Travessia Petrópolis-Teresópolis / Rio de Janeiro

Photo ofTravessia Petrópolis-Teresópolis / Rio de Janeiro Photo ofTravessia Petrópolis-Teresópolis / Rio de Janeiro Photo ofTravessia Petrópolis-Teresópolis / Rio de Janeiro

October 18, 2017
October 2017

near Cascatinha, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia realizada em julho de 2017.

Considero essa travessia como difícil se você for no modo autônomo para acampar, ou seja, carregando comida e todo seu equipamento, inclusive barraca. Se você dormir nos abrigos, já facilita um pouco e se tiver guia/carregador para aliviar o peso aí eu consideraria ela como moderada apenas.

-> Primeiro dia é só subida, mas achei tranquilo. Só pega mais porque é o dia em que você está mais pesado.

-> Segundo dia é mais técnico, com lances de escalaminhadas, alguns trepa-pedras e os lances do elevador, abismo e cavalinho.
A ida nos Portais de Hércules vale muito a pena! Luga excepcional!
Passei no cavalinho sem a utilizar de corda. O lance é exposto e intimida à primeira vista, mas um pouco de calma resolve o problema e não há maiores dificuldades. De qualquer forma, se você for com gente inexperiente ou que tem medo de altura, recomendo colocar uma corda para dar aquele apoio psicológico.

-> Terceiro dia é só descida, mas é uma descida boa que não estraga tanto a ponta dos pés. Eu não sabia do Mirante do Inferno e vi pelas fotos que também é um lugar massa. Informe-se sobre esse mirante que fica no início do terceiro dia.

Chegando no final da trilha na barragem, pegue uma van para a saída do parque (acho que uns R$4,00 por pessoa). Ao passar pela catraca de saída, pegue a avenida para o lado esquerdo e siga por ela até a praça da feirinha (aprox. 500 metros). Lá você consegue pegar ônibus para o centro e outros lugares.