Travessia Pedra Furada x Pedra do Sapo - Serra do Mar de Biritiba Mirim/SP

Photo ofTravessia Pedra Furada x Pedra do Sapo - Serra do Mar de Biritiba Mirim/SP Photo ofTravessia Pedra Furada x Pedra do Sapo - Serra do Mar de Biritiba Mirim/SP Photo ofTravessia Pedra Furada x Pedra do Sapo - Serra do Mar de Biritiba Mirim/SP

10 hours one minute
November 5, 2016
October 2016

near Manuel Ferreira, São Paulo (Brazil)

Caminhada que começou no Km 77 da Rodovia Mogi-Bertioga (Balança) , onde desci do ônibus circular Manoel Ferreira e dali fui seguindo pelo acostamento até o Km 80,4, onde iniciei a trilha pela mata, passando pelas Cachoeiras da Pedra Furada e da Light.
Em seguida continuei em outra trilha até interceptar a Trilha do Lobisomem por um pequeno trecho e passando próximo das Cachoeiras da Lagarta e da Agua Fina para finalizar no topo Pedra do Sapo, subindo pela trilha à leste.

Antes de chegar no topo da Pedra do Sapo, até tentei chegar no Pico do Gavião, mas tive que retornar.
Era muito tarde devido ao horário e o clima não estava ajudando.

Quando estava no topo da Pedra do Sapo a bateria do celular entrou em modo de economia e por isso parou de gravar a partir dali.
Mas a descida da trilha, tanto a leste quanto a oeste, não apresenta dificuldades.

Uma informação importante é que recentemente as casas abandonadas no final da trilha que desce do Sapo voltaram a ser ocupadas e os proprietários não permitem a passagem pelo local.

Para quem pretende chegar ao topo da Pedra do Sapo ou descer dela pela trilha a oeste seguem algumas dicas:
- Ao chegar na bifurcação onde existe uma entrada de um sitio com laterais de muro pintados em branco e numeração 400 (cerca de 50 minutos desde a Rodovia), saia da estrada principal e siga para direita.
- Em outra bifurcação que surgir à direita, evite seguir em frente até um portão de madeira fechado com cadeado e uma placa: CUIDADO COM O CÃO.
- As casas abandonadas que ficam dentro da propriedade, agora estão ocupadas (cuidado aqui, pois recentemente pessoas se mudaram para essas casas e alguns montanhistas já me avisaram que estão proibindo o acesso ao local).
Para não ter problemas, o ideal é seguir até o final da estrada, antes de cruzar o portão e interceptando a trilha mais à frente, da seguinte forma:
- Ao passar a bifurcação para essas casas, caminhe por uns 200 metros até o início da trilha à direita, junto de um lago, passando ao lado de um Recanto, do lado esquerdo e exatamente nesse ponto do link abaixo, a trilha se inicia:

Com isso é possível interceptar a trilha principal mais à frente, evitando as casas recentemente ocupadas.
- Já se estiver descendo da Gruta ou da Pedra do Sapo por essa trilha à oeste, faça o seguinte: evite finalizar dentro dessa propriedade com as casas recentemente ocupadas. Quando perceber que a trilha está chegando nessas casas e o visual começa a se abrir, saia à direita, finalizando ao lado de um pequeno lago e junto de um Recanto.
Até para evitar problemas de invasão de propriedade particular.

No relato abaixo coloquei algumas outras informações.

Relato com dicas e fotos estão no blog:
clique aqui

PictographBus stop Altitude 2,557 ft

Balança

Inicio da trilha

Cachoeira da Pedra Furada

Trifurcação

Cachoeira da Light

Virar na bifurcação à direita

Chegada na Trilha do Lobisomem

PictographCampsite Altitude 2,539 ft

Toca

Cachoeira da Lagarta

Cachoeira 2

Virar na bifurcação da esquerda

Cachoeira da Agua Fina

Vértice próximo do Pico do Gavião

Bifurcação para o topo do Pico do Gavião

Pequeno trecho pela estrada

Fim da estrada e inicio da trilha

Pedra do Sapo

PictographBus stop Altitude 2,492 ft

Ponto final do circular Manoel Ferreira

• Photo of RAFAELCARDOOZO
    RAFAELCARDOOZO Oct 22, 2018

Usei esse final de semana e me ajudou muito em todo trajeto, está todo bem aberto pra quem quiser ir a partir de agora, no mais muito obrigado por mais uma trilha incrível.

Trilhas e trips Oct 23, 2018

Obrigado pelo retorno Rafael.
    Muito bom saber que a trilha está bem demarcada.
    Dá para se fazer em apenas 1 dia e que combina cachoeira com algum pico.
    Valeu

• Photo of Rodrigo Trilheiro Sp
    Rodrigo Trilheiro Sp Sep 19, 2020

Tem como o fim ser no mesmo ponto de início? Uma vez já fiz essa trilha e o início foi em uma casa tipo restaurante caseiro

Trilhas e trips Sep 20, 2020

Sim, totalmente possível.
    Na verdade o final dessa minha caminhada é no Bairro Manoel Ferreira, no ponto final dessa linha de ônibus, que não tá muito longe da Balança, onde comecei a minha caminhada.
    Só não recomendaria descer da Pedra do Sapo pela trilha à oeste.
    Algumas antigas casas abandonadas voltaram a ser ocupadas e os novos proprietários não permitem a passagem por lá.

• Photo of Rodrigo Trilheiro Sp
    Rodrigo Trilheiro Sp Sep 21, 2020

Top, Trilhas e trips . Obrigado. Vou tentar fazer ela pelo seu mapa e qualquer coisa volto na trilha que fui mesmo. importante e localizar as cachoeiras.

Trilhas e trips Sep 22, 2020

A trilha pelo lado leste da pedra do sapo é tranquila.
    Eu tenho o track dessa subida por esse lado.
    Tá aqui wikiloc.
    Atualmente alteraram um trecho na subida, mas sem grandes problemas.