Photo ofTravessia Poços de Caldas/MG - Águas da Prata/SP (com Pico da Bandeira de ferro e Cachoeira das 7 Quedas) 🏕 Photo ofTravessia Poços de Caldas/MG - Águas da Prata/SP (com Pico da Bandeira de ferro e Cachoeira das 7 Quedas) 🏕 Photo ofTravessia Poços de Caldas/MG - Águas da Prata/SP (com Pico da Bandeira de ferro e Cachoeira das 7 Quedas) 🏕

one day one hour 30 minutes
November 6, 2022
November 2022

•   5 3 Reviews

near Recreio, São Paulo (Brazil)

Viewed 2036 times, downloaded 36 times

VÍDEO: https://www.instagram.com/reel/CkqmX4MsOfK/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Saímos eu, Carol, Silas e Adelino para uma travessia de Poços de Caldas/MG até Águas da Prata/SP. Dessa vez, o acesso ao início do trilha (e do resgate no dia seguinte) foi feito por um amigo do Silas*, o Edinho, que nos levou até a Estação Cascata, aonde pegamos o trilho do trem e iniciamos nossa caminhada.

Como dito, o início da trilha é pelo trilho do trem, que não é lá tão confortável de caminhar. Mas a vista compensa o esforço. Sempre descendo (e em inclinação constante), temos um ponto de atenção que é o pontilhão. Não é longo, mas exige atenção ao caminhar devido aos vãos entre os dormentes. Também recomendo colocar as mãos sobre o trilho antes de iniciar, para garantir que não há trens se aproximando.

Mais abaixo, passamos por uma nascente à esquerda e logo antes do túnel há uma cascatinha. São os únicos 2 pontos de água da trilha do 1º dia, então é o ponto para recarregar. Fizemos nosso almoço na cascatinha; um local muito gostoso.

De volta ao trilho saindo da cascata, temos o túnel. Também não é longo. E, logo na saída dele, pegamos à esquerda para subir uma encosta de cascalho muito íngreme. É especialmente por esse ponto que graduei a trilha como "difícil": Muito ruim subir a encosta com cascalho solto e com as cargueiras. Mas não é um trecho tão longo, já que logo pegamos a trilha de volta. De visualização não tão evidente, há marcos de ripas de madeira e algumas setas nas pedras, criadas para uma corrida de montanha do passado. Em alguns pontos cruzamos as trilhas de motos, mas pouco andamos por ela. Há a meio caminho do cume uma área com árvores, aonde paramos para descansar e deixar o sol baixar, visto que ainda eram 13:30. Descansamos na sombra e retomamos rumo ao cume.

Na crista do morro, a vegetação muda, sempre bem rasteira mas com flores de cores variadas. Passamos por um cume falso e alguns metros a frente já se visualiza a "bandeira de aço", indicando a chegada do cume!

Por ser muito rochoso, não há boas áreas para barracas. Acabamos acampando um pouco mais abaixo do cume, aonde achamos um lugar ok. Tomamos um belo café apreciando o magnífico por do sol. Depois, jantar e "cama"! Muito vento à noite, mas foi um soninho tão gostoso....

Acordamos cedo, tomamos café, e partimos rumo a Águas. Divergimos um pouco do log original e não passamos pela fazenda, passando por estrada de terras desativadas entre a plantação de eucaliptos. Que caminhada agradável!

Passamos pelo rio (primeiro ponto de coleta de água do 2° dia) e descemos até a entrada da Cachoeira das 7 Quedas (aonde há um estacionamento e acesso por estrada de terra). Fizemos toda a descida pela trilha, que é muito bonita, passando por todas as 7! Há algumas áreas de camping e pessoas acampando. Mas infelizmente, verificamos o uso de fogueiras, sempre perigosas.

Por fim, de volta a um trecho pequeno de trilhos de trem novamente. Lá, na estrada, estava o Edinho, amigo do Silas, nos aguardando para retorno a Poços!

* Não tenho contato do amigo, mas Uber ficaria R$40 reais do centro até o início da trilha. Para o resgate, sei que há ônibus de Águas para Poços, mas não tenho detalhes.

