Travessia Lapinha Tabuleiro por cima dos picos

Photo ofTravessia Lapinha Tabuleiro por cima dos picos Photo ofTravessia Lapinha Tabuleiro por cima dos picos Photo ofTravessia Lapinha Tabuleiro por cima dos picos

2 days 6 hours
September 9, 2023
September 2023

near Lapinha da Serra, Minas Gerais (Brazil)

A clássica travessia entre os distritos de Lapinha da Serra (Santana do Riacho) e Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro) realizada pela via tradicional passando pelos cumes do Pico da Lapinha e Pico do Breu.

Primeira pernoite foi no abrigo Ana Benta, onde fomos recebidos pela simpatia do Sr. Lucas que atualmente toma conta de lá, oferece um jantar e café da manhã deliciosos, banho quente e muita simpatia!

Segunda pernoite no abrigo Zé Deolinta, que é mais "formal" e não tão familiar, com área de camping uns 400m afastada da estrutura principal. Comida deliciosa tipicamente mineira. Tem banho quente, mas dependendo do horário é quantidade de pessoas no abrigo a água quente pode não ter durado até seu banho (recomendo tomar o mais cedo que puder, pois com o cair da noite o friozinho toma conta mesmo em dias quentes).

Finalizamos a travessia na portaria do Parque Municipal do Tabuleiro, onde nosso carro já estava estacionado (nosso resgate foi o Roberto do parque estadual de Lapinha da Serra). Deixamos as mochilas pesadas, colocamos roupa de banho e iniciamos a descida até o poço da cachoeira do Tabuleiro. Prepare-se para joelhos forçados em escadaria, trepa pedras por 1km no leito do rio, mas recompensado por um delicioso banho nas águas do Tabuleiro!