Activity

Travessia Magé-Caxias (trilha do avião)

Download

Trail photos

Photo ofTravessia Magé-Caxias (trilha do avião) Photo ofTravessia Magé-Caxias (trilha do avião) Photo ofTravessia Magé-Caxias (trilha do avião)

Author

Trail stats

Distance
6.88 mi
Elevation gain
2,320 ft
Technical difficulty
Experts only
Elevation loss
2,323 ft
Max elevation
2,112 ft
TrailRank 
57
Min elevation
86 ft
Trail type
One Way
Moving time
one hour 13 minutes
Time
8 hours one minute
Coordinates
1057
Uploaded
October 3, 2020
Recorded
October 2020

near Fragoso, Rio de Janeiro (Brazil)

Viewed 3135 times, downloaded 20 times

Trail photos

Photo ofTravessia Magé-Caxias (trilha do avião) Photo ofTravessia Magé-Caxias (trilha do avião) Photo ofTravessia Magé-Caxias (trilha do avião)

Itinerary description

26/07/1979 18hrs.21 min. Um avião cargueiro da Lufthansa com destino a Dakar, Boeing 707 prefixo D-ABUY se chocou contra o Morro do Macaco na divisa de Petrópolis com Magé logo após ter decolado do Aeroporto Internacional do Galeão às 18 hrs. e 5 min.

A colisão ocasionou uma grande explosão que foi ouvida em Petrópolis, Magé e Duque de Caxias e as mortes dos três tripulantes do avião.

Uma das asas caiu sobre a fábrica da Estrela (IMBEL) e tropas da PM de Caxias isolaram toda a região da Taquara para que os bombeiros e a Aeronáutica realizassem as buscas na área de difícil acesso.

A Lufthansa informou que algo fez com que o avião perdesse o contato radiofônico com a torre de controle no Aeroporto Internacional do Galeão logo após decolar e como chovia bastante, os tripulantes perderam o rumo e a visão das montanhas logo adiante.


12/05/2020 1:30 da manhã aproximadamente. Depois de horas de registros de estranhos objetos voando sobre os céus de Piabetá e arredores, algumas testemunhas presenciaram a queda de um destes aparelhos sobre as matas nos arredores da IMBEL, o que teria ocasionado uma grande explosão que foi até registrada em vídeo.

As autoridades locais foram unânimes em negar qualquer ocorrência fora do normal, mas o fato é que nos dias seguintes uma intensa e atípica movimentação militar e das forças aéreas foi presenciada na região.

Explosões com intensidades fora do normal também foram registradas nos domínios da IMBEL, acompanhadas de constantes quedas de energia, de sinais de telefone e de internet nos arredores.

Jamais foi encontrada a eventual cratera gerada pela suposta queda.


O que estes dois eventos tão afastados no tempo, mas tão próximos no espaço tem em comum? Seria apenas uma grande e incrível coincidência?


A grande verdade é que ao longo dos anos muitas lendas e relatos de fenômenos estranhos e sobrenaturais estão associados a esta fascinante região tal como avistamentos ufológicos, manifestações espirituais, paranormais e aparições da entidades como a que é conhecida como a "mãe do ouro".



No intuito de localizar os destroços do avião, iniciei esta trilha.


Assim que a trilha atinge o colo que divide as duas vertentes, há uma trifurcação que conduz à vários destinos. Primeiro tomei o caminho da esquerda que conduz ao Morro Caetitu. A sacrificante subida não vale muito a pena, pois de lá de cima não se vê muita coisa.

Depois da descida rumei pela trilha que partia na direção oposta, que acredito segue rumo ao local da queda do avião (não sei a localização certa, mas direção condiz com as descrições). Fui impedido no meio do caminho por uma grande obstrução causada pela queda em cascata de grandes árvores.


Fracassado o intuito original, decidi então rumar em direção ao Parque Municipal da Taquara em Caxias de modo a concluir a Travessia.


Assim que se muda de vertente e começamos a descer a coisa se complica muito, o rastro da trilha se perde completamente em meio à densa mata atlântica e se torna muito difícil a orientação.