Início da Trilha

Subir à esquerda

Início da encosta ingreme

PictographTree Altitude 3,958 ft

Parada para descanso e fugir do sol Obs ( a trilha passa pela árvore saindo do trilho das motos)

Cume

Pico da Bandeira de aço

PictographCampsite Altitude 4,737 ft

Área de Camping

Achar um espaço plano sem pedras rsrsrs

Será feita algum controle no futuro?

Rio

Atravessar Sempre filtrar/clorar

PictographTree Altitude 3,983 ft

PictographCar park Altitude 3,912 ft

Acesso de carro à 7º queda

7º Queda

6º Queda

PictographCampsite Altitude 3,269 ft

Não faça fogueiras! Leve em bora seu lixo!

De volta aos trilhos

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Nov 7, 2022

Travessia muito bacana! Natureza sendo renovada após uma queimada. Tudo colorido, muitas flores e aves. O trajeto após o túnel, a subida é um pouco mais difícil devido às pedras soltas. Mas depois disso fica bem tranquila e com um visual lindo! Amei!

• Photo of Silas Escalador

• Photo of aacoelho
    aacoelho Nov 7, 2022

Trilha Sensacional!!!!!
    Muito diversificada, com trechos fáceis e trechos com mais dificuldade técnica.
    A descida pela trilha das 7 Cachoeiras deixou o percurso ainda mais bonito.
    Bora fazer outras!

Diego_sp Feb 24, 2023

Olá amigo
    Já fiz a travessia até poços cachoeira das 7 Quedas, agora pretendo voltar para fazer um Camping, o que você recomenda, esse lugar para acampar ou nas 7 Quedas?

• Photo of aacoelho
    aacoelho Feb 25, 2023

Olá Diego
    Eu acampei no pico da Bandeira. O espaço é bem precário, muita pedra terreno irregular e pouco espaço para montar a barraca. Porém o por e nascer do Sol são muito bonitos.
    Nas cachoeiras o espaço é muito melhor, é abrigado dos ventos e tem água para o banho.
    Boa trilha.

VaTrilhar (mv_mao) Feb 25, 2023

Fala @Diego_sp. Como o Aacoelho disse, não é uma área grande de camping, mas com jeitinho cabe algumas barracas. Se eu fosse escolher, acamparia de novo no cume do Pico da Bandeira.

Diego_sp Mar 1, 2023

Eu fiz essa trilha, pela 2º vez dessa vez colocaram dois bancos de madeira na 7° queda, para contemplar a cachoeira, parece que vão cobrar o acesso por cima, onde se chega de carro, porque agora colocaram uma porteira, cobrando de $10 moto e $20 carro, mas estava abandonada a guarita.. porém o acesso por baixo pela trilha é livre. Trilha bem puxada a partir da 5° queda, mas é um lugar incrível, com vários poços para banho, e de águas cristalinas.

Obs: Acampei em uma area de camping do lado de uma queda, acredito que seja a 4º queda, peguei uma chuva a noite, onde a agua ficou toda barrenta, mas logo pela manhã, ja amanheceu limpa de novo.

Eu fiz essa trilha 😎✌️

VaTrilhar (mv_mao) Mar 1, 2023

Top demais Diego! Obrigado por nos atualizar!

Diego_sp Mar 1, 2023

@VaTrilhar (mv_mao)
    TMj :D

VaTrilhar (mv_mao) Apr 25, 2023

Última trilha que fizemos com nosso amigo Silas Oliveira.

Vai ficar na memória todo companheirismo, amizade, ensinamentos e piadas.

Vai fazer muita falta MEU AMIGO!

• Photo of JR 33
    JR 33 Mar 24, 2024

Eu fiz essa trilha mas saimos dos trilhos e subimos pelas 7 quedas saimos no estacionamento da sétima quedas e voltamos por estradas de terra até chegar ao ponto de pedágio na rodovia onde pegamos o ônibus pra voltar a Poços de Caldas!