Travessia Itatiaia Mauá: do Abrigo Massena ao Acampamento Rancho Caído

Photo ofTravessia Itatiaia Mauá: do Abrigo Massena ao Acampamento Rancho Caído Photo ofTravessia Itatiaia Mauá: do Abrigo Massena ao Acampamento Rancho Caído Photo ofTravessia Itatiaia Mauá: do Abrigo Massena ao Acampamento Rancho Caído

10 hours
April 12, 2016
April 2016

near União, São Paulo (Brazil)

Esta é a segunda parte da Travessia entre Itatiaia e Mauá, mais precisamente da Piscina de Maromba na parte baixa do Parque Nacional de Itatiaia até a vila de Maromba.

A trilha tem relativamente poucas subidas e descidas, ainda mais se descontarmos os passeios às Prateleiras e à Pedra do Altar. A trilha, neste trecho parte da Travessia Ruy Braga, começa no Abrigo Massena e sobe até encontrar com o Rio Campo Belo, subindo este pela sua margem direita, a uma certa altura, até encontrar a bifurcação com a Trilha das Prateleiras. Seguimos esta trilha até termos uma vista da Serra Fina, e aproveitamos para visitar as Pedra da Tartaruga, Pedra da Maçã e Pedra Assentada, esta vista de longe. Voltamos para a bifurcação e continuamos pela Trilha Ruy Braga até o final, ou seja, até encontrarmos a estrada federal, em estado péssimo de conservação. Acho que nem veículo 4 x 4 passa naquele ponto. Seguimos pela estrada até o Abrigo Rebouças.

O Abrigo Rebouças ainda se encontrava desativado, mas seus sanitários estavam funcionando. Após uma pausa para almoço, seguimos subindo em direção à Cachoeira do Aiuruoca, seguindo a Travessia Rebouças - Mauá. Passamos por uma represa, por uma ponte pênsil, pela bifurcação com a Trilha para as Agulhas Negras e após pela bifurcação com a Trilha para a Asa de Hermes, até encontrarmos com a bifurcação para a Trilha para a Pedra do Altar. Subimos para a Pedra do Altar, para uma vista muito bonita e grandiosa do parque. Voltamos para a bifurcação, e seguimos para a Cachoeira do Aiuruoca.

Um pouco antes da bifurcação para a Cachoeira do Aiuruoca, há a bifurcação para a Serra Negra. Para se chegar a Mauá, há dois caminhos, o mais longo pela Serra Negra e o mais curto pelo Rancho Caído. Continuamos na direção do Rancho Caído. Logo encontramos com a bifurcação para a Cachoeira do Aiuruoca, que visitamos. Esta se encontra bem perto, pelo menos seu topo. Do outro lado do rio há uma trilha para seu poço, mas não seguimos por ela.

Retornando da cachoeira, continuamos nosso caminho até o Rancho Caído. No caminho passamos por uma formação rochosa conhecida com Ovos de Galinha, mas com a tarde terminando decidimos vê-la apenas de longe. A Cachoeira do Aiuruoca fica em um planalto muito bonito, um vale isolado. Da Cachoeira do Aiuruoca até o Rancho Caído passa-se por mais dois vales, ficando o Rancho Caído no final do último.

O Rancho Caído é apenas uma área de acampamento permitida pelo parque para quem faz a Travessia Rebouças - Mauá. Fica bastante escondida pelas árvores, um lugar onde o Sol quase não bate. Deve-se prestar atenção, pois há uma trilha curta à esquerda para ele, saindo da trilha principal, que parece simplesmente terminar no início da floresta, mas insistindo mais alguns metros percebe-se a área de acampamento.

PictographWilderness hut Altitude 7,208 ft

• Photo of Dalmof
    Dalmof Apr 18, 2017

Parabéns pelo track!
    Uma dúvida, a junção das travessias Ruy Braga e Rancho Caído foi avisado na portaria da parte baixa?
    Não foi necessário a apresentação no Posto Marcão entre ambas travessias?
    Obrigado pela informações!

• Edsesteves Apr 19, 2017

Obrigado, Dalmo! De fato, felizmente, foi tudo resolvido no posto de Itatiaia, quando mostrei as reservas que tinha feito pela internet para a Travessia Ruy Braga e para a Travessia via Rancho Caído em sequência. Boa caminhada!

• Alex Cowboy Mar 15, 2021

Precisa contratar Guia?

• Edsesteves Mar 15, 2021

Pode-se contratar um guia. Mas não é obrigatório.

• Photo of fernando carlos 2
    fernando carlos 2 Jun 7, 2021

Boa tarde.

Consigo fazer essa trilha seguindo esse app?

• Edsesteves Jun 8, 2021

Se você tem familiaridade em usar um gps, o app do Wikiloc funciona muito bem! É melhor baixar o mapa da região antes e cuidado apenas com a bateria do celular, a função gps consome muito.