAAAAAAAA

PictographBeach Altitude 10 ft

Ponta das Canas

Cobertura

Acesso a trilha

Costão

De volta a trilha

Bifurcação acesso a trilha principal

PictographBeach Altitude 7 ft

PictographBeach Altitude 13 ft

Praia dos Ingleses

• geisaimoveis@gmail.com Aug 28, 2021

Que bela Cia, mas tô achando que o açaí ficou triste

• Photo of Klaus Rusch
    Klaus Rusch Jun 6, 2022

Eu fiz ao contrário, o trecho em Lagoinha do Norte e Ponta das Canas pelo costão é complicado, ainda mais que estava uma garoa. Recomendo passar por cima