Photo ofTravessia Petrópolis X Teresópolis (Sem ataque ao Portal dos Hércules e Mirante do Inferno) devido ao mal tempo. Photo ofTravessia Petrópolis X Teresópolis (Sem ataque ao Portal dos Hércules e Mirante do Inferno) devido ao mal tempo. Photo ofTravessia Petrópolis X Teresópolis (Sem ataque ao Portal dos Hércules e Mirante do Inferno) devido ao mal tempo.

one day 10 hours 36 minutes
October 26, 2023
October 2023

near Calembe, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia Petrópolis X Teresópolis

PictographCampsite Altitude 7,024 ft

• Photo of cariocatrekkeiro
    cariocatrekkeiro Oct 27, 2023

Ola! Farei um breve relato... Informações básicas: Para se aventurar nesta travessia é necessário autorização prévia obtida (agendamento) no site: https://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/.
    Saindo de Belo Horizonte no ônibus da empresa Útil valor R$ 143,60 às 22:00 h e chegando na rodoviária de Petrópolis às 04:30 h - alí mesmo pode embarcar em coletivo da linha 150 para o Terminal Corrêas - valor R$ 4,30 horário 06:30h e chegando lá mesmo poderá embarcar no coletivo da linha 616 Pinheiral e desembarcar próximo à Escola Rural, ponto mais próximo à Portaria Petrópolis. Seguir à pé por curto trecho até à Portaria.
    1º Dia: Sol. No início (portaria) de Petrópolis é solicitado um Termo de Responsabilidade ref. os riscos possíveis e até o 1º camping (Açu) deverá informar a sua passagem para o pessoal do ICMbio e também no camping da Pedra do Sino (estes irão fazer o monitoramento de sua travessia). Poderá obter água em vários pontos até o acesso a cachoeira véu da noiva, mais são muitos pontos desde o início da trilha. Após somente no Ajax que deverá ser uma parada obrigatório. Passará pelo mirante graças a Deus daí perde se um pouco a característica de mata atlântica e vai ganhando altitude, vários trechos entre as lages de rochas (não há trilhas demarcadas) poderá auxiliar com totens e setas posicionadas ao longo do percurso (Obs: importante levar um GPS pois poderá pegar neblina dificultando a navegação). O primeiro dia resume em uma extensa subida. Aproveite para tirar lindas fotos e contemplar a natureza que é belíssima. Já no camping poderá tirar o final da tarde para subir até o Mirante do Cruzeiro para contemplar o por do sol. A noite choveu bastante
    ** Não se esqueça leve o seu Chu Tube.
    2º. Segundo. Saímos do camping Açu às 08:00 h eu e meu amigo Jadir, sabíamos que o segundo dia seria com um visual mais bonito porém estava com muita neblina e com risco de chuvas para este dia, sabíamos que teria que vencer até a Pedra do Sino... passamos por vários trechos que exigem uma boa leitura do terreno e uma boa concentração e com uma boa navegação, neste dia que estão os trechos mais técnicos como: Elevador, mergulho e cavalinho e além destes destacamos mais descidas íngremes sobre lajeados. ** Devido a não visibilidade Não fizemos o ataque aos Portais de Hércules, mais contemplamos a vista do garrafão e logo pegamos a trilha de volta... passamos por um cabo de aço do tipo guarda corpo. Com relação ao elevador são vergalhões chumbados na rocha para auxiliar na subida, e atenção em alguns degraus existe um espaço considerável p

• Photo of Fernando diniz
    Fernando diniz Nov 1, 2023

Parabéns meu amigo. Fiquei com inveja.