Travessia Lençóis Maranhenses Atins x Santo Amaro

Photo ofTravessia Lençóis Maranhenses Atins x Santo Amaro Photo ofTravessia Lençóis Maranhenses Atins x Santo Amaro Photo ofTravessia Lençóis Maranhenses Atins x Santo Amaro

Very difficult
2 days 18 hours 13 minutes
June 16, 2022
June 2022

near Atins, Maranhão (Brazil)

Trekking de 4 dias sentido leste x oeste em junho de 2022, final da época de chuva e em período de lua cheia.
Eu e meu namorado resolvemos fazer a travessia sozinhos seguindo tracklogs daqui. De São Luís pegamos uma van para Barreirinhas (trajeto de 4h), daonde pegamos um barco até Atins (duração de 1h20)

> Dia 1 - Atins x Canto dos Atins
6,6km - 1h30 de caminhada
No início trilha bem demarcada, com muitas poças d'água. Chegando ao início do parque, segue de fácil acesso.
Jantamos e dormimos em redes no Restaurante do Seu Antônio.

> Dia 2 - Canto dos Atins x Baixa Grande
28,1km - 8h de caminhada
Saímos às 3:30, com certa dificuldade de encontrar a direção pois não dava pra enxergar muita coisa a nossa frente, mesmo com lanternas. Foram necessários alguns desvios pq a maré estava alta.
Já se pisa em areia movediça, o que pode assustar no início.
No nascer do Sol estavamos na Cachoeira do Bonzinho.
Para não subir tantas dunas, fizemos muitos desvios, o que deixou o trajeto mais longo.
Chegando a Baixa Grande, deve-se ficar muito atento e pedir informações sobre a entrada correta. Foi onde pensamos que nos perderíamos devido à vegetação. Mas conseguimos carona de camionete com um rapaz que morava lá.
Pernoitamos na casa da Dona Loza e do Seu Mano. Fomos muito bem recebidos, eles são muito atenciosos.

> Dia 3 - Baixa Grande x Queimada dos Paulos
9,3km - 4h de caminhada
As 7h, um guia nos auxiliou para sair do oasis e seguir na direção correta. Seguimos seus passos, atravessando muitas dunas, o que deixa o caminho cansativo, mas bem mais curto por ir em linha reta.
Saindo esse horário o sol já começa a cansar bastante.
A entrada da Queimada é mais fácil de ser encontrada e as trilhas são mais bem demarcadas.
Pernoitamos na última casa do oasis, a casa da dona Jesus, onde quem cuida de tudo é a Fernanda, super simpática e atenciosa. Refeições muito bem servidas e deliciosas.
Nesse dia o GPS não desmarcou exatamente o trajeto, formando uma linha reta. Mas pode seguir nessa direção, fazendo apenas pequenos desvios de grandes lagoas.

> Dia 4 - Queimada dos Paulos x Santo Amaro
15km até a Lagoa das Andorinhas - 5h30 de caminhada
4,7km até a entrada da cidade
Saímos às 4h (com atraso), e conseguimos novamente seguir os passos de guias e outras pessoas que estavam saindo no mesmo horário. A lua cheia iluminava tudo e era possível enxergar as dunas a frente. Fizemos o desvio quase sentido ao vilarejo de Betânia, pois um guia nos alertou que as lagoas no sentido mais reto estavam muito cheias e não daria para atravessá-las.
Seguimos seus passos, pois já era o único indo nesse sentido, além de ser o caminho mais certeiro, pois como sentimos muito o sol, não queríamos demorar demais fazendo voltas.
Na lagoa das Andorinhas conseguimos um veículo para nos levar até Santo Amaro. Já estávamos bem cansados e isso foi uma salvação.
O trajeto nesse dia ficou bem reto pois seguimos os passos da galera que ia na frente e o guia ia realmente em linha reta, subindo duna e andando em lagoas rasas.
As vistas nesse dia são as melhores, sem dúvida! Vale a pena todo o esforço!

> Observações:
Fomos sozinhos mas tivemos muita ajuda de guias que estavam fazendo o mesmo trajeto. Talvez sem essas ajudas, teríamos andando muito mais e sim, há risco de se perder.
É uma boa seguir pegadas desde que você veja as pessoas à frente, pois tem muita gente fazendo a travessia e pode ter alguém fazendo um caminho muito longo ou até diferente do trajeto que você quer seguir.
Se tiver dúvidas, peça ajuda. Em geral, vão te auxiliar. Mas tem guias que não gostam de ajudar quem está só. Nesse ponto, tivemos sorte, não dá pra contar com isso sempre.
A travessia é bem puxada, deve-se estar bem preparado fisicamente e saber lidar com as dores que surgirão.
Carregar remédios para dor e beber água sempre.
O sol é muito forte, desde cedo. Usar protetor solar, chapéu e roupas que protejam bem a pele.
Indico muito fazer a travessia. Um guia local e experiente vai auxiliar demais e poupar muito tempo de caminhada.

Formada pelas águas das lagoas que deságuam no mar

Lagoa bem rasa, mas para se refrescar foi ótima.

Próximo a essa lagoa tem uma área com sombra de cajueiros. Ideal para descansar.

A mais funda que paramos para banho

• Photo of adrianaslp
    adrianaslp Feb 9, 2023

Olá Silmara, de São Luís para barreirinhas e/ou Atins, vocês pernoitaram em algum desses lugares antes de começar a trilha? Obrigada pela descrição

• Photo of Silmara Jacques Neves
    Silmara Jacques Neves Feb 9, 2023

Olá! Ficamos uma noite em Atins, lá tem várias opções de pousadas bem rústicas e simples até mais chiques... Iniciamos a caminhada na tarde do segundo dia, onde já pernoitamos no canto do Atins, já dormindo em redes.

• Photo of tuliobretas
    tuliobretas May 10, 2024

Vocês tinham GPS e mesmo assim precisavam das orientações dos guias?