Travessia Pedra da Onça à Pedra Redonda - Monte Verde/MG ⛺

Photo ofTravessia Pedra da Onça à Pedra Redonda - Monte Verde/MG ⛺ Photo ofTravessia Pedra da Onça à Pedra Redonda - Monte Verde/MG ⛺ Photo ofTravessia Pedra da Onça à Pedra Redonda - Monte Verde/MG ⛺

one day 30 minutes
June 13, 2022
June 2022

near Monte Verde, Minas Gerais (Brazil)

Travessia Pedra da Onça à Pedra Redonda - Monte Verde/MG ⛺

Dia dos namorados 2022 e não poderíamos passar em outro lugar que não fosse nas montanhas!

Fomos Marcos, Carol, Ed e Bia para Monte verde, aonde decidimos fazer a travessia da Trilha do Jorge (pernoite na Pedra da Onça) e ir até a entrada da trilha da Pedra Redonda, em um percurso de pouco mais de 10km.

Saímos após o almoço de sábado do hotel Guanxi (que fica bem na entrada da trilha). Lá deixamos nosso carro por R$50,00.

Iniciamos a belíssima trilha do Jorge, sempre rodeados de muita mata verde e de beleza ímpar. logo no início, o rio estava de fácil transposição. Sempre subindo, fomos passando por vários waypoints, entre eles outros 2 rios. Um deles (o primeiro) estava seco no inverno e o segundo (antes do Bosque dos Duendes) estava ok e É O ÚLTIMO PONTO DE ÁGUA da travessia. Chegamos ao Bosque dos Duendes, aonde a parada para fotos é "obrigatória".

Pouco a frente, a bifurcação para São Francisco Xavier. Nesse ponto, pegamos à direita e sempre subindo passamos pelo mirante até chegar à Pedra da Onça.

A pedra da Onça é um local excelente para acampar: plano, o piso é de uma relva. Mas aqui um alerta: Há placas da Melhoramentos (dona da área) proibindo camping e fogueira. Se decidir acampar, por favor não acenda fogueiras de forma alguma!

Montamos acampamento as 16:00 e já tomamos um café para espantar o frio. Já as 18:00 preparamos nossos jantar de "dia dos namorados" pois o vento e frio estavam fortes. Mas jantamos bem com direito a vinho! A previsão era de um belo nascer do sol apesar da noite nublada e então dormimos cedinho.

Acordamos antes do sol e pudemos ver o nascer entre as nuvens. Valeu todo esforço!

Café tomado, partimos em direção à entrada da trilha da Pedra Redonda.

A trilha após a Onça até a Pedra Bonita é de fácil visualização. A partir desse ponto, a trilha praticamente desaparece e é necessário ir meio que "no rumo" do log até a Pedra partida. Fizemos alguns vara-matos mas nada muito longo, já que entrávamos e saíamos da trilha. Há um ponto de água marcado mas normalmente só tem água no verão. Estava seco no inverno.

Já próximo à Pedra Partida, a trilha fica mais visível. Chegamos na Pedra e curtimos o visual, de um belo e limpo dia de domingo. Aproveitamos para lanchar e descer rumo ao trajeto tradicional de Monte Verde.

A trilha de descida, que já foi um trajeto comercial, apesar de bem visível está bem "suja" de troncos e bambus, além de ser acidentada. Mas sem muita dificuldade chegamos ao corrimão da trilha da Pedra Redonda. Decidimos não ir ao topo da Pedra Redonda (vamos em outra oportunidade escalando), mas paramos no mirante para as últimas fotos dessa bela e tranquila travessia!

OBS: Na portaria fomos informados que há uma taxa de quem entra pela portaria, mas no nosso caso (saindo) não seria cobrado.

VIDEO: https://vm.tiktok.com/ZMN2vL7fC/?k=1

Siga a gente no Instagram e no Tiktok: @VaTrilhar

No tambor azul à esquerda

Cerca Aberta

Atravessar Obs: No verão o volume de água é bem maior.

Descanso....

Mais descanso rsrsrs

Estava seco em jun/22

Último ponto de água de toda a travessia!

Bosque dos Duendes

A esquerda para Sâo Francisco Xavier e a direta para Pedra da Onça

Pedra da Onça

Área de camping

SECA NO INVERNO! Talvez também em período de estiagem no verão.

Pedra Partida

Vista da Pedra Partida

PictographCave Altitude 6,584 ft

Caverninha na trilha de retorno

Chegando....

Mirante

Mirante do circuito tradicional de Monte Verde

(ou início caso você vá visitar a Pedra Redonda pelo circuito tradicional)

• Photo of aacoelho
    aacoelho Jun 13, 2022

As montanhas de Monte Verde são muito bonitas, sempre vale a pernada.
    Ótimo lugar pra passar o dia dos namorados.
    Fiquei surpreso com a foto da trilha da Pedra Partida, parece que a trilha está fechando.

• Marcelo Constantino Jun 21, 2022

Valeu! Segui teu track para ir da onça à partida e foi muito útil!

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Jun 21, 2022

Fala garoto... um pouco fora da trilha nesse trecho (que some e volta) mas o importante é o rumo! Forte abraço!

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Jun 21, 2022

Essa trilha é uma das mais gostosas de Monte Verde. Visual lindo. Adoro e sempre que me chamarem, eu irei kkkkkkkkk

• Photo of mary.mary
    mary.mary Nov 28, 2022

Boa noite. Vc fez essa trilha bem recente. Sabe dizer se está fechado ou pode fazer de boa.

A entrada é paga??

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Nov 28, 2022

Noite. Fiz no dia dos namorados. Não havia cobrança. A última informação que tenho é que não está tendo.