Travessia lapinha a tabuleiro (rota lapinha, breu, parte alta tabuleiro)

Photo ofTravessia lapinha a tabuleiro (rota lapinha, breu, parte alta tabuleiro) Photo ofTravessia lapinha a tabuleiro (rota lapinha, breu, parte alta tabuleiro) Photo ofTravessia lapinha a tabuleiro (rota lapinha, breu, parte alta tabuleiro)

one day 5 hours 54 minutes
May 29, 2022
May 2022

near Lapinha da Serra, Minas Gerais (Brazil)

Trekking começando por Santana do Riacho (mas comecei a gravar já do posto de apoio no início do pico da lapinha) da lapinha, cume do pico da lapinha, depois cume do pico do breu, pernoite na pausada do Chico Niquinho, depois tabuleiro parte alta da cachoeira tabuleiro, contorno e mirante e finalizando na portaria principal
Para fazer a travessia tivemos de pagar cerca de 25 reais por pessoa ainda na Lapinha. Depois para que for no foço pagaria mais 10. Como não fomos foi só isso.
Ficamos hospedados no sítio do Chico Niquinho onde pagamos 120 para camping e 150 quarto. A esposa dele fez uma janta excelente, tomamos um banho quente e pernoitamos. De manhã após o café da manhã viemos completar a Missão.

Foi uma travessia que exigiu bastante das pernas e do joelho (eu que nunca tive problemas com isso senti bastante principalmente a descida do pico do breu).

O terreno é arenoso e pedregoso, mas foi tranquilo.
Gostamos de vir nesta época do ano pois o rio estava raso e pudemos ir até a ponta da cachoeira do tabuleiro, pela parte de cima.
Estamos voltando com fotos fantásticas e sensação de que valeu muito a pena.
Em breve voltamos para visitar o foço da cachoeira.

Obs.
Sobre transporte viemos de carro até a lapinha e pagamos o filho do Chico Niquinho (Celso 31 8030-1926)para trazer o carro até tabuleiro. O valor foi 350,00 mas achamos que valeu a pena, pois não é tão fácil acesso.

Enfim ótimo passeio e não se esqueçam de protetor solar, Dorflex, bastante água e venham leves a travessia é pesada para quem não tem costume.

Agradecimento ao grande amigo e parceiro Klaiton Lopes

Até breve

Andre Sena

Ponto mais alto do pico do breu

Photo ofDescida complicada, cheia de pedras pequenas e soltas mato escorregadio, muita atenção e sem pressa Photo ofDescida complicada, cheia de pedras pequenas e soltas mato escorregadio, muita atenção e sem pressa

Prainha - ponto para descansar um pouquinho e partir

Prainha

PictographInformation point Altitude 4,025 ft

Lindo

Destino: tabuleiro

PictographInformation point Altitude 4,637 ft

Porteira chico niquinho

PictographOvernight Altitude 4,248 ft

Jantar muito bom típica comida só interior Banho quente e cama quente Café da manhã Valeu para repor as baterias

Caminho para tabuleiro

PictographInformation point Altitude 3,782 ft

PictographInformation point Altitude 3,434 ft

Ponto de travessia

Canion

Ponta da cachoeira

PictographInformation point Altitude 3,442 ft

Placa de aviso. Em caso de chuva retornar risco de tromba dgua

Bifurcação ponto de apoio x portaria principal

Interseção

PictographInformation point Altitude 2,644 ft

Enfim chegamos a portaria principal do tabuleiro. Infelizmente não fomos no foço pois o joelho sofreu bastante, mas em breve estarei de volta