Travessia Ilhabela - SP (Borrifos x Bonete x Castelhanos)

Photo ofTravessia Ilhabela - SP (Borrifos x Bonete x Castelhanos) Photo ofTravessia Ilhabela - SP (Borrifos x Bonete x Castelhanos) Photo ofTravessia Ilhabela - SP (Borrifos x Bonete x Castelhanos)

March 8, 2019

near Cambaquara, São Paulo (Brazil)

*Saimos cedo numa segunda-feira dia 11/02/2019
*Deixamos o carro logo após a balsa, numa rotatória em frente a secretaria de segurança (É a primeira Rotatória, o carro ficou 4 dias intacto, e bem seguro e não paguei nada)
*Pegamos um mapa na mesma rotatória (grátis)
*Pegamos o onibus borrifos (tem ar condicionado e fica a 50 metros dessa rotaria pagamos 4 reais)
*Após 50 minutos chagamos ao ponto final que não é o inicio da trilha, voce precisa caminhar uns 2 km, 40 minutos até o inicio, é possivel chegar de carro ate o inicio da trilha, possui um estacionamento num estabelecimento que custa uns R$25,00 a diaria (mas não e legal fazer a trilha e voltar para buscar o carro, fica a seu critério).
*Na entrada da trilha um funcionário vai te explicar regras basicas como não jogar lixo e nao entrar no terreno dos moradores, você precisa tirar uma foto e é so curtir.

*Apesar da trilha mostrar 26 Km, com certeza ela e maior, so a primeira parte são 17 KM até o Bonete, a segunda parte gira em torno de 23KM (Bonete x Castelhanos)

*Saia cedo, começamos a trilha meio dia e chegamos às 17:00 aproximadamente voce vai aproveitar muito mais se sair cedo.

*Atenção se chover a estrava vai ficar bem lamacenta, tome cuidado, recomendo não fazer a trilha só.

*De Borrifos até Castelhanos não possue area de celular (somente um wifi via satelite num restaurante em Castelhanos) informe parentes e amigos dessa ausencia de sinal.

*Recomendo o camping em frente a praia, porque e mais bonito e voce pode chegar e montar sua barraca mesmo que não tenha ninguem, o dono vai aparecer e te receber depois. Esse camping possue placa solar e voce pode carregar seu celular e utilizar o espaço que é otimo.

*Saia antes das 10:00 rumo a castelhanos para você não chegar a noite,

*A trilha possui muitos pontos de agua, uma garrafa de 1 litro e mais que suficiente para voce beber e reabastecer diversas vezes. Eu bebi agua sem precisar purificar e não passei mau é muito pura a agua.

*Vi alguns animais silvestres principalmente passaros, (muitas penas no chão que inclusive peguei) Lagartos e cobras são comuns mas nao representam risco, mas tome cuidado onde pisa.

*Leve uma calça para a tilha, devido os borrachudos (que te devoram vivo) e a mata fechada)

*Os moradores recomendam repelente de cintronela (desconheço esse produto mas com ceteza deve ser melhor que o meu)

PictographProvisioning Altitude 253 ft

Caso você queira se alimentar antes da trilha, esta ai o ultimo comércio antes da trilha (pra quem vai a pé, se voce for de carro ate o estacionamento no final, existe um bar que tambem serve almoço)

PictographBridge Altitude 283 ft

Água - (Pequena ponte de Concreto)

É um possivel ponto para captar agua e tirar umas fotos

PictographCar park Altitude 346 ft

Aqui e possivel estacionar o carro (é seguro, voce pode deixar no estabelecimento ao lado, cerca de R$25,00 a diaria eles cuidam do seu carro é tranquilo (preço de 2019).

PictographPanorama Altitude 418 ft

Aqui voce vai parar para respirar se hidratar e tirar umas fotos

PictographCampsite Altitude 467 ft

Este Campim é mais para quem quer ficar na cachoeira e existe algumas atrações (vista muito bonita, cerca de R$25,00 por pessoa.

PictographWaterfall Altitude 397 ft

Cachoeira da Laje - (Primeira Ponte)

Linda cachoeira, você pode aproveitar ou seguir em frente. (seque-se bem antes de continuar a trilha porque é relativamente longa)

PictographWaterfall Altitude 144 ft

Cachoeira do Areado (Segunda Ponte)

Aqui não teve jeito, parei para descansar. ficamos uns 30 minutos , afinal ainda precisava-mos chegar antes do final do dia.

Saida da Mata fechada

PictographPanorama Altitude 536 ft

Aqui voce pode seguir ate o mirante do Saquinho, infelizmente não fui pois queria-mos descansar logo e comer, e tinha-mos aproveitado a vista do alto da pedra.