Acabei dando o meu jeito e encontrando meu melhor caminho para descer a encosta até um ponto pouco antes do local que marquei como riacho, onde a trilha ressurge e acaba um tempo depois desemborcando numa larga estrada de terra que conduz até o portão do Parque.


OBS: Caso deseje fazer essa trilha vá preparado, pois terá a constante presença de zilhões de mosquitos e todo o tipo de inseto imaginável, além da presença de muitas cobras, que por sinal foram os únicos reptilianos com que deparei no caminho, se é que você me entende....

View more external

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 87 ft
Photo ofInício

Início

PictographIntersection Altitude 282 ft
Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographCampsite Altitude 338 ft
Photo ofCasas

Casas

PictographIntersection Altitude 630 ft

Esquerda

PictographCampsite Altitude 656 ft
Photo ofPraça

Praça

PictographCampsite Altitude 837 ft
Photo ofPraça

Praça

PictographIntersection Altitude 860 ft

Seguir em frente

PictographRiver Altitude 961 ft
Photo ofCórrego

Córrego

PictographIntersection Altitude 1,273 ft

Seguir em frente

PictographIntersection Altitude 1,463 ft

Lago à direita

PictographLake Altitude 1,427 ft
Photo ofPântano Photo ofPântano

Pântano

PictographIntersection Altitude 1,726 ft

Bifurcação

PictographSummit Altitude 2,119 ft
Photo ofMorro Caetitu Photo ofMorro Caetitu

Morro Caetitu

PictographRiver Altitude 1,857 ft

Riacho

PictographTree Altitude 1,873 ft
Photo ofÁrea devastada Photo ofÁrea devastada Photo ofÁrea devastada

Área devastada

PictographRiver Altitude 1,079 ft

Riacho

PictographMonument Altitude 879 ft
Photo ofCruzeiro

Cruzeiro

PictographPanorama Altitude 482 ft
Photo ofMirante Photo ofMirante

Mirante

PictographIntersection Altitude 246 ft

Esquerda

PictographLake Altitude 243 ft
Photo ofPoço

Poço

Comments  (7)

  • viniciusvfl Sep 26, 2021

    Bo tarde! É essa trilha que dá acesso ao trem de pouso?

  • Photo of dsilva.rocha
    dsilva.rocha Sep 27, 2021

    Salve!
    Conforme mencionei no texto, embora tenha ouvido falar muito neste trem de pouso, não sabia a localização exata dele. Só sei que o avião caiu em algum local no entorno do Morro do Macaco. Nesse dia fiz uma tentativa despretensiosa de achar os destroços mas acabei retornando de uma trilha que estava muito fechada pela mata e tomei outro rumo.

  • viniciusvfl Sep 27, 2021

    Obrigado! Estou procurando esta trilha, mas até agora não achei nenhum registro ou mapa, ou alguém que leve até o ponto.

  • Photo of Renan Machado96
    Renan Machado96 Oct 27, 2022

    Boa noite amigo tranquilo?
    Em relação ao caetitu, sabe me dizer se lá tem algum mirante e livro de cume? No relato você diz que o cume e bem fechado de vegetação e tal

  • Photo of dsilva.rocha
    dsilva.rocha Oct 28, 2022

    Olá amigo!
    Não há livro de cume no morro. Se tem, não percebi. A visão que se tem do Caetitu é aquela que fotografei mesmo: um pequeno vislumbre da baixada entre as árvores.

  • Photo of Lilian Barbosa
    Lilian Barbosa Mar 2, 2023

    Boa noite meu amigo, impressionante todo seu relato, perfeito, já pensou em ser guia? Confesso que nos chamou muita atenção toda sua trajetória detalhada como foi, somos iniciantes e gostaríamos de conhecer esse caminho que percorreu , temos interesse em lhe convidar a nos ajudar com esse desafio, pensa a respeito, ficaríamos lisonjeados tendo você como guia, claro que deixaríamos você expor o valor do seu trabalho.

  • Photo of dsilva.rocha
    dsilva.rocha Mar 3, 2023

    Boa noite! Muito obrigado pelas considerações mas não tenho a paciência e nem o devido preparo para ser guia. Eventualmente faço essas trilhas como um hobby. Mas fico à disposição para que tirem quaisquer dúvidas sobre a trilha.

You can or this trail