Travessia Lucena x Baía Formosa

2 days 19 hours 22 minutes
October 19, 2023
October 2023

near Lucena, Paraíba (Brazil)

ATENÇÃO Leia as observações no final

Travessia saindo da praia de Ponta de Lucena em Lucena/PB até a praia de Sagi em Baía Formosa/RN. Esse percurso faz parte da Travessia da Costa Potiguara e foi feito de forma autônoma pela areia da praia e por trechos de trilhas adjacentes à praia. Distância total de 60 km e teve duração de quatro dias (3 dias e meio) com pernoites em acampamentos selvagens.

Acampamento do primeiro dia na praia de Bonsucesso, do segundo dia na Barra do Mamanguape e terceiro dia na Lagoa Encantada da cidade de Baía da Traição. Toda a água para beber foi conseguida em restaurantes da praia e em mercados das cidades. Confira a seguir os detalhes de como fazê-la.

INFORMAÇÕES

Tipo: Trekking independente e autossuficiente com planejamento do percurso e navegação realizados por conta própria;
Guia: Opcional;
Distância: 60 Km;
Ganho de elevação: 524 m;
Dias: 4 dias (3 dias e meio);
Melhor época: No período menos quente do ano entre junho e agosto;
Data e hora de início: 28 de setembro de 2023 às 16h;

COMO CHEGAR

A trilha começa no final da praia de Ponta de Lucena ainda numa parte bem habitada. Para chegar no começo da trilha você deve primeiro fazer a travessia do rio Paraíba usando a balsa de Cabedelo e depois, em Costinha, pegar um táxi ou mototáxi até a praia de Ponta de Lucena. A praça de táxi e mototáxi ficam próximos ao destino final da balsa. O táxi custou R$20 reais.

TRAVESSIA

O primeiro dia (DIA 1 - PRAIA DE PONTA DE LUCENA À PRAIA DE BONSUCESSO) começa na parte da tarde e tem apenas 5 km caminhados. Começa na praia de Ponta de Lucena e termina no acampamento selvagem na praia de Bonsucesso, próximo ao rio Miriri.

O segundo dia (DIA 2 - PRAIA DE BONSUCESSO À BARRA DO MAMANGUAPE) tem 16 km caminhados e continua a travessia até a foz do rio Mamanguape. Acampamento selvagem no pontal de Mamanguape, final da faixa de areia da praia.

O terceiro dia (DIA 3 - BARRA DO MAMANGUAPE À LAGOA ENCANTADA) tem 22 km caminhados entre a Barra do Mamanguape e a Lagoa Encantada na cidade de Baía da Traição, onde é o local de acampamento da segunda noite.

O quarto e último dia (DIA 4 - LAGOA ENCANTADA À PRAIA DO SAGI) tem 18 km e termina a travessia na praia do Sagi da cidade de Baía Formosa.

DIA 1 - PRAIA DE PONTA DE LUCENA À PRAIA DE BONSUCESSO

Esse dia começa a travessia saindo do restaurante Peixada do Geraldo, situado na praia de Ponta de Lucena. Como tínhamos uma tarde livre do dia, aproveitamos para dormir uma noite dentro do percurso. Pegamos a balsa de Cabedelo no horário das 15h e começamos a caminhar às 16h, horário que o táxi nos deixou no Bar do Geraldo.

Verifiquei uma distância ideal para chegar sem muita pressa e com bom horário para montar acampamento. A distância do bar até a praia de Bonsucesso é de 5 km no total, com cerca de 2 km caminhando na estrada de barro ao lado da praia e o restante pela areia da praia.

São 3 km caminhando pela areia até chegar ao ponto de travessia do rio Camaçari. A ideia nesse dia era fazer a travessia do rio e acampar nas ruínas da antiga Igreja de Bonsucesso. Porém, quando chegamos, a maré já estava quase cheia, e o rio já estava com bastante água (provavelmente nível no tórax). Desistimos de atravessar o rio e ir até as ruínas, e seguimos em frente para achar algum lugar para acampar ao lado da praia.

O ponto de acampamento foi montado mais a frente, numa área de vegetação rasteira, ao lado da estrada que leva até a foz do rio Miriri. Nesse dia me hidratei bem antes e caminhei com 2,5 litros de água. Usei 1l de água no dia seguinte até chegar ao próximo ponto de água .

DIA 2 - PRAIA DE BONSUCESSO À BARRA DO RIO MAMANGUAPE

Esse dia volta pelo mesmo caminho do dia anterior até chegar novamente ao ponto de travessia do rio Camaçari. No horário em que chegamos o rio encontrava-se um pouco cheio ainda, porém com menos água do que o dia anterior. Atravessamos com a maré em 1.8 metros.

Para não perder tempo do dia, arriscamos atravessar o rio e passei com água um pouco acima da cintura. Não tive dificuldade de atravessar porque o rio não tinha muita correnteza.
Após a travessia do rio, chega-se às ruínas da antiga Igreja de Bonsucesso, são cerca de 1km até lá. Das ruínas, o percurso segue por cima das falésias para um local conhecido como Mirante de Lucena. Um ponto com vista para as fozes dos rios Miriri e Camaçari com uma bela visão para as praias de Lucena e Cabedelo.

Após visitar o mirante, o percurso segue até o local da travessia do rio Miriri. A travessia foi feita com maré 0.4 e a água bateu na região do tórax. O local do ponto de travessia fica numa abertura entre as plantas e possui um pequeno trecho de lama em que o pé afunda. Cuidado quando for passar. A travessia não é tão longa. Observe onde pisa, pois, na terra e no rio podem possuir conxas de mariscos que podem cortar os pés.

Estando na outra margem são quase 7 km caminhando pela praia até o nosso ponto de apoio de água no restaurante Café Brisa Mar. Localizado na praia de Campina, também aproveitamos para almoçar. De sobremesa comi a cocada. Muito boa!.

Do restaurante até o ponto de acampamento são quase 6 km. Me hidratei bem no restaurante e levei novamente 2,5l de água até o acampamento. A pernoite em acampamento selvagem no pontal de Mamanguape, que fica no final da faixa de areia da praia. Já próximo do acampamento há uma passagem estreita por entre a vegetação e a água do mar. Passei com a maré em 1.7m e ainda não havia muita água e passei sem dificuldade. Observe a maré quando for passar.

DIA 3 - BARRA DO RIO MAMANGUAPE À LAGOA ENCANTADA

Esse dia segue em direção ao acampamento selvagem na Lagoa Encantada. O percurso segue beirando o rio e a vegetação até o local onde os barcos ficam na barra. A passagem nesse setor não é tão fundo e foi feita com a maré em 2.4m.

São quase 1 km até os barcos que fazem a travessia do rio Mamanguape até a praia de Coqueirinho. Na época estava sendo cobrado R$50 por pessoa. Caso junte-se a outras pessoas esse valor pode diminuir. Na outra margem paramos em frente ao Restaurante Paraíso do Sul para hidratação e pegar mais água. Fui caminhando com 1l de água.

Do restaurante até a cidade de Baía da Traição são 7 km. Sempre caminhando pela areia da praia. Chegamos no centro de Baía da Traição e pegamos mais água no Supermercado Brizola. Já era horário de meio dia e o sol estava muito quente. Fizemos uma pequena pausa e continuamos caminhando até o próximo ponto de hidratação no Bar Encanto do Tambá.

O bar fica a 5 km do centro e faz parte da estrutura do Okatu Camping, um camping à beira mar. Desse ponto até o acampamento são mais 5 km em uma trilha adjacente à praia até a Lagoa Encantada, local de pernoite. O ponto de acampamento é bastante amplo e possui espaço para umas 6 ou 8 barracas.

DIA 4 - LAGOA ENCANTADA À PRAIA DO SAGI

Esse dia finaliza a travessia na praia do Sagi em Baía Formosa no Rio Grande do Norte. O percurso segue beirando a lagoa e segue até a travessia de barco do rio Camaratuba. São 2 km por uma trilha dentro de uma área de Mata Atlântica. A travessia do rio Camaratuba foi feita com o proprietário do Bar do Negão e ele cobrou R$5 para deixar na outra margem.

Fomos até um Mercado e Padaria para hidratação em Barra de Camaratuba. Depois, continuamos a caminhada pela areia da praia. São 12 km pela praia de Camaratuba até a divisa do RN com a PB, na foz do rio Guajú.

Esse é o trecho de caminhada mais longo da travessia e não possui pontos de apoio no caminho. Uma boa hidratação antes e durante é essencial. No caminho passa pela Lagoa da Pavuna, um local com sombra que pode ser utilizado para descanso.

A foz do rio Guajú é um lugar bastante turístico e visitado por pessoas com veículos 4x4. Fiz a travessia do rio a pé na maré 0.2m. Uma balsa está disponível para travessia, mas a mesma depende da maré. Na maré muito alta não é possível fazer a travessia. No local existem diversas barracas que vendem comidas e bebidas. A iguaria do local é a lagosta assada no espeto. Vale a pena!

OBSERVAÇÕES

- Leve algum saco para colocar a mochila quando for fazer as travessias dos rios. Usei saco de lixo;

- LEVE SEU LIXO DE VOLTA, FECHE AS PORTEIRAS/TRONQUEIRAS, EVITE DANIFICAR AS CERCAS;

- Lembre-se que você é inteiramente responsável ao decidir e realizar a trilha. Use por sua conta em risco. As informações presentes aqui visam apenas serem informativas e auxiliares;

- A progressão do terreno depende da sua condição física, se conheça primeiramente para por segurança chegar antes do final do dia no acampamento e no final da trilha;

- Travessia com partes expostas ao tempo, protetor solar e chapéu são itens obrigatórios;

PictographCampsite Altitude 8 ft

Água

Bar Encanto do Tambá

Bar do Negão

Proprietário do bar e que faz a travessia do rio

Entrada para rio Miriri

Mercadinho e Padaria

Mirante de Lucena

Passagem Estreita

Passei com folga na maré 1.7. Passagem estreita entre mar e vegetação.

Passagem pelo Rio Mamanguape

Valor de R$50 por pessoa

Falar com Negão do Bar do Negão. Pagamos R$5 para atravessar o Rio Camaratuba

Travessia do Rio Guaju

Travessia foi feita a pé na maré 0.2. A balsa para travessia depende da maré. Na maré muito alta não é possível fazer a travessia.

PictographFountain Altitude 7 ft

Restaurante Café Brisa Mar

• Photo of Auri Bulhões
    Auri Bulhões Jan 9, 2024

Olá! Tudo joia? Valeu pelas dicas na trilha! Estou planejando fazer esse percurso de bike. E fiquei com uma dúvida. É possível atravessar o rio Miriri com a maré alta? Desde já agradeço!

• Photo of Tem Trilha
    Tem Trilha Jan 9, 2024

Olá, com maré alta acho muito difícil. Já passei na maré baixa com uma bike sem peso extra de equipamentos, mas foi com certa dificuldade. Se tiver com peso extra, acredito que consiga na maré baixa com ajuda de outra pessoa. Abraços.

• Photo of Auri Bulhões
    Auri Bulhões Jan 9, 2024

Imaginei de ser trabalhoso mesmo, por conta da correnteza.

Muito obrigado pelas informações!