Travessia Picos de Europa - Dia 1/5 - Camaleño - Liébana - Cantábria - ES

Photo ofTravessia Picos de Europa - Dia 1/5 - Camaleño - Liébana - Cantábria - ES Photo ofTravessia Picos de Europa - Dia 1/5 - Camaleño - Liébana - Cantábria - ES Photo ofTravessia Picos de Europa - Dia 1/5 - Camaleño - Liébana - Cantábria - ES

1961
September 30, 2023
September 2023

near Fuente Dé, Cantabria (España)

Travessia Picos de Europa - Dia 1/5 - Camaleño - Liébana - Cantábria - ES

É o dia de começo da travessia. De manhã, subimos de teleférico até ao ponto inicial do trekking. O verde dos bosques dá lugar a uma zona montanhosa maisa ustera. Os primeiros passos desta aventura percorrem um trilho rodeado por cumes vertiginosos e uma inóspita paisagem de montanha. O dia é passado nos contrafortes desses cumes, para atravessarmos então o coração do maciço central, o Urielles. Terminamos no refúgio do Naranjo de Bulnes, também conhecidopor Urriellu, onde podemos observar os escaladores na famosa parede oeste, com mais de 500 metros verticais.

-----
Os Picos da Europa são uma formação montanhosa situada no norte da Espanha, que constitui a parte central da cordilheira Cantábrica. Embora não seja muito extensa, a sua proximidade do mar faz com que seja pródigo em acidentes geográficos de grande interesse. A área é um parque nacional desde 1918, que é o mais antigo e o mais visitado da Espanha.

Desconhece-se a origem do nome dos Picos de Europa, chamados simplesmente "Picos" pelos habitantes locais e das zonas vizinhas das montanhas. Tradicionalmente associa-se a origem do topónimo ao facto de que supostamente os cumes da cordilheira eram a primeira visão de terra europeia que os navegantes vislumbravam ao vir da América, sobe as brumas da costa asturiana, mas essa suposição é contestada por muitos estudiosos.

-----
Nos imponentes maciços calcários do Parque Nacional dos Picos de Europa, coabitam intocáveis ecossistemas de alta montanha e bosque. Em plena cordilheira cantábria, o clima húmido, fruto daproximidade ao atlântico, acolhe uma biodiversidade única nas surpreendentes paisagens montanhosas e nos prados infinitamente verdes.

Neste trekking de 5 dias pelo Urielles, percorremos a pé trilhos acima das nuvens e encontramos um viva tradição pastorícia, em aldeias de pedra e prados. Uma travessia para todos que gostam de caminhar, marcada pela subida ao Collado Jermoso, um dos pontos mais remotos dos Picos, que te recompensa com uma paisagem avassaladora.

Etrex 30 ++Freq

Passagem

PictographMountain hut Altitude 6,414 ft

Refugio Vega de Urriellu

Photo ofTerminal Inferior Teleferico Fuente Dé Photo ofTerminal Inferior Teleferico Fuente Dé Photo ofTerminal Inferior Teleferico Fuente Dé

Terminal Inferior Teleferico Fuente Dé

Photo ofTerminal Superior Teleferico Fuente Dé Photo ofTerminal Superior Teleferico Fuente Dé Photo ofTerminal Superior Teleferico Fuente Dé