Photo ofTravessia Mogi das Cruzes x Paranapiacaba via Pedra Grande de Quatinga(via Trilha das Bikes) Photo ofTravessia Mogi das Cruzes x Paranapiacaba via Pedra Grande de Quatinga(via Trilha das Bikes) Photo ofTravessia Mogi das Cruzes x Paranapiacaba via Pedra Grande de Quatinga(via Trilha das Bikes)

October 25, 2020
October 2020

near Pindroama, São Paulo (Brazil)

Travessia de Mogi das Cruzes até Paranapiacaba via Pedra Grande (pelo caminho das bicicletas)

Dificuldade Física: Moderada-Difícil
Dificuldade Técnica: Fácil
Dificuldade de Navegação: Moderada
Dificuldade Psicológica: Fácil

Inicialmente saindo da estação de trem da zona leste, em Jundiapeba pegamos o ônibus Quaatinga que nos conduzirá até os cafundó de Mogi das Cruzes.
A partir do ponto final de ônibus andamos por asfalto e estrada de terra por alguns quilômetros até chegar no pé da Pedra Grande.
Começando a subida em direção ao topo irá encontrar uma bifurcação (veja os waypoints), nesse track foi usado o caminho a direita, onde é uma descida de mountain bike. (Se você vai de bicicleta, não suba essa trilha, ela foi feita pra descer. Se for descer, saiba o que te aguarda, a descida para MTB é de nível difícil. Nada colossal, mas um erro nessa pista custa caro.)
Chegando no topo da Pedra Grande (conta com grampo para rapel, espaço para camping e uma trilha que não foi marcada até uma caverna) apreciamos a vista e descemos pela trilha da Fazenda Pernambucana (agora foi fechada por conta dos motoqueiros que destruíam a trilha. Só use ela se for consumir algo no final lá no restaurante).
Almoçamos na fazenda e de bucho cheio fomos ver a Cachoeira do Mestre.
Depois só uma longa pernada em estrada de terra até a vila de Paranapiacaba.

Recomendo:
2,5L de Água
Almoçar na fazenda
Evitar dias de sol
Protetor solar
Solado aderente e CONFORTÁVEL

EVITE FAZER EM DIAS DE SOL EXCESSIVO E LEVE SEU LIXO EMBORA PORRA

Vindo de Jundiapeba, as 8h40 ônibus Quaatinga

Para esquerda é a trilha normal para subir para pedra grande. A direita, trilha usada pelas mountain bikes. Nesse track foi usada a das bicicletas.

Água

Avaliada e recomendada pelo Pimentel kkkkkk

Deixa os bicicletêro seus motoca

Agora apenas com consumação do restaurante que possui o acesso do local

PictographCar park Altitude 2,674 ft

Com almoço, estacionamento e acesso para cachoeira do mestre

PictographInformation point Altitude 2,572 ft

Agradeço por compartilhar!

• Photo of oajjao
    oajjao Nov 18, 2020

cnascimento por nada! Tinha me esquecido de editar, agora já está com todas as informações necessárias...

• Photo of Amanda Barros M.
    Amanda Barros M. Apr 1, 2021

Anda muito mas e eu curti

• john.uribe.rosas Aug 2, 2022

Estamos pensando fazer! Obrigado por compartilhar. Vc poderia me dizer em questões de segurança, (presença de humanos com mas intenções) como é?

• Photo of oajjao
    oajjao Aug 3, 2022

Bom dia John, é bem tranquila… não escuto relato nem de assalto na região, quem dirá de coisas piores. Na pior das hipóteses vc vai chegar na pedra grande de Quaatinga e poderá estar lotada por conta de ser um bom ponto rapel. De resto, só tranquilidade…