Travessia - Morro do Canal, Morro do Vigia e Torre Amarela - 24/04/2022

Photo ofTravessia - Morro do Canal, Morro do Vigia e Torre Amarela - 24/04/2022 Photo ofTravessia - Morro do Canal, Morro do Vigia e Torre Amarela - 24/04/2022 Photo ofTravessia - Morro do Canal, Morro do Vigia e Torre Amarela - 24/04/2022

April 24, 2022
April 2022

•   5 4 Reviews

near Madeireira Dal’Pai, Paraná (Brazil)

Travessia realizada dia 24/04/2022, iniciando pelo Morro do Canal com 1.340 metros, seguindo para o Morro do Vigia com 1.357 metros e concluindo pelo Torre Amarela com 1.263 metros.
Tem uma extensão aproximada de 4,3 km, é uma trilha fácil/moderada, localizado no município de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.

Valor do estacionamento pago dia 24/04/2022 foi R$ 20,00 o carro.

No local possui ótima infraestrutura banheiros, restaurante e um café colonial.

--SEJA RESPONSÁVEL--
- Você é o principal responsável por sua saúde e segurança. Preste atenção onde pisa, onde senta e onde se segura. Cobras, aranhas e outros animais potencialmente perigosos geralmente são encontrados na área e constituem riscos reais em qualquer área natural, especialmente nas estações de primavera e verão.

- Traga todo o seu lixo de volta.
- Não desmate, não tire plantas nativas.
- Não faça fogueiras.

--Avaliação da trilha--
Dificuldade Física: Fácil
Dificuldade Técnica: Moderada
Navegação pelo Wikiloc: Fácil

Deixe seu comentário ou sua sugestão.
Em caso de dúvida ou mais informações fico à disposição.

Fonte

• Photo of JonesTripss
    JonesTripss Jul 22, 2022

Olá amigo, gostaria de iniciar por estas trilhas, oque me recomenda? Por algum acaso você vai fazer novamente esta trilha?

Vildjoen S. S Jul 22, 2022

Olá JonesTripss, inicia pela trilha do Canal, já terá uma boa ideia de trilha, grampos e cordas.
    É nível iniciante então pode seguir, respeite seus limites.
    O que recomendo, cara, alimentação, barra de seriais um chocolatinho, água, repositor rápido tipo Gatorade ajuda, roupa adequada, calçado adequado.

Boas trilhas

• Photo of Edgar V.A.
    Edgar V.A. Dec 31, 2022

Fala, parceiro! Obrigado por disponibilizar essa trilha!
    Fui fazer hoje e vamos a aventura! Concordo que a dificuldade é moderada, não é lugar para crianças sem prática. Mas uma pessoa com um mínimo de preparo (ainda que esteja acima do peso, meu caso) consegue vencer.
    Sugiro que quem tenha medo de altura não vá fazer. Os trechos com grampos exigem bastante atenção. Como hoje é véspera de ano novo o movimento tava bem tranquilo e sendo minha primeira vez lá, acabo sem parâmetro no quesito movimento. Mas imagino que por ser uma trilha conhecida, próxima a Curitiba e que oferece uma boa estrutura o movimento deve ser bem intenso aos finais de semana.
    Um pouco antes do cume do morro do vigia minha bota que estava velha começou a se desintegrar e isso virou um problema para mim. Acabei passando o restante da trilha preocupado com isso. Terminei com as duas solas soltas. Eu fui sozinho para trilha, mas sem o gps não teria arriscado. Como sugestão para os mais inexperientes como eu, quando forem fazer baixem as trilhas alternativas (e acredito que isso seja válido para qualquer outra trilha). Não encontrei ninguém no cume do vigia e não quis arriscar me embrenhar em trilha desconhecida para voltar direto dali. Acabei seguindo essa trilha aqui e ao chegar na bifurcação que leva para a torre amarela optei por cancelar a subida até lá, pois o calçado estava sem condições. A descida com a bota arrebentada foi sofrida, mas com seus momentos de prazer também. Vou voltar futuramente para fazer a torre amarela. Não sei se foi a situação em que estava ou se realmente faz sentido, mas ao fazer o caminho de volta achei a trilha para a torre amarela de arrebentar no cansaço. O que você acha?? Foi só nesse trecho de volta que voltei a ver pessoas.
    No final das contas deu uma trilha de 3,64 km e levei 5:30h para terminar. Eu acredito que com o calçado em boas condições eu teria levado esse tempo para fazer os 4,93 km. Eu dei sorte de pegar um dia com nuvens, isso me desgastou menos. Bom salvar um gás para o final, porque depois do riacho aquela subidinha quase me arrebenta!!
    Essa avaliação ficou um pouco grande e de certa forma confusa, pois acabei escrevendo em alguns momentos para quem venha atrás de informações e em outros para o Vildjoen. De qualquer maneira, espero que seja útil! Abraços!

Vildjoen S. S Jan 3, 2023

Salve Nobre Edgar Vieira Alves, obrigado de feedback.
    Show que foi fazer a trilha, que pena que seu calçado justamente no inicio começou apresentar problema mas parabéns pela garra e determinação de não se deixar abater pela dificuldade e continuar. imprevistos sempre ocorrem.
    Te conta uma história minha tbm, lá em 2020 fui fazer a trilha do Capivari Mirim com alguns amigos e ocorreu o mesmo problema, na volta do cume o solado da bota saiu inteiro ficando somente uma fina camada de tecido para a palmilha, desci praticamente descaço de 1 pé. (rsrsrsr)
    No verão por mais que esteja nublado a fadiga aumente, por isso a percepção de maior cansaço na volta como mencionou.

Parabéns pela aventura, ótimas trilhas.

• Photo of Edgar V.A.
    Edgar V.A. Jan 14, 2023

Valeu, Vildjoen!! Agora para 2023 a intenção é continuar conhecendo! Vou usar bastante teus tracklogs! Tudo de bom aí!

Vildjoen S. S Jan 16, 2023

E ai nobre Edgar V.A., show. Fazendo 1 trilha no mes ja conhece autos picos tops.
    Isso ai, qualquer dia nos cruzamos numa trilha.

boas trilhas

• Photo of Daiane Momo Daneluz
    Daiane Momo Daneluz May 14, 2023

Foi fundamental pra não nos perder. Valeu!

• Photo of Wagner Bollmann Fabri
    Wagner Bollmann Fabri May 14, 2023

Mais uma pra conta…. Valeu pelo track!

Vildjoen S. S May 15, 2023

Fala Daiane e Wagner, que show que fizeram a travessia. Ótimo que deu tudo certinho.
    O que acharam da dificuldade?

Boas trilhas pessoal.

• Photo of Daiane Momo Daneluz
    Daiane Momo Daneluz May 16, 2023

Foi fundamental pra não nos perder. Valeu! Achei a dificuldade moderada. Uma que uma pessoa que não tenho um mínimo de preparo físico ou alguma experiência prévia com trilhas pode sofrer um pouco nessa travessia. O percurso é muito bonito. Adorei!

• Bruno Benegra Nov 6, 2023

Foi fundamental durante a travessia entre Vigia e Canal, muito bom!