PictographBridge Altitude 483 ft

Ponte (Cachoeira do Saquinho)

PictographCampsite Altitude 40 ft

Camping (em frente a praia)

Eu fiqueis neste camping em frente a praia, é o melhor por que logo ao chegar voce ja se depara com ele. Tem uma ótima estrutura, banheiro, chuveiro quente (apesar de que eu tomei banho no chuveiro de fora) tem uma cozinha coberta com lona, com fogão a lenha e um fogão velho a gás, o botijão estava dentro da casa que estava trancada. (usamos nosso fogareiro) Dica importante: Quando chegamos nao tinha ninguém no camping, nem para nos atender. Um morador disse que era so acampar que no outro dia o dono chegaria cedo, e ele chegou às 07:30 da manhã. (realmente e so chegar e acampar) Caso você queira que o dono abra as portas do estabelecimento ele disse que mora na outra ponta da praia uns 300 metros do local. Custou R$30,00 por pessoa (2019) Essa praia tem muito borrachudo, leve seu repelente porque a picada desse bicho coça muito mesmo e fica marcado. os moradores recomendam repelente Cintrolena, o que eu levei ajudou muito pouco então fica a dica.

Restaurante

PictographCampsite Altitude 26 ft

Camping

Vista em frente ao Camping

Siga pela direita, o lado das placas de energia solar

Pequena ponte de madeira

PictographBridge Altitude 54 ft

Após essa ponte você segue pela esquerda, tem muita Jaca após essa ponte.

Siga pela esquerda

PictographPanorama Altitude 308 ft

É linda a vista do alto, aproveite.

PictographBeach Altitude 14 ft

Praia Anchovas

E uma praia bonita para se admirar, após Bonete demoramos 50 minutos ate este ponto.

Photo ofVire a direita, atravesse o corrego sem ponte(siga a placa para Indaiatuba) Photo ofVire a direita, atravesse o corrego sem ponte(siga a placa para Indaiatuba) Photo ofVire a direita, atravesse o corrego sem ponte(siga a placa para Indaiatuba)

Vire a direita, atravesse o corrego sem ponte(siga a placa para Indaiatuba)

Virando a Direita antes dessa casa da foto, seguindo a placa você atravessa o corrego. Tire os sapatos e tome cuidado porque as pedras escorregam. Vai iniciar uma trilha de mata fechada entrando direto para a mata (ela não segue na lateral do corrego, entra direto)

Veja esta marcação esta por toda a trilha a cada 1 ou 2 km, (fundo branco e ceta azul para ir Bonete x Castelhanos e fundo azul ceta branca retornando)

Água

Tome cuidado para não parar na casa de alguem, é propriedade particular, na duvida tem placas sinalizando mas e bem simples não tem erro é so descer a ladeira

PictographBeach Altitude 60 ft
Photo ofVire a esquerda na praia do Indaiatuba (subida) Photo ofVire a esquerda na praia do Indaiatuba (subida) Photo ofVire a esquerda na praia do Indaiatuba (subida)

Vire a esquerda na praia do Indaiatuba (subida)

A partir daqui a subida exige das suas pernas. A praia de Indaiatuba é uma das mais lindas que vi, é particular mas da para aproveitar :)

Quando sair da mata fechada voce avista a praia Vermelha

Agua ( Pequeno córrego)

Água (abasteça para a subida)

PictographBeach Altitude 19 ft

Praia Vermelha

Esta praia possue area particular então nem pense em acampar.

PictographBridge Altitude 63 ft

Ponte (sob o Córrego)

PictographBeach Altitude 31 ft

Praia Mansa

Nem parei ai porque a praia e pequena e a subida nos aguardava

PictographBeach Altitude 17 ft

Praia Castelhanos

Chegamos a praia às 18:00, saimos do Bonete às 10:00, paramos muito pouco, porque saimos tarde. Chegamos bem cansados e ficamos num chalé, com agua quente e um culchao macio, custou R$160,00 o casal, por um pernoite e café da manhã. (la tem Wi fi, e aceita cartão, somente débito, fica ao lado do corrego que corta a praia ao meio) Nesta praia Possui um Cmaping: Cerca de 40 Reais por pessoa, (não fiquei no camping mas parece muito bom, em frente a praia com infraestrutura) Tem restaurante e bares na praia, (leve dinheiro poruqe poucos aceitam cartão) A noite comemos na casa de moradores, Muito mais em conta (Jantamos pasteis) O refrigerante e vendido por alguns moradores sai mais barato. Aproveite o Nascer do sol é sem igual. A lua cheia foi linda (coisa de filme, pena que meu celular não e top p registrar mas ficou na memoria.)

• Photo of Fernandoshimamoto
    Fernandoshimamoto Sep 29, 2020

Olá, estava seguindo essa trilha porém reparei durante o percurso que ela não seguia os avisos da própria trilha (seta azul fundo brando, seta branca fundo azul). A altimetria desse percurso gravado também é bem maior que o que seguimos, no meio do percurso trocamos para seguir outra trilha que estava de acordo com as setas.

• Photo of @Imperialtrek
    @Imperialtrek Sep 29, 2020

ola @Fernandoshimamoto

Muito obrigado pelo seu feedback, gravamos a trilha durante nosso percurso, lamento não ter te auxiliado como deveria, sim realmente na trilha existem essas marcações mas ainda sim existem pessoas que acabam se perdendo. Nosso maior empenho em compartilhar a trilha é auxiliar o máximo de pessoas possíveis. Espero que tenha curtido bastante a trilha. Temos um instagram onde compartilhamos mais dicas @imperialtrek